Para responder a questão corretamente, precisamos conhecer importantes características das teorias administrativas de Taylor e Fayol. Atribuiremos o número 1 às características da teoria de Taylor e o número 2 para a teoria de Fayol. Dito isso, vamos lá.
(2) Aumento da eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais.
A preocupação básica da Teoria Clássica era o aumento da eficiência da empresa.
(1) Aumento da eficiência da empresa por meio do aumento de eficiência ao nível operacional.
A preocupação básica da escola científica, conforme Elisabete Abreu (2017), "era aumentar a produtividade da empresa, elevando a eficiência no nível operacional".
(1) Administração Científica.
A administração científica nasce nos Estados Unidos a partir dos estudos de Frederick Taylor, que preceitua que as organizações devem ser estudadas cientificamente e não de forma empírica.
(2) Ênfase na estrutura.
Para Fayol, a estrutura era detentora de atenção especial. O foco, por isso, recaia no papel do gerente e no modo como ele deve agir para que a organização forneça valor na forma de bens e serviços.
(1) Ênfase nas tarefas.
Taylor almejava, por meio da administração científica, diminuir qualquer perda de tempo na produção, o que só seria possível com a eliminação de processos considerados longos e inúteis. Assim, nota-se que a ênfase recai sobre as tarefas conduzidas sobre os operários.
(2) Teoria Clássica.
A Teoria Clássica surgiu na França a partir dos trabalhos de Henri Fayol.
Depois de ter relacionado as colunas apresentadas, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte: MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.