SóProvas


ID
4833781
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os tipos de organizações que foram apresentados pela abordagem Neoclássica da Administração apresentam características, vantagens, desvantagens e esferas de aplicação específicas.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o tipo de organização (vantagens, desvantagens e esferas de aplicação) e a sua descrição.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Organização Linear

    A organização linear ou de linha é a forma mais simples e antiga de estrutura organizacional, se originando nas organizações militares (exércitos) e eclesiásticas (igrejas).

    A nomenclatura linear é devida pelo fato de que, entre o superior e os subordinados, existem linhas diretas e únicas de autoridade e de responsabilidade. Essa estrutura possui um formato de pirâmide, onde cada superior recebe e transmite por meio de linhas de comunicação rigidamente estabelecidas.

    Fonte: Material Gran Cursos.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das estruturas organizacionais.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    Primeiramente, é importante frisar que na organização linear existia o princípio da unidade de comando. Assim, cada funcionário reportava-se a apenas um chefe, que tinha uma visão do todo e tornava-se um chefe centralizador e generalista.


    Contudo, havia uma morosidade da tomada de decisão, bem como na qualidade, bem como uma tendência à tornar-se autocrática e rígida na disciplina, o que dificulta a cooperação entre as pessoas.


    Para aumentar a velocidade da tomada de decisão, bem como a qualidade das decisões por quem tem mais conhecimento, surge a organização funcional, na qual a comunicação passa a ser transversal e as decisões são executadas por especialistas do assunto abordado, que detêm o maior conhecimento.


    Com efeito, na organização funcional os funcionários reportam-se a vários chefes e a decisão de qual chefe deve-se reportar, depende do assunto, ou seja, da especialidade. Deste modo, não há mais unidade de comando, em que somente um chefe tem autoridade, mas vários chefes com autoridade parcial.


    Entretanto, visando reduzir a perda da unidade de comando surge o tipo de organização linha-staff que é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens.


    Dentro do conteúdo da estrutura linha-staff existem dois critérios de distinção entre órgãos de linha (órgãos de execução) e órgãos de staff (órgãos de apoio ou consultoria), que são: o relacionamento com os objetivos da organização e o tipo de autoridade.


    Cabe ressaltar que o gestor de uma unidade de assessoria tem autoridade sobre seus subordinados diretos, pois neste caso, o gestor exerce autoridade de linha (comando sobre a unidade).


    Para Chiavenato (2003), os órgãos de linha têm autoridade para decidir e executar as atividades principais ou vinculadas diretamente aos objetivos da organização (autoridade linear). Os órgãos de staff, por seu lado, têm autoridade de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação (autoridade funcional). (Chiavenato, 2003, p. 214).


    Listamos as características da linha e do staff, que são descritas na imagem abaixo:




    Fonte: Chiavenato, 2003, p. 195.


    Diante disso, vamos analisar os itens.


    A) Errado, pois estas características são da estrutura organizacional linear.


    B) Errado, pois assessoria especializada é característica predominante da estrutura linha-staff que une especialização a unidade de comando.


    C) Certo, pois demonstra corretamente uma das desvantagens da estrutura organizacional linear que é a sua autocracia, rigidez, dificuldade de cooperação e unidade de comando, bem como o líder se tornar um generalista.


    D) Errado, pois na organização linear não tem foco na autoridade funcional ou em órgãos especializados, ou seja, esta característica é da estrutura funcional.


    E) Errado, pois a estrutura que tem ênfase na especialização técnica é a vantagem de uma estrutura funcional.



    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. - 7ª. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 - 6ª reimpressão.



    Gabarito do Professor: Letra C.

  • desvantegens :

    Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e à inflexibilidade da

    organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou

    condições externas. Como as relações formais não mudam, a tendência para a manutenção do

    status quo e para o continuísmo é inevitável. A organização linear não responde às mudanças

    rápidas e constantes da sociedade moderna.

    Autoridade linear baseada no comando único e direto: pode tornar-se autocrática, provocando

    rigidez na disciplina, bitolando e dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas.

    fonte :chiavenato