SóProvas


ID
4840024
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os prefeitos de Timbó, Jorge Krüger, e de Indaial, André Moser, estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. [...] A premiação tem como objetivo reconhecer iniciativas locais que incentivem a formalização, o desenvolvimento e a competitividade dos pequenos negócios, contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social dos municípios. Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de 48 projetos, de 34 municípios, nas oito categorias. Os vencedores de cada uma delas irão concorrer na etapa nacional do prêmio, que será realizada no dia 5 de junho, em Brasília (DF). Os projetos finalistas receberam o “Selo Prefeito Empreendedor”. [...]

Disponível : https://ocp.news/politica/prefeitos-de-timbo-e-indaial-vencem-premio-sebrae-prefeito-empreendedor Acesso em: 30/abr/2019.[adaptado]

Assinale a alternativa que contém a classificação correta do sujeito da oração “...estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.”:

Alternativas
Comentários
  • O verbo sempre tem que estar concordando com o sujeito, logo:

    " “...estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.” concorda com o sujeito mencionado anteriormente:

    "Os prefeitos de Timbó, Jorge Krüger, e de Indaial, André Moser, estão entre os gestores públicos catarinenses vencedores da etapa estadual do 10º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

    Sujeito: Prefeito de Timbó e Prefeito de Indaial.

  • Questão com gabarito INCORRETO:

    A questão afirma que o sujeito é COMPOSTO: ERRADO! O sujeito é SIMPLES, provar-lhes-ei:

    "Os prefeitos de Timbó, Jorge Krüger, e de Indaial, André Moser, estão (...)"

    Façamos a análise termo por termo, a frase será colocada em letra maiúscula, e a classificação de seus constituintes será colocada entre parênteses na sequência de aparecimento do termo:

    OS (adj. adn. de "prefeitos" e parte não nuclear do sujeito) PREFEITOS (núcleo do sujeito) DE TIMBÓ (adj. adn. de "prefeitos" e parte não nuclear do sujeito) , JORGE KRUGER (termo entre vírgulas, aposto que explica quem é o PREFEITO DE TIMBÓ), E (atenha-se à conjunção E, ela coordena termos de mesma função sintática, nesse casa, ela coordena os adjuntos adnominais "Prefeitos 'DE TIMBÓ E DE INDAIA') DE INDAIAL (adj. adnominal de PREFEITOS e parte não nuclear do sujeito) , ANDRÉ MOSER (termo entre vírgulas, aposto de PREFEITO DE INDAIAL), ESTÃO (...)

    ______________

    OBS.: Perceba que, se eu dissesse: "a cidade de Timbó", o termo DE TIMBÓ seria um aposto especificativo, uma vez que se trataria de termos de mesma natureza, ou seja, CIDADE = DE TIMBÓ, ANTEPOSTO = APOSTO, A = B, cabendo ao "DE TIMBÓ" apenas especificar a cidade. Não é o que ocorre na frase, A e B são termos de natureza diferente, PREFITO é PESSOA, DE TIMBÓ é CIDADE, assim, em PREFEITO DE TIMBÓ, "DE TIMBÓ" é adjunto adnominal, "PREFEITO" é substantivo concreto.

    ______________

    Retiremos os apostos para que vc veja com clareza:

    "OS PREFEITOS de Timbó e de Indaial ESTÃO..." perceba que o verbo ESTAR concorda no plural NÃO com os apostos, mas com o núcleo no plural PREFEITOS. Se , e somente se, o termo PREFEITO estivesse no singular e houvesse um artigo antes da segunda preposição "de", aí sim teríamos um sujeito composto, pois a frase seria esta:

    "O prefeito de Timbó, Jorge Kruger, e o de Indaial, André Moser, estão...", agora sim nós temos dois núcleos, o primeiro núcleo explícito "o prefeito", e o segundo implícito "o (prefeito)" , ou seja, "O prefeito de timbó, Jorge Kruger, e o (prefeito) de Indaial, Andre Koser, estão (...). Agora sim há sujeito composto, mas da forma que está escrito, podem acreditar em mim, O SUJEITO É SIMPLES.

  • questão mal elaborada