SóProvas


ID
4838506
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, ao atuar no programa de doação, captação e transplante de órgãos e tecidos, deve agir de acordo com a normatização estabelecida pelo Conselho Federal de Enfermagem, sendo que, entre outras ações, ele deve

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre RESOLUÇÃO COFEN Nº 611/2019 que atualiza a normatização referente à atuação da Equipe de Enfermagem no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, e dá outras providências.  

    A) Incorreto. O enfermeiro deve esclarecer a familia sobre a doação e caso seja positiva, solicitar a assinatura do documento de consentimento livre e esclarecido de autorização da doação. O enfermeiro não tem responsabilidade de avaliar doador ou órgão.


    B) Incorreto. O enfermeiro não tem responsabilidade de avaliar doador ou órgão identificando condições que possam aumentar os riscos do procedimento e/ou que possam diminuir a curva de sobrevivência do doador.



    C) Incorreto. A definição da morte encefálica do doador dando início ao processo de transplante por meio do registro dos termos de morte, doação e informações do doador no prontuário do receptor é papel do médico.



    D) Correto. O enfermeiro como integrante da equipe, tem o papel de planejar e implementar ações que visem a otimização de doação e captação de órgãos/tecidos para fins de transplante.



    E) Incorreto. O enfermeiro não deve realizar sistematicamente visita domiciliar a famílias de idosos com o intuito de orientá-los quanto à possibilidade de doação de órgãos. Isso causa constrangimento e abuso de posição.





    Resposta do Professor: D.