-
A
Nos EUA, um garoto de 5 anos tornou-se herói ao salvar sua família de um incêndio, e esse ato heróico rendeu-lhe um prêmio raro de salva-vidas. - "heroico" não possui acento no (o).
B
O mundo não pára de girar e as pessoas, amiude, querem decifrar-lhe a essência, tentando pôr em destaque as verdades construídas e compartilhadas. - "para" não possui acento, porem já "amiúde" possui.
C
As pessoas têm estado freqüentemente sensíveis às questões ambientais, uma vez que as alterações no clima impactam no dia a dia de todos no planeta. - não acentua-se mais com trema na língua portuguesa, esse acento só existe em livros antigos.
D
Grande parte das pessoas apoia ações humanitárias, não raro ficando estupefatas quando constatam que a sociedade pôde virar as costas para tanta gente. - RESPOSTA CORRETA.
E
Com Ecodrones com autonomia de 4 horas de vôo, o Brasil pode evitar que madeireiros ilegais delínquam nas matas da Amazônia e do Cerrado. - "vôo" passou a ser considerado errado em 2009. Portanto, sem acento.
-
Acho que a alternativa (D) tbm está errada, erro de concordância, reparem: Pessoas apoiam e não apoia.
Se estou errado me ajudem por favor.
-
Kaio Meneses o enunciado é claro quando restringe apenas a "norma-padrão de Acentuação Gráfica".
-
Não há erro de concordância porque o verbo apoiar está retomando o termo grande parte.
-
(D)
Após Expressões partitivas o verbo pode ser usado tanto no plural como no singular. se for um equivoco me corrijam, por favor.
-
Acredito que a letra D também esteja errada por conta da palavra "apoia" e não "apoiam"
-
Sendo o sujeito uma das expressões quantitativas a maior parle de, parte de, a maioria de, grande número de, etc., seguida de substantivo ou pronome no plural, o verbo, quando posposto ao sujeito, pode ir para o singular ou para o plural, conforme se queira efetuar uma concordância estritamente gramatical (com o coletivo singular) ou uma concordância enfática, expressiva, com a ideia de pluralidade sugerida pelo sujeito. Exemplo:
A maioria dos alunos reprovou na prova
A maioria dos alunos reprovaram na prova
No primeiro caso, o verbo concorda com ´´a maioria´´ e no segundo caso concorda com ´´os alunos``
Cegalla, página 454
Espero ter ajudado!!!
-
"voo" não tem mais acento. Portanto letra D está errada.
-
O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).
-
A) Nos EUA, um garoto de 5 anos tornou-se herói ao salvar sua família de um incêndio, e esse ato heróico rendeu-lhe um prêmio raro de salva-vidas. (HEROICO. Paroxitona com ditongo aberto no meio da palavra não são acentuadas)
B) O mundo não pára de girar e as pessoas, amiude, querem decifrar-lhe a essência, tentando pôr em destaque as verdades construídas e compartilhadas. (PARA. Paroxitona terminadas em "a, e, o, em e ens" não são acentuadas)
C) As pessoas têm estado freqüentemente sensíveis às questões ambientais, uma vez que as alterações no clima impactam no dia a dia de todos no planeta. (TEM. Escrevemos o verbo TER no presente do indicativo SEM o acento circunflexo (TEM) quando o conjugamos na 3ª pessoa do SINGULAR: Ele tem.)
D) Grande parte das pessoas apoia ações humanitárias, não raro ficando estupefatas quando constatam que a sociedade pôde virar as costas para tanta gente. (CORRETO. Pôde é a forma do verbo poder conjugada na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Indica uma ação que ocorreu num determinado momento do passado.)
E) Com Ecodrones com autonomia de 4 horas de vôo, o Brasil pode evitar que madeireiros ilegais delínquam nas matas da Amazônia e do Cerrado. (VOO. Nova regra ortografica)
-
PM PB BORAH