-
Gab. C
Gerente de processos, possuindo independência de preocupações funcionais das operações de negócio, coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. Esse papel é responsável pelo monitoramento, controle e eficácia global de um ou mais processos.
Gerente de processos atua no nível tático e mede o desempenho no dia a dia e ajuda gestores funcionais a trabalhar com outros gestores funcionais que contribuem com o processo e seus resultados. Esse é um papel de medição e resolução de problemas que envolve a criação e coordenação de comitês compostos por gestores funcionais que executam o trabalho do processo.
Fonte: ABPMP_CBOK_Guide__Portuguese
@qineditas_
bons estudos!
-
Que prova desgraçada
-
-
Questão Top.
-
Sairia com uns -60 fácil nessa prova.
-
gerentes funcionais, que, independentemente da hierarquia, executam o processo que gera valor ao negócio??? alguém explica, por favor.
-
Gabarito: C
Gestor de Processos x Gerente de Processos
O Guia BPM CBOK destaca, ainda, que em organizações mais maduras, o Gestor do Processo (Dono do Processo) tem um subordinado, chamado de Gerente do Processo. O Gerente de Processos é responsável por coordenar e gerenciar o desempenho dos processos no dia a dia, bem como liderar as iniciativas de transformação dos processos. Ou seja, ao Gerente de Processos compete apoiar a rotina dos processos no dia a dia.
Estratégia
-
Gerente de processos coordena e gerencia o desempenho dos processos no dia a dia e lidera iniciativas de transformação de processos. Já o gerente funcional é responsável pela execução de uma parte do processo que gera valor ao negócio.
Fonte: Prof de TI Thiago Rodrigues Cavalcanti.