SóProvas


ID
4847026
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Um dos marcos na política de educação dos profissionais da saúde foi, sem dúvida, a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Na implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, pela Secretaria, são apontados grandes desafios diante das novas exigências da área da saúde, entre as quais se encontra

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS)

    SINTETIZANDO O CONTEÚDO COBRADO:

    Nos termos da PNEPS, no contexto nacional, o marco de destaque na política de educação dos profissionais da saúde foi a criação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), no ano de 2003, que possibilitou a institucionalização da política de educação na saúde e o estabelecimento de iniciativas relacionadas à reorientação da formação profissional, com ênfase na abordagem integral do processo saúde-doença, na valorização da Atenção Básica e na integração entre as Instituições de Ensino Superior (IES), serviços de saúde e comunidade, com a finalidade de propiciar o fortalecimento do SUS.

    Nesse sentido, a criação da SGTES promoveu avanços na área da educação na saúde, contudo há desafios a serem superados, tais como adotar medidas para a implementação da PNEPS e elaboração de estratégias para sua atualização, que se fazem necessárias diante das novas exigências da área da saúde. Pode-se citar, dentre elas, o estímulo a maior utilização das novas tecnologias para o ensino na saúde e o estabelecimento do compromisso com as novas demandas de saúde pública.

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Com base nos ditames do PNEPS, podemos concluir que a única alternativa correta é a “letra D": “estímulo a maior utilização das novas tecnologias para o ensino na saúde".

    Perceba que a PNEPS aponta como grandes desafios diante das novas exigências da área da saúde, além do mencionado estímulo a maior utilização das novas tecnologias para o ensino na saúde, o estabelecimento do compromisso com as novas demandas de saúde pública. Com isso, podemos constatar que as demais alternativas não condizem com o contexto cobrado pela questão.


    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA D.