SóProvas


ID
4841083
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo o Art. 41 da Lei nº 4.320/64, há três tipos de créditos adicionais. Assinale a alternativa que não representa um tipo de crédito adicional.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A.

    Art. 41. Os créditos adicionais classificam-se em:

     I - suplementares, os destinados a refôrço de dotação orçamentária;

    II - especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica;

    III - extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    bons estudos.

  • Questão sobre os créditos adicionais, importantes mecanismos retificadores do orçamento.

    O processo orçamentário no modelo federal começa logo no início ano com a elaboração de pré-propostas, passa pela consolidação realizada pelo órgão central do orçamento e o envio do PLOA pelo Presidente até 31 de agosto. Aprovado o projeto pelo Plenário do Congresso Nacional, sua vigência geralmente terá início apenas no próximo exercício financeiro.

    Repare que um período longo de tempo existe entre a elaboração e o início da execução do orçamento, sendo necessário adequar o que foi planejado com a realidade.

    Para conciliar essa situação a Lei nº 4.320/64 permite os créditos adicionais, que são autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. De acordo com o art. 41 da respectiva lei, os créditos adicionais dividem-se em três:

    (1) suplementares, destinados a reforço de dotação orçamentária – “suplementam" a dotação existente.
    (2) especiais, destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.
    (3) extraordinários, destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública.

    Dica! Nesse momento conturbado que vivemos em 2020, vale ressaltar a importância dos créditos extraordinários que foram abertos para o Governo ter fôlego orçamentário para combater o Corona Vírus. Outros exemplos práticos de créditos extraordinários abertos são: a tragédia de Brumadinho (MG) ou ainda, as enchentes/desmoronamentos no Rio de Janeiro em 2010.

    Feita a revisão, já podemos analisar as afirmativas procurando pela resposta incorreta, aquela que não representa um tipo de crédito adicional.

    A) Incorreto, não existe crédito adicional ativo.

    B) Certo, é um tipo de crédito adicional destinado a despesas para as quais não haja dotação específica.  

    C) Certo, é um tipo de crédito adicional destinado a reforçar, suplementar a dotação já existente.

    D) Certo, é um tipo de crédito adicional destinado a despesas urgentes e imprevistas.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Créditos adicionais: autorizações para despesas não computadas ou insuficientemente dotadas. Divide-se em :

    • suplementares: reforço de orçamento para acréscimo de despesas com pessoal, por sub estimativa de previsão ou por aumento de vencimento (depende do poder executivo)
    • especiais: destinadas a despesas para as quais não haja dotação específica como criação de órgão (abertura do executivo e autorização do legislativo)
    • extraordinários: destinados a despesas urgentes e imprevistas como guerra, comoção intestina ou calamidade (depende do poder executivo)