SóProvas


ID
484120
Banca
FCC
Órgão
TCE-AL
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A respeito da dívida pública, a Constituição federal dispõe:

I. Compete privativamente ao Congresso Nacional dispor sobre limites e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

II. É da competência exclusiva do Congresso Nacional julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República.

III. Compete privativamente ao Congresso Nacional autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse dos entes da federação.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

Alternativas
Comentários
  • I - (SENADO FEDERAL)

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
    IX - estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;


    II - CORRETO (CF Art. 49, IX )


    III - (SENADO FEDERAL)

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
    V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios;

    LETRA B








     

  • Eu sempre me engano achando que cabe à Câmara dos Deputados julgar as contas do Presidente da República, tenho que tomar mais cuidado! :(
  •            Como é muito comum confundirmos as competências do Senado Federal e do Congresso, convém notar que, no que se refere às questões de D. Financeiro, o CN só terá competência para:
    Julgar, anualmente, as contas do Presidente da República... (art. 49, IX); Escolher 2/3 dos membros do TCU. (art. 49, XIII).         Todas as outras competências relacionadas ao D. Financeiro são exclusivas* do Senado Federal (art. 52, V, VI, VII, VIII, IX).


    *embora o legislador tenha usado a palavra privativa, trata-se, na verdade, de competência exclusiva, pois do Senado exerce tais competências sem qualquer interferência ou participação indireta de outro segmento. Suas atribuição são, portanto, indelegáveis.
  • Alessandra, cuidado, cabe ao CN, com a sanção do presidente, dispor sobre o montante da dívida mobiliária federal (art. 48, XIV da CF)


  • O que me quebrou na afirmativa I foi o examinador ter suprimido o termo GLOBAL no enunciado, pois gravei que limite GLOBAL é sempre vinculado ao Senado.

     

    Froids!

  • • DISPOR SOBRE DÍVIDA MOBILIÁRIA FEDERAL:::::> CONGRESSO NACIONAL

    • DISPOR SOBRE DÍVIDA MOBILIÁRIA DOS ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS:::::> SENADO FEDERAL

    • DISPOR SOBRE DÍVIDA CONSOLIDADA DA UNIÃO, ESTADOS, DF E MUNICÍPIOS :::::> SENADO FEDERAL

  • Sobre as contas do Presidente:


    Apreciar => TCU

    Tomar => Câmara

    Julgar => Congresso