SóProvas


ID
4836982
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Por convenção, é um conceito de uso restrito ao processo de degradação de terras, com danos generalizados ao solo, que ocorre em áreas de clima árido, semiárido e subúmido seco, mesmo que o processo seja similar, em causas e consequências, àquele que ocorre em áreas mais úmidas.

(MOREIRA, J. C.; SENE, J. E. de. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. Adaptado)


O conceito aqui apresentado aplica-se ao termo:

Alternativas
Comentários
  • Associando o semiárido do sertão nordestino com o processo de desertificação dá para matar a questão, uma vez que foram mencionados no enunciado.

    gab:A

  • Só para reforçar, quando ele diz sobre a relação com o que ocorre em áreas úmidas, ele está comparando a arenização(que ocorre no Sul do BR por exemplo) com a desertificação que ocorre na Caatinga, os aspectos são semelhantes, o que difere é a porção climática que se inserem.

  • Desertificação: índice pluviométrico (chuva) é menor do que a evaporação.

    Ocorre: Sertão nordestino (devido ao clima) e pampa gaúcho (devido pecuária e agricultura)

    Arenização: solos já propícios a se tornarem areais, são atingidos pelo alto índice pluviométrico e menor evaporação. Sendo assim, as águas das chuvas retiram a vegetação e deixam exposta a superfície arenosa do solo.

    Ocorre: RS

    A questão da chuva nos faz associar o clima árido, semi-árido e subúmido seco mencionados na questão com a falta de pluviosidade da desertificação.

  • Desertificação: Decorre da intensificação da extração de minerais, o desmatamento, a salinização, a pecuária e a agricultura, base de entendimento para a compreensão do processo de desertificação, Da forma como acontece o uso e a ocupação do solo, responsável pela diminuição da produtividade e fertilidade da caatinga.