SóProvas


ID
4841605
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A passagem do ciclone Idai por Moçambique, país localizado no sul da África, em março de 2019, destruiu casas, hospitais, estradas e deixou centenas de mortos e desaparecidos. Após a passagem do ciclone, as cidades mais atingidas registraram um aumento na ocorrência de uma doença infectocontagiosa aguda, comum em regiões de acampamentos e aglomeração humana onde as condições de higiene e saneamento básico são precárias ou inexistentes.


Qual é a doença registrada em Moçambique?

Alternativas
Comentários
  • Os casos de cólera, inclusive, passaram de 4 mil nesta quarta – a doença é transmitida pela contaminação de água e alimentos por uma bactéria. Sete pessoas morreram por causa do cólera até terça-feira.

    A foi registrada na cidade portuária de Beira, em Moçambique, . Os ventos destruíram casas e causaram enchentes, matando centenas de pessoas e deixando muitos desabrigados.

    Fonte: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/10/numero-de-mortos-pelo-ciclone-idai-no-sudeste-da-africa-passa-de-1-mil.ghtml>

    GABARITO: ALTERNATIVA "A"

  • A cólera

    Média de novas infecções após passagem do ciclone Idai é de 200 por dia. Número de mortos na catástrofe sobe para quase 600, e 130 mil pessoas continuam desabrigadas.(https://www.dw.com/pt-br/c%C3%B3lera-j%C3%A1-atinge-mais-de-mil-pessoas-em-mo%C3%A7ambique/a-48159958)