O desenvolvimento urbano do Brasil é extremamente irregular. Inicialmente, quando do tempo da dominação portuguesa, as cidades foram construídas na faixa litorânea, por defesa, ponto de administração e corredores de exportação. Desta época há duas exceções: as cidades de mineração da área do atual estado de Minas Gerais, as chamadas cidades históricas e, a cidade de São Paulo, fundada em área de planalto, como forma de abrir caminho para o sul, região estratégica por conta do estuário do Prata.
A permanência do modelo de economia agro-exportadora mantém a construção de corredores de exportação.
A interiorização do desenvolvimento urbano deu-se por conta de novas regiões econômicas, primordialmente no século XIX. No entanto, são poucas cidades que tem um crescimento razoavelmente planejado. Na maioria das vezes mostram, fisicamente, a concentração de renda e a desigualdade social que são características da sociedade brasileira.
Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do desenvolvimento urbano no Brasil.
A) INCORRETA- As regiões norte e centro-oeste tem baixa densidade demográfica .
B) CORRETA- A maior área de concentração urbana é no Sudeste, em função das atividades econômicas da região.
C) INCORRETA- A distribuição de população brasileira não é homogênea mas difusa e irregular, assim como dentro das cidades.
D) INCORRETA- Os movimentos sociais em pról da reforma agrária acontecem primordialmente em áreas de grandes propriedades.
E) INCORRETA- A concentração urbana em áreas específicas tem aumentado mas não em todo o país.
Gabarito do Professor: Letra B.