SóProvas


ID
4837942
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Lucena - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você escolhe seu caminho, seus valores, suas ações, elas definem quem você é.
    Sorrir não significa necessariamente que você está feliz. Às vezes isto significa apenas que você é forte.
    "Foi mal" não é desculpa. "Valeu" não é obrigado. "Eu também" não é eu te amo!
    Você percebe que é forte, quando se vê obrigado a desistir de coisas que nunca imaginou ser capaz de deixar um dia, mas apesar de tudo, levanta e segue em frente.
    Encontre a pessoa que vai te dizer a verdade, mesmo que isso te deixe triste e que vá durar milhões de anos até você se recuperar. Esse é o seu verdadeiro amigo.
    Não viva em função da opinião de outras pessoas. Elas não sabem o que realmente se passa pela sua vida.
    O sorriso de quem ama é lindo. Mas o sorriso de quem sofre é ainda mais lindo, pois além de sofrer têm a capacidade de sorrir.
    Não leve a vida tão a sério, quebre regras, perdoe rápido, ame de verdade, ria descontroladamente e nunca lamente nada que tenha feito.
    Por fim, acredite em Deus, pois apesar das dificuldades, nada sem Deus é tudo.

Jô Soares – Disponível em https://www.pensador.com/textos_de_jo_soares/ - acesso em 01 de março de 2019 - adaptado

A classificação CORRETA do verbo em destaque no trecho: “... mas apesar de tudo, levanta e segue em frente.” é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

     mas apesar de tudo, levanta e segue em frente.

    O Verbo apresentado é intransitivo , porque não apresenta complementos ( objetos diretos ou Indiretos )

    Bons estudos!

  • A questão é sobre verbos e quer saber a classificação do verbo em destaque em “... mas apesar de tudo, levanta e segue em frente.” Vejamos:

     . 

    A) Transitivo

    Errado.

    Verbos transitivos: precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Podem ser transitivos diretos (pedem um objeto direto como complemento e não têm preposição), transitivos indiretos (pedem um objeto indireto como complemento e têm preposição) ou transitivos diretos e indiretos (pedem tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos)

     . 

    B) Intransitivo

    Certo. "Levanta", nesse caso, é verbo intransitivo, pois não precisa de complementos.

    Verbos intransitivos: não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completo. Ex.: João morreu. Maria nasceu. José casou.

     . 

    C) Transitivo direto e indireto

    Errado.

    Verbos transitivos diretos e indiretos: pedem tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos. Ex.: Dedico meu tempo aos que precisam. (quem dedica, dedica algo A alguém)

     . 

    D) Ligação

    Errado.

    Verbos de ligação: recebem esse nome porque ligam o sujeito ao predicativo do sujeito. Indicam "estado". Os mais frequentes são: ser, estar, ficar, parecer, permanecer, continuar, andar, virar, tornar-se... Ex.: João parece triste.

     . 

    E) Pronominal

    Errado.

    Verbos pronominais: são aqueles acompanhados de pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos, se). Ex.: sentar-se, arrepender-se, pentear-se, enganar-se, suicidar-se...

     . 

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO: LETRA B

    Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.

    Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.

    Verbos transitivos: diretos, indiretos, diretos e indiretos:

    Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê.

    Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

    Verbos transitivos diretos e indiretos pedem tanto um objeto direto como um objeto indireto como complementos, indicando quem ou o quê e, também, de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…

    Verbos intransitivos

    Verbos intransitivos não pedem nem objeto direto, nem objeto indireto. O verbo transmite uma ação completa que começa e termina no sujeito da oração. Podem ser enriquecidos com a junção (não obrigatória) de adjuntos adverbiais.

    CONJUGACAO.COM