SóProvas


ID
4836847
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em 1983, lideranças partidárias demandavam mudança nas regras da sucessão da presidência da República, mediante a aprovação de emenda constitucional.

Só um fato extraordinário poderia romper com as regras que impunham a vitória de um candidato eleito pelo voto indireto para a sucessão presidencial, e as oposições se encarregaram de criá-lo. A campanha com lema “Diretas Já” começou timidamente, em junho de 1983, com um comício em Goiânia, que reuniu 5 mil pessoas e demonstrou a viabilidade de um movimento de massas orientado para exigir do Congresso Nacional a aprovação da Emenda Dante de Oliveira.

A oposição contava com algumas vantagens.

(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)


Para Lilia Schwarcz e Heloisa Starling, uma dessas vantagens foi

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1979 são lançadas as bases para a reconquista de liberdades democráticas com o fim do sistema bipartidário e permissão de criação de novos partidos. Assim, surgiram novos partidos que expressavam diversos ideais mas, mostraram a fragmentação política. 
    No ano de 1982 foram permitidas as eleições diretas para o cargo de governador estadual e os demais cargos legislativos. Chegando em 1983, os membros de oposição presentes nos cargos legislativo na Câmara dos Deputados sugeriram a votação da “Emenda Dante de Oliveira" que era um projeto de lei que pretendia o voto direto para a sucessão presidencial de maneira imediata .
    A “Emenda Dante de Oliveira" foi divulgada em diferentes setores da sociedade, nas capitais do país. Assim, membros dos partidos opositores ao regime militar tais como PT, PMDB e PDT organizaram comícios para que a população apoiasse a escolha direta para a sucessão presidencial. Esta Campanha cresceu e foi defendida por artistas, cantores, estudantes e outras camadas da população. Tornou-se uma das maiores manifestações políticas da sociedade ocorridas no país e recebeu o nome de “Diretas Já". No entanto, a pressão popular não foi o suficiente para que fosse a Emenda fosse aprovada. Entretanto , foi permitido que as eleições presidenciais também fossem disputadas por civis. 
    Segundo as autoras citadas, uma das vantagens da oposição está indicada em uma das alternativas. E , o livro citado é uma excelente indicação para estudo de História do Brasil. 
    A) INCORRETA – Os partidos políticos legalizados que tivessem conseguido eleger deputados na eleição de 1982 poderiam participar do Colégio Eleitoral para a eleição indireta para a sucessão presidencial. Não é uma vantagem da oposição. 
    B) INCORRETA – Nas eleições para o Senado a maioria dos senadores era do Partido Democrático Social (PDS) a favor do governo. Não é vantagem alguma 
    C) INCORRETA – Não houve eleições municipais em 1980. O presidente da República João Figueiredo alegou que após a reforma partidária de 1979 não daria tempo para os partidos normalizassem sua situação e, assim ,estendeu os mandatos até 1982.
    D) CORRETA – Os governos de oposição ao regime militar elegeram 10 governadores estaduais. O candidato do PDT Leonel Brizola foi eleito para o governo do Estado do Rio de Janeiro e os outros 9 governadores pertenciam ao PMDB. Esta é a vantagem segundo as historiadoras
    E) INCORRETA – Os deputados federais eleitos nas eleições de 1982 ficaram equilibrados entre os membros do PDS favoráveis ao governo e membros do PMDB de oposição. 
    Gabarito do Professor: Letra D.