SóProvas


ID
4849486
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com o objetivo de promover pouco a pouco a substituição do braço escravo na lavoura de café, recorreu-se, nos meados do século XIX, à colonização estrangeira, sob sistema de parceria. Pretendia-se, dessa maneira, conciliar fórmulas usadas nos núcleos coloniais de povoamento com as necessidades do latifúndio cafeeiro. Contava-se com a experiência dos núcleos coloniais de povoamento cuja criação desde a vinda da Corte de D. João VI para o Brasil tinha sido estimulada. A partir de então, havia se rompido definitivamente com as tradicionais restrições à fixação de estrangeiros na colônia. Estimulava-se a vinda de imigrantes.

(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república: momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999)

O trecho acima aponta um primeiro motivo para o incentivo à imigração: a substituição do trabalho escravo. Outros motivos pertinentes para se estimular a migração foram:

Alternativas
Comentários
  • O texto de apoio aborda a transição do trabalho de pessoas escravizadas para europeus com migração incentivada e trabalho remunerado no Brasil, a partir da segunda metade do século XIX. O enunciado busca a alternativa que contenha corretamente outra explicação para o incentivo a migração de europeus para o Brasil além da demonstrada no texto.   

    A) Escravos eram adquiridos por produtores rurais e não pelo Estado Imperial Brasileiro.

    B) Não existia intenção alguma em pluralizar a composição étnica da população num estado escravista. 

    C) Aqui há um problema de cronologia. O texto fala em meados do século XIX enquanto que a chegada da família real portuguesa ao Brasil foi no início do século em 1808.

    D) A população absoluta na época já era insuficiente para cultivar todas as culturas de exportação que baseavam a economia desde meados do século XIX e a opção por incentivar a migração poderia reduzir este problema. Porém existiam diversas partes do mundo que poderiam servir de ponto de partida para esses imigrantes e a insistência pela migração de europeus deve-se à ampla aceitação na época, de ideias altamente racistas sobre o branqueamento da população. Alternativa correta. 

    E) O modelo agrário brasileiro baseado no latifúndio, monocultura e exportação prevalece na economia brasileira até os dias atuais com eventuais mudanças de áreas e produtos em relação ao século XIX. 



    Gabarito do professor: D.