SóProvas


ID
4838455
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


J.R., 69 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2, há 12 anos, insulinodependente, compareceu à unidade básica de saúde (UBS) para consulta de enfermagem. Relatou que vinha se alimentando e fazendo caminhadas de acordo com as orientações recebidas, ingeria regularmente os medicamentos prescritos, mas estava confuso sobre o uso de dispositivo caneta com agulha de 4 mm para aplicação de insulina, que havia recebido há poucos dias. Queixou-se que, eventualmente, vinha apresentando episódios de tonturas ao se levantar da cama ou da poltrona. Ao realizar o exame físico de J.R., o enfermeiro obteve: peso = 76800 g; altura = 170 cm, e aferiu a pressão arterial com o objetivo de investigar a ocorrência de hipotensão ortostática. Dando prosseguimento à consulta, o enfermeiro completou o exame físico e, em conjunto com J.R., elaborou o plano de cuidados e metas a serem atingidas, orientando-o sobre a aplicação da insulina com caneta.

Ao orientar J.R. sobre a aplicação da insulina, com o dispositivo que dispõe, deve-se esclarecer que

Alternativas
Comentários
  • Como que é dispensável?

  • Com os comprimentos de 4 e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável (exceto crianças menores de 6 anos), facilitando a técnica de aplicação e rodízio.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Diabetes Mellitus.

    Ao orientar a aplicação da insulina, com o dispositivo caneta com agulha de 4 mm para aplicação de insulina, o enfermeiro deve esclarecer que a realização da prega cutânea é dispensável (letra E), para ter certeza da aplicação no tecido subcutaneo.


    A) Incorreto. O ângulo de inserção da agulha deve ser de 90º, pois a agulha é correta para essa aplicação. 

    B) Incorreto. Não há contraindicação do uso de álcool a 70% para antissepsia da pele do local de aplicação. 



    C) Incorreto. A agulha deve ser retirada do tecido subcutâneo 3 segundos após a introdução da insulina para evitar perda.


    D) Incorreto. Não deve ser realizada massagem vigorosa no local onde foi aplicada a insulina pois acelera a absorção e não faz prevenção da lipo-hipertrofia. A prevenção ocorre por revezamento dos locais de aplicação.




    E) Correto.


    Resposta do Professor: E.

  • Dispensável, por não ser necessário, algo que NÃO precisa ser incluído. Exceto, precisa incluir a prega cutânea em crianças e pessoas com pouco tecido adiposo.

  • O X da questão é você perceber que é um idoso, que a insulina é do tipo "caneta" e que a agulha é de pequeno calibre.

    A prega subcutânea é indicada para evidenciar o tecido subcutâneo e assim evitar a aplicação intramuscular da insulina. É realizada, preferencialmente, com os dedos polegar e indicador e deve ser mantida desde antes da introdução da agulha até retirada da pele após a aplicação.

    A prega deve ser feita de acordo com o comprimento da agulha utilizada e quantidade de tecido subcutâneo no local da aplicação.

    Com os comprimentos de 4 e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável (exceto crianças menores de 6 anos), facilitando a técnica de aplicação e rodízio. Para as regiões com escassez de tecido subcutâneo, é recomendável fazer a prega independente do comprimento de agulha utilizada.

    para melhor elucidação, olhe site : https://www.bd.com/pt-br/our-products/diabetes-care/diabetes-learning-center/insulin-treatment/subcutaneous , o qual retirei a informação.