SóProvas


ID
4845853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Ministério da Economia
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


O analista de negócios faz o levantamento dos processos de um setor e os analisa a fim de compreender as atividades desenvolvidas e atender uma meta do negócio, enquanto o dono do processo é o responsável pela análise das restrições e rupturas que impedem o alcance da meta do negócio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Todas as atividades mencionadas na questão se referem ao analista de processos.

    Analistas de processos tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação. Definição: Analistas de processo realizam trabalhos de análise de processos e apoiam o desenho de processos em iniciativas de transformações.

    Dono de processo pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio. A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial. 

    Analistas de negócio são responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. (...) Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas, o analista de negócios tipicamente assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos. 

    Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise aborda conceitos relacionados à gestão por processos. Ela pergunta, especificamente, sobre a função de analista de negócios. Segundo o BPM CBOK V3.0, pág. 327, o analista de negócios é a pessoa responsável pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. Essas pessoas exercem papéis de ligação entre as áreas funcionais de uma organização e a área de Tecnologia da Informação. Por outro lado, os donos de processos (BPM CBOK V3.0, pág. 315) pode ser uma pessoa com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um processo de negócio. Além disso, segundo o BPM CBOK V3.0, pág. 425, os Analistas de processos possuem a habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho. Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois os conceitos apresentados referem-se ao de Analista de Processos, e não ao de Analista de Negócios.


    FONTE:
    Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) - versão 3.0. ABPMP, 1ª edição, 2013.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Os conceitos estão invertidos.

    • Analistas de processos
    • Tipicamente possuem grande habilidade em entendimento e documentação de processos e padrões de desempenho.
    • Criam modelos de estado atual ("AS-IS"), realizam análise e avaliação de processos, sugerem melhorias de processos e alternativas de desenho, e fazem recomendações de transformação.
    • Definição: realizam trabalhos de análise de processos e apoiam o desenho de processos em iniciativas de transformações.
    • Dono de processo
    • Pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas com a responsabilidade e a prestação de contas pelo desenho, execução e desempenho de um ou mais processos de negócio.
    • A propriedade dos processos pode ser uma responsabilidade em tempo integral ou parcial.
    • Analistas de negócio
    • São responsáveis pelo levantamento de requisitos e propostas de solução de tecnologia da informação. (...) Dentro do ciclo de desenvolvimento de sistemas.
    • Assume a função de ligação entre áreas funcionais da organização e a área de Tecnologia da Informação ou provedores de serviços externos.

  • Não acredito que os conceitos estejam invertidos, Thiago

  • Não estão invertidos, se referem apenas a um ator: o analista de processos

  • KKKK quem faz análise é o analista, por isso o nome... Conceitos distorcidos