SóProvas


ID
4835602
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Lucélia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Antes de existir qualquer casa, cavou-se o cemitério ao sopé da colina, na margem esquerda do rio. As primeiras pedras serviram para marcar as covas rasas nas quais foram enterrados os cadáveres no fim da manhã, hora do meio-dia, quando finalmente o coronel Elias Daltro apareceu cavalgando à frente de alguns poucos capangas — quatro gatos pingados, os que haviam permanecido na fazenda — e se deu conta da extensão do desastre. Não ficara um cabra sequer para contar a história.
        O coronel contemplou os corpos ensanguentados. Berilo morrera com o revólver na mão, não tivera ensejo de atirar: a bala arrancara-lhe o tampo da cabeça, o coronel desviou a vista. Compreendeu que aquela carnificina significava o fim, já não tinha meios para prosseguir. Trancou a aflição dentro do peito, não deu mostras, não deixou que os demais percebessem. Elevou a voz de comando, ditou ordens.
        Apesar do temporal — chuva de açoite, nuvens negras, trovões espoucando na mata —, alguns urubus, atraídos pelo sangue e pelas vísceras expostas, sobrevoaram os homens ocupados no transporte dos corpos e na abertura das covas. Depressa, antes que a fedentina aumente.

(Trecho retirado de AMADO, Jorge. Tocaia Grande: A face obscura. Rio de Janeiro: Record, 1985)

Na oração “cavou-se o cemitério ao sopé da colina, na margem esquerda do rio”, qual é a função da partícula sublinhada?

Alternativas
Comentários
  • A questão em tela versa sobre função do "se". Indicaremos a função do "se" na frase em destaque abaixo.

     “cavou-se o cemitério ao sopé da colina, na margem esquerda do rio”

    Vejam que o verbo "cavar" é transitivo direto e está na sua forma passiva, pois o sujeito sofre a ação. Transforme a voz passiva sintética em voz passiva analítica e localizarão o sujeito de melhor forma.

    O cemitério foi cavado ao sopé da colina...

    Diante dessa análise, podemos ir à resolução das alternativas. Vejamos:

    a) Índice de indeterminação do sujeito.

    Incorreta. Esse somente aparece com verbos (de ligação, intransitivo, transitivo indireto, transitivo direto seguido de preposição) na 3 a pessoa do singular + partícula de indeterminação do sujeito se. Desse modo, não há o que se falar em índice de indeterminação do sujeito, já que temos sujeito na frase.

    Exemplo de índice de indeterminação do sujeito: Vive-se bem!

    b) Partícula apassivadora.

    Correta. Essa aparece com verbos transitivos diretos na voz passiva. Logo, é a função que exerce o "se" na frase em exposição.

    c) Partícula expletiva.

    Incorreta. Essa é usada de forma estilística e podendo ser retirada da sentença. Ex: Foi-se embora de vez./ Foi embora de vez.

    d) Conjunção.

    Incorreta. Poderá ser conjunção integrante ou conjunção adverbial que são aquelas que introduzem orações adverbiais. Ex: Quero saber se ela virá à festa. Se for embora, não vá sem mim.

    GABARITO: B

  • Cavar = VTD

    Passando da voz passiva ativa para a voz passiva analítica...

    O Cemitério (SUJEITO) foi cavado (ser + particípio) ao sopé da colina...

  • Gab. B.

    se eu tiver VTD ou VTDI + SE, esse "se" será = Partícula (ou pronome) Apassivador.

    agora, caso eu tenha VTI ou VI ou VL + SE, o "se" será = índice(ou pronome) de indeterminação de sujeito.

  • bizu!!!! VTD,VTDI+ SE= P.A partícula apassivadora