X A) os fármacos atravessam as membranas lipídicas unicamente usando transportadores específicos. PODEM ATRAVESSAR A MEMBRANA CELULAR POR TRASPORTADORES ESPECÍFICOS, FILTRAÇÃO ATRAVÉS DOS POROS MEMBRANOSOS OU DIFUNDIDAS ATRAVÉS DAS MEMBRANAS LIPÍDICAS.
X B) o peso molecular de um fármaco é o principal fator que determina a taxa de difusão passiva através das membranas; a lipossolubilidade é menos importante. O PESO MOLECULAR É UM IMPORTANTE FATOR QUE INFLUENCIA NA ABSORSÃO DO FÁRMACO, MAS NÃO É O PRINCIPAL, SENDO A LIPOSSOLUBILIDADE O FATOR MAIS IMPORTANTE.
X C) muitos fármacos são ácidos e bases fortes, portanto seu estado de ionização varia com o pH, de acordo com a equação de Shild. MUITOS FÁRMACOS SÃO ÁCIDOS E BASES FRACAS E A CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO (pKa) É DADA PELA EQUAÇÃO DE HENDERSON-HASSELBALCH.
X D) a partição pelo pH significa que os ácidos fracos tendem a acumular-se em compartimentos com pH relativamente baixo, enquanto as bases fracas fazem o oposto. NO APRISIONAMENTO IÔNICO, AS DROGAS ÁCIDAS SE ACUMULAM EM COMPARTIMENTOS BÁSICOS (OU SEJA, pH ALTO) E DROGAS BÁSICAS SE ACUMULAM EM COMPARTIMENTOS ÁCIDOS (pH BAIXO).
V E) com ácidos ou bases fracas, apenas a espécie apolar (a forma protonada de um ácido fraco ou a forma não protonada de uma base fraca) pode difundir-se através de membranas celulares; isso acarreta a partição pelo pH. AS DROGAS APOLARES (LIPÍDICAS) ATRAVESSAM AS MEMBRANAS CELULARES COM MAIS FACILIDADE, DESSA FORMA, SÃO MELHORES ABSORVIDAS.