-
ERRADO
Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de um PROGRAMA.
fonte: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/uuid/dDocName%3AWCC191378
-
GAB. ERRADO
Complementando o Coment. de Gustavo Moura
Avaliação de Desempenho → ferramenta para conhecer e medir a performance dos indivíduos em uma organização e um dos pilares da prática da gestão de desempenho para melhorar os resultados coletivos e individuais. É fundamental para alcançar as metas e fornecer ao setor de recursos humanos dados importantes sobre a atuação de cada profissional, subsidiando decisões importantes junto aos gestores.
https://kenoby.com/blog/avaliacao-de-desempenho/?gclid=Cj0KCQjwit_8BRCoARIsAIx3Rj6eJwcaRFzKo8VnviPFdUPMBRFucmFM4veutOcYTjuEUkU3EIMJMtAaAoBkEALw_wcB
-
Por que esses indicadores (além de outros) também não podem ser utilizados para avaliação de desempenho?
-
economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, qualidade
-
de resultado e não de desempenho
-
-
Indicadores de Gestão do Fluxo de Implementação: Insumo, Economicidade, Processo, Produto Resultado, Impacto
Indicadores de Avaliação de Desempenho: Efetividade, Eficácia, Eficiência, Economicidade
Fonte: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/planejamento-e-orcamento/plano-plurianual-ppa/arquivos/ppas-anteriores/ppa-2016-2019/guia_indicadores_ppa.pdf
-
ERRADO
Q643635 (TCE-SC/2016) Com base no modelo de cadeia de valor, insumos, processos, produtos e impactos são os elementos que devem ser considerados no desenvolvimento de indicadores para a avaliação de programas. CERTA.
-
Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho. Resposta: Errado.
O examinador tentou confundir a galera que está estudando administração pública e gestão de pessoas. Percebam que estamos na matéria administração geral, que engloba gestão de pessoas! Logo, não há como se atribuir os indicadores listados na questão na avaliação de desempenho porque ela se trata do indivíduo.
Já na matéria administração pública de fato os indicadores listados acima fazem parte dos critérios da avaliação de desempenho da gestão pública, sendo esses divididos em duas dimensões:
Indicadores ou dimensões de resultados: eficiência, eficácia e efetividade.
Indicadores de dimensões de esforço: economicidade, excelência e execução.
-
O Guia Referencial propõe uma cadeia de valor que identifica 06 dimensões: 03 dimensões de esforço (economicidade, execução e excelência) e 03 dimensões de resultado (são eficiência, eficácia e efetividade). A partir da combinação dessas dimensões, é obtida a mensuração do desempenho.
Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto estão relacionados à dimensão resultado e não avaliação de desempenho.
-
resultado
-
QUESTÃO ERRADA - Os indicadores de insumo, processo, produto, resultado e impacto são utilizados para a avaliação de desempenho.
___________________________
Justificativa: Os indicadores são insumo, processo (eficácia) , produto (eficiência) e impacto (efetividade). Não existe nessa abordagem indicador de resultado.
_________________
Base teórica:
(1) Os indicadores são utilizados para a avaliação do desempenho. Conforme MPOG (2009):
''Indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação do desempenho das organizações, assim como de seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas e necessidades de mudança.'' [1]
(2) Para o MPOG (2009) , Insumos (inputs) , Processos/Projetos (ações), Produtos/serviços (outputs), Impactos (outcomes) eram elementos da cadeia de valor.
Os indicadores eram os 6E: Economicidade, Execução, Excelência, Eficiência , Eficácia e Efetividade. (MPOG , 2009) [1]
Para a ENAP (2021) os indicadores são : insumo, processo (eficácia) , produto (eficiência) e impacto (efetividade). [Repare, aqui não existe ''resultado''] [2]
Talvez, aí resida o erro. Para a nova abordagem na gestão publica, o indicador resultado abrange dois indicadores : Eficácia e Efetividade. (Bahia, ENAP, 2021, p. 14) [2]
(3) Fique ligado, caso esteja estudando Políticas Públicas/ AFO ! Dentro do Desenho de políticas públicas/ Desenho de programas do PPA (2020 -2023), existe uma abordagem chamada : modelo lógico. Nessa abordagem são designadas ''camadas estruturais da cadeia causa'' que são exatamente essas citadas pelos examinador: ''insumo, processo, produto, resultado e impacto''. [3]
_______________________
Fontes:
[1] MPOG. GUIA REFERENCIAL PARA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO E MANUAL PARA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES, 2009.
[2] Bahia, Leandro Oliveira Guia referencial para construção e análise de indicadores / Leandro Oliveira Bahia. -- Brasília: Enap, 2021.
[3] MANUAL TÉCNICO DO PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO FEDERAL - MT PPA, 2019, p. 19.
-
Gab: ERRADO
- De início havia relacionado esta questão aos 6 E's do Desempenho, que são (grave o mnemônico).
- --> Eu vou ter RESULTADO se eu for Eficiente, Eficaz e Efetivo. Indicadores de Resultado.
- --> Eu vou me ESFORÇAR se eu for Econômico, Excelente e Executivo (execução). Indicadores de Esforços.
Contudo, note que a questão cita indicadores de AVALIAÇÃO de desempenho e exemplifica com indicadores de Processos os quais avaliam Entradas (insumos) Processamentos (processos) e Saídas (produtos/ resultados e impactos). Assim, gabarito errado!
---------
Baixem as amostras dos meus resumos disponíveis aqui --> Linktr.ee/soresumo
Erros, mandem mensagem :)
-
ai sinceramente nem sei pq tem esse conteúdo no edital.....