-
Letra A – CERTA – Destaquemos a correta grafia em “apoia”. Nela temos o ditongo aberto “ói” numa paroxítona, que não deve mais ser acentuado. Destaquemos também o acento diferencial em “pôde” - pretérito perfeito do verbo “poder”.
Letra B – ERRADA - A grafia correta é “voo” – não mais se acentuam os hiatos de vogal dobrada “ee” e “oo”. Vale a pena mencionar a correta grafia em “delínquam” – paroxítona terminada em tritongo. Também se admite a grafia “delinquam”, sem acento.
Letra C – ERRADA – Não há mais acento diferencial em “para”. A grafia correta é sem acento, tanto para a preposição como para a flexão do verbo “parar”. Além disso, deve-se acentuar “amiúde” – que significa “com frequência” -, devido à aplicação da regra do hiato.
Letra D – ERRADA – Não há mais trema em palavras da língua portuguesa. A grafia correta, portanto, é “frequentemente”.
Letra E – ERRADA – Não há mais acento em “heroico”. Note que nessa palavra temos ditongo aberto “ói” em paroxítona.
-
LETRA: A
Grande parte das pessoas apoia ações humanitárias, não raro ficando estupefatas quando constatam que a sociedade pôde virar as costas para tanta gente.
B: Com Ecodrones com autonomia de 4 horas de vôo, o Brasil pode evitar que madeireiros ilegais delínquam nas matas da Amazônia e do Cerrado.
(voo) não possui mais acento em oo e ee
C: As pessoas têm estado freqüentemente sensíveis às questões ambientais, uma vez que as alterações no clima impactam no dia a dia de todos no planeta.
(frequentemente) não tem trema
D:As pessoas têm estado freqüentemente sensíveis às questões ambientais, uma vez que as alterações no clima impactam no dia a dia de todos no planeta.
(frequentemente) não tem trema
E: Nos EUA, um garoto de 5 anos tornou-se herói ao salvar sua família de um incêndio, e esse ato heróico rendeu-lhe um prêmio raro de salva-vidas.
(heroico) acento agudo abolido em ditongos aberto
-
C e D estão idênticas, é isso mesmo?
-
Que questão horrível!!
-
Alternativa A:
Ficou bem estranho o acento DIFERENCIAL EM "pôde".
O período começa no PRESENTE DO INDICATIVO ("apoia") e dpois passa para o PRETÉRITO PERFEITO ("PÔDE") com o acento diferencial. Mas está correto.