SóProvas


ID
4833829
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Um sistema de controle logístico baseado no método KANBAN/JIT possui especificidades que tornam a gestão de estoques, o tamanho dos lotes, a relação com os fornecedores e a visão sobre a qualidade distintas de outras metodologias.

Considerando tais características, é correto afirmar que na programação KANBAN/JIT

Alternativas
Comentários
  • A

    o estoque de produtos em processo é um investimento necessário. - É UMA DESPESA

    B

    os tempos de reposição devem ser exíguos. - OK

    C

    a manutenção dos equipamentos deve ocorrer conforme a necessidade. - MANUNTENÇÃO CONTÍNUA

    D

    o estoque é visto como um ativo. - PASSIVO

    E

    alguns defeitos são toleráveis, no processo de qualidade. - DEFEITO ZERO

    Ballou - Estratégia e Planejamento da Logística/Cadeia de Suprimentos

  • exiguo = curto.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a filosofia Just In Time e Kanban. Vejamos qual das alternativas apresenta uma afirmação correta sobre o assunto.

    A filosofia Just In Time (JIT) consiste num sistema em que os fornecedores enviam os materiais à medida que eles são necessários no processo de produção (requeridos pela manufatura). Isso ocorre com o intuito de eliminar tudo o que não agrega valor ao produto/serviço, utilizando inventários baixos inventários que vão desde o fornecedor até o produto acabado.

    Para Martins e Alt (2009), "para isso, pode-se trabalhar com entregas parceladas e diretas à linha de produção; linhas e células balanceadas e sem gargalos, inspeção e embalagem nas próprias linhas; e, sempre que possível, envio direto ao cliente, sem passar por um estoque final. Contempla a redução do inventário, melhorias contínua da qualidade, redução de custo do produto e agilização do prazo de entrega."

    De forma mais simples, segundo Dias (2018):

    • A filosofia Just In Time (JIT) pode ser entendida como uma filosofia de gestão que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    O Kanban é uma das técnicas utilizadas para o alcance do que almeja a filosofia Just In Time. Vale destacar que o Kanban não é sinônimo do JIT, mas um instrumento que usa os conceitos do JIT como filosofia.

    A palavra Kanban (de origem japonesa) significa cartão. A técnica consiste em reduzir "os tempos de partida de máquina e os tamanhos dos lotes e produzir apenas as quantidades necessárias à alimentação da demanda", (DIAS, 2018, p.137).

    Para Ballou (2006), os tempos de reposição, na programação Kanban/Just In Time, devem ser exíguos/curtos. Para o autor, o tempo de reposição mais curto melhora os tempos de reação ao longo do canal de suprimentos/distribuição e reduz as incertezas e a necessidade de estoques de segurança.

    Tendo os destaques acima como referência, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. - Porto Alegre: Bookman,2006.

    DIAS. Marco Aurélio. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    MARTINS, Petrônio Garcia; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.