SóProvas


ID
4851715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação da PRF
Assuntos

No que se refere aos procedimentos de fiscalização de equipamentos de segurança veicular de uso obrigatório, bem como a utilização daqueles destinados à constatação de eventuais irregularidades e crimes, julgue o item a seguir.


Situação hipotética: Veículo suspeito equipado com cronotacógrafo foi abordado por uma equipe da PRF.
Assertiva: Nessa situação, para verificar o trajeto desse veículo, a equipe deverá examinar o disco do cronotacógrafo, no qual as paradas terão sido evidenciadas por meio de uma linha contínua, e os momentos de deslocamento, por meio de uma linha com marcação mais espessa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO.

    Cronotacógrafo: Instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultânea e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, assim como os parâmetros relacionados com o condutor do veículo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

     O cronotacógrafo deve registrar simultaneamente:

    a) a distância percorrida;

    b) a velocidade instantânea;

    c) no mínimo dois tempos (tempo de direção e tempo de parada).

    As características dos traços e suas posições relativas devem possibilitar a identificação clara dos tempos distintos.

  • Pergunta no minimo mal formulada

    Assertiva: Nessa situação, para verificar o trajeto desse veículo, a equipe deverá examinar o disco do cronotacógrafo, no qual as paradas terão sido evidenciadas por meio de uma linha contínua, (O CERTO Contínua e espessa) e os momentos de deslocamento, por meio de uma linha com marcação mais espessa errado. O certo seria uma linha fininha e a marcação tipo gráfico, já que, você não consegui andar sempre na mesma velocidade a linha sobe e desse!!

  • Tenho uma van a 10 anos, com cronotacógrafo e ela não faz isso não. A agulha risca o disco com a mesma espessura em tudo. Parado ou em movimento.

  • Para verificar o trajeto desse veículo?? Pelo disco do tacógrafo não se sabe de onde o veículo veio, muito menos para onde vai, mas sim a distância e o tempo percorrido por ele.

  • Um tanto confusa a questão...

    No caminhão a espessura do risco não muda se esta parado ou andando. A diferença que quando esta em movimento a marcação varia de acordo com a velocidade... Outra coisa também é a verificação do trajeto, não tem nada que marque o trajeto a não ser um rastreador. as informações do disco são tempo que o veiculo está ligado, a velocidade que andou e quando preenchido a quilometragem da hora de trocar o disco.

  • Tacógrafo é GPS agora... kkkkkkk V S F D!!! Trajeto?? Claro claro... o condutor é parado em Corumbá - MS e no disco está descrito que o trajeto é de Campo Grande - MS para Cuiabá - MT, aí o PRF observa qual campo do tacógrafo ou do disco para saber a trajetória??? PIADA!!

  • Errouuuuuuuuuuu

  • Questão Correta e bem maldosa! Exige o conhecimento mais aprofundado do cronotacógrafo, pois em um disco diagrama por exemplo, só a linha de marcação do tempo que se torna mais espessa quando em deslocamento. Em relação a poder identificar possíveis pontos de parada do veículo, é possível apenas se ele transitava por rodovia com trecho sem estradas alternativas.

  • É impossível não enxergar que essas questões de CFP na sua grande maioria não caem na prova objetiva!!