SóProvas


ID
4847092
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os estados de choque podem ser classificados em Hipovolêmico, Obstrutivo, Cardiogênico e Distributivo. Relacione as colunas conforme a classificação. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – Hipovolêmico
2 – Obstrutivo
3 – Cardiogênico
4 – Distributivo

( ) É consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.
( ) Ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.
( ) É caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.
( ) É caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguineo.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre choques, classificados em Hipovolêmico, Obstrutivo, Cardiogênico e Distributivo.

     

    1 – Hipovolêmico = É caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    2 – Obstrutivo = Ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    3 – Cardiogênico = É consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    4 – Distributivo = É caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguineo. 

     

    Resposta do Professor: D) 3 – 2 – 1 – 4.

  • CARDIOGENICO É consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    OBSTRUTIVO Ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    HIPOVOLEMICO É caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    DISTRIBUTIVO:  É caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguineo.

  • RESPOSTA: D

    Choque Hipovolêmico é caracterizado por baixo volume intravascular ou baixo volume relativo à sua capacitância, o que determina hipovolemia absoluta ou relativa.

    Choque Obstrutivo ocorre em consequência de uma obstrução mecânica ao débito cardíaco, o que ocasiona hipoperfusão tecidual.

    Choque Cardiogênico é consequência da falência primária da bomba cardíaca, o que resulta na diminuição do débito cardíaco.

    Choque Distributivo é caracterizado por inadequação entre a demanda tecidual e a oferta de oxigênio por uma alteração no fluxo sanguíneo.