O Brasil nos anos de 1920 tinha como base de sua economia a produção agrícola do café , a mercadoria mais exportada. Com a crise de 1929 os principais países compradores do café brasileiro diminuíram substancialmente as importações e se voltaram para os seus mercados internos. Os Estados Unidos, por exemplo, aumentou as taxas de importações de produtos estrangeiros para incentivar o uso das mercadorias produzidas internamente.
No Brasil, como os produtos importados receberam um aumento de 33 por cento, segundo Celso Furtado, a importação caiu em 60 por cento.
Consequentemente, a procura por mercadorias produzidas no país ampliou-se, incentivando seu consumo em detrimento das importações que eram mais caras. Criando, assim, uma situação nova, pois estimula a industrialização e mercado interno, modificando o paradigma da economia dos anos 1930.
Para responder esta questão é preciso ter conhecimento sobre a Crise da Bolsa de Nova York, em 1929, e o impacto global que ela causou em outros países. A obra de Celso Furtado, de onde foi retirado o trecho é uma excelente fonte, assim como obras de Boris Fausto e a “ Era dos Extremos" de Eric Hobsbawm.
Segundo Celso Furtado, aconteceu uma “situação nova" no panorama econômico do Brasil, que está indicado em uma das alternativas.
A) INCORRETA – A transferência de capitais agrícolas para o setor financeiro não é um dado novo da economia brasileira. A questão é onde o capital financeiro será investido.
B) INCORRETA - Os cafeicultores estavam endividados com os bancos públicos e privados existentes, caso eles quebrassem de fato eles quebrariam o sistema financeiro do país e gerariam mais desemprego e queda de renda, diminuiriam as arrecadações de impostos. A questão continua sendo o café e não o algodão.
C) INCORRETA - As disparidades regionais não são situação nova na década de 1930 e as politicas públicas não tinham por objetivo aumenta-las . As disparidades eram fruto da própria estrutura da economia.
D) INCORRETA - O café era o produto mais exportado para economia brasileira, sendo fundamental para o Produto Interno Bruto, mesmo com a crise. E não há uma industrialização no NE. Ela ocorre no SE, pela existência de infraestrutura.
E) CORRETA – Os setores vinculados ao mercado interno passaram a ter maior expressão em função das necessidades impostas pelo momento histórico da Grande Depressão da década de 1930
Gabarito do Professor: Letra E.