SóProvas


ID
4846576
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, o pronome de tratamento adequado para vocativo, para se referir ao Secretário Executivo de Ministério e demais ocupantes de cargos de natureza especial é:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    Excelentíssimo Senhor (para autoridades superiores): Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e Presidente do STF.

    Senhor (demais autoridades): governador, prefeito, ministro, secretário, deputado, senador, juiz, etc.

  • Secretário Executivo de Ministério e demais ocupantes de cargos de natureza especial

    Endereçamento: A Sua Excelência o Senhor

    Vocativo: Senhor Secretário Executivo,

    Tratamento no corpo do texto: Vossa Excelência

    Abreviatura: V. Exa.

  • gab- A

    Senhor Secretário-Executivo.

    Depois da reformulação tudo é SENHOR

  • O candidato, para responder esta questão, precisa ter conhecimento específico sobre o emprego dos pronomes de tratamento no vocativo.


    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento que deve ser empregado no vocativo de comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor; já as demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor. 

    A partir dessa informação, e tendo em vista que o Secretário Executivo de Ministério e demais ocupantes de cargos de natureza especial estão entre as demais autoridades, concluímos que o pronome que deve ser usado no vocativo é Senhor e, portanto, a construção correta é: Senhor Secretário-Executivo, seguido de vírgula. Dessa forma, verificamos que a alternativa correta é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.




    Dica: O Decreto nº 9.758 de 11 de abril de 2019 determinou que a única forma de tratamento que deve ser usada na comunicação com agentes públicos federais é "senhor", independente de nível hierárquico, da natureza do cargo, da função ou da ocasião. Tendo ciência dessa informação, já era possível descartar de imediato as alternativas B, C e D.