-
De curiosidade para quem não conhece.
O Painço Descascado (Panicum milleaceum) é um grão da família do milho, altamente nutritivo, utilizado há muitos e muitos anos devido sua alta concentração de bons nutrientes. O grão passa por um processo para remoção da sua casca, tornando-o mais palatável para o consumo humano. https://www.zonacerealista.com.br/painco-descascado.html
-
Não encontrei referências dizendo que o painço tem glúten. Qual a justificativa para celíaco não poder consumir?
-
Diana, quanto a sua dúvida: O painço pode ser consumido por celíacos. A colega apenas mencionou sobre o painço a título de disseminar o conhecimento, entendeu?
-
A farinha semolina é um subproduto da moagem do trigo T. durum, que é importado e é mais duro, ideal para a produção de massas como a do macarrão ou da lasanha.
-
Essa questão exige conhecimentos sobre a dietoterapia da doença celíaca e sobre composição de alimentos.
A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune desencadeada pela ingestão de glúten. É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, com consequente atrofia das vilosidades intestinais e má absorção de nutrientes.
O glúten é um conjunto de proteínas presentes em alguns cereais. O único tratamento da doença celíaca é a exclusão de alimentos que contêm glúten. Os cereais que apresentam glúten em sua composição são o trigo, a cevada e o centeio e seus derivados. A aveia também pode conter glúten por contaminação cruzada.
Portanto, a opção que corresponde a um alimento que contém glúten é a LETRA E, pois a semolina é derivada do trigo.
Gabarito do Professor: Letra E.