SóProvas


ID
4839541
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Disciplinar previsto na Lei nº 8112/1990, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art.122. A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    [...]

    §3o A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Como a responsabilidade do agente é subjetiva, só será cabível a ação de regresso se o agente responsável tiver agido com culpa ou dolo. Cabe ao Estado, o autor da ação o ônus de provar a culpa do agente, como preleciona o art. 333, I, do CPC.

    No entanto, toda regra comporta exceções. Nos casos em que o dano é causado por terceiro, sem vínculo com o Estado, a incidência do art. 37, §5 da CF está descartada, a ação terá prazo prescricional e este será de três anos, conforme assenta o art. 206, §3, V do CC, já que a responsabilidade civil aqui é genérica.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/31258/responsabilidade-civil-na-administracao-publica

  • Prescindir = renunciar; dispensar; não levar em conta.

  • A questão em tela versa sobre a lei 8.112/1990 (dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais).

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 118, da citada lei, a acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme os artigos 121 e 125, da citada lei, o servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições, sendo que as sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 126, da citada lei, a responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 3º, do artigo 122, da citada lei, a obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    Letra e) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois, conforme o caput, do artigo 122, da citada lei, a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

    GABARITO: LETRA "E".

  • A questão indicada está relacionada com os agentes públicos.

    Lei nº 8.112 de 1990 - Estatuto dos servidores públicos civis da União.

    - Responsabilidade do servidor:

    O servidor público responde civil, penal e administrativamente. 

    - Responsabilidade civil: artigo 186, do Código Civil de 2002. A responsabilidade civil acontece por dano causado ao Estado ou por dano causado a terceiros. 

    - Responsabilidade administrativa: ocorre pelos danos causados previstos na Lei nº 8.112 de 1990 e apurados por sindicância e processo administrativo disciplinar.

    - Responsabilidade penal: o servidor responde penalmente quando pratica crime ou contravenção. Crime = fato típico, antijurídico e culpável.  A referida responsabilidade é apurada pelo Poder Judiciário. 
    - Condenação na esfera criminal interfere na esfera administrativa;

    - Absolvição na esfera criminal interfere na esfera administrativa, desde que: for provada a inexistência do fato ou autoria. Destaca-se que a absolvição não repercute na esfera administrativa por falta de prova ou se o fato não constitui crime. 
    A) ERRADO. Prescinde = dispensa.
    A acumulação lícita de cargos não dispensa a comprovação da compatibilidade de horários, com base no artigo 37, XVI, da CF/88. De acordo com o artigo citado, a acumulação remunerada de cargos públicos é vedada, salvo, se houver compatibilidade de horários, com a observância do disposto no Inciso XI:  a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico e c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. 
    B) ERRADO. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. Salienta-se que as sanções civis, penais e administrativas podem cumular-se, sendo independentes entre si, com base no artigo 121, cumulado com o artigo 125, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    C) ERRADO. A responsabilidade administrativa do servidor SERÁ AFASTADA quando a absolvição criminal negar a existência do fato ou de sua autoria, nos termos do artigo 126, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    D) ERRADO. A obrigação de reparar o dano não é exclusiva do servidor, estende-se aos seus sucessores e será executada, até os limites da herança, com base no artigo 122, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    E) CERTO, com base no artigo 122, da Lei nº 8.112 de 1990. A responsabilidade civil ocorre por ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros. 


    Gabarito do professor: E.
    Referências:
    Constituição Federal de 1988. 
    Lei nº 8.112 de 1990. 
  • A) ERRADO - Art. 118. § 2º, A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.

    B) ERRADO - Art. 121. O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. Art. 125. As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    C) ERRADO - Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

    D) ERRADO - Art. 122. § 3º A obrigação de reparar o dano estende-se aos sucessores e contra eles será executada, até o limite do valor da herança recebida.

    E) CERTO - Art. 121 lei nº 8.112/90: a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.