SóProvas


ID
4840048
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mitos e boatos sobre a doação de órgãos acabam sendo obstáculos na hora da família autorizar a doação. As informações falsas deixam os parentes ainda mais inseguros em um momento em que já é difícil de se tomar uma decisão. Depois da notícia da morte, a família fica abalada. Por isso os coordenadores da SC Transplantes esperam algumas horas para falar sobre a doação e respeitam o tempo que for preciso para ter a resposta. Essa espera pode levar de poucas horas até alguns dias. O mais importante é salvar vidas. Em Santa Catarina, 70% das famílias ___________ sim para a doação. Para os 30% que ainda _____________ perguntas, o diretor da SC Transplantes, Joel de Andrade, esclareceu dúvidas sobre doações. [...] Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/doacao/noticia/2019/05/25/doacao-de-orgaos-diretor-da-sc-transplantes-esclarece-duvidas.ghtml Acesso em: 25/maio/2019.[adaptado]

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto em relação à concordância verbal:

Alternativas
Comentários
  • Dizem e têm = têm se usa no plural com "^" e tem no singular sem acento "".

  • Por que "dizem" e não diz? O sujeito não seria "70%"? Alguém poderia explicar? Grato!

  • De acordo com o livro da Adriana Figueiredo, Gramática comentada com interpretação de textos para concursos, na sua 5 edição, página 377, enumerando exemplos sobre concordância verbal envolvendo porcentagens:

    *"Oitenta por cento da população acreditam/acredita na moeda" - o verbo pode ficar no plural, concordando com o núcleo (que é o numeral oitenta) ou pode concordar com o termo preposto a ele (população) ficando no singular. Ela recomenda a concordância com o núcleo oitenta, verbo no plural.

    Alternativa correta - "Em Santa Catarina, 70% das famílias dizem (concordaria com o núcleo que é 70%) ou diz (concordaria com o termo posposto a ele, famílias) sim para a doação." (daí cabe ao candidato analisar as alternativas compatíveis).

    Lembrando que o sujeito não pode ser preposicionado, então o sujeito é "70% das famílias", sendo o núcleo do sujeito "70%" e não "das famílias" por haver a preposição "de".

    *"Os 30% da produção de arroz estragaram" - como o artigo OS aparece, o verbo só poderá ficar no plural, concordando com esse determinante. Por isso, seria erro dizer "os 30% da produção de arroz estragou", pois aqui o verbo não poderia concordar com o termo posposto ao núcleo (produção de arroz).

    Alternativa correta - "Para os 30% que ainda têm perguntas..."

    Espero ter ajudado.

    Se errei, por favor, me corrijam.

    Bons estudos a todos.

  • GABARITO -D

    A concordância com expressão percentual leva em conta o seguinte:

    i) A partir de 2% = plural

    ii) Quando a expressão percentual vier seguida de determinante a concordância também pode ser feita com determinante.

    ex: 2 % da turma VEIO / VIERAM

    III) Outro detalhe : TEM - SINGULAR

    TÊM - PLURAL

    _____________________________________________________

    Catarina, 70% das famílias ( DIZEM ) sim para a doação.

    Para os 30% que ainda ( TÊM ) perguntas, o diretor da SC Transplantes,

  • quando a questão for constituída de percentual ou fracionário,concordará com o numeral

    EX: 8%das crianças nascem desnutridas

    EX:1/4 das crianças recebeu o alimento

    o têm------> com esse tipo de acento indica pluralidade

    GAB=D

  • É válido lembrar que quando a porcentagem e o termo que a acompanhar estiverem no plural. O verbo obrigatoriamente ficará no plural.