SóProvas


ID
4852501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado é uma das instituições sociais mais complexas que foi criada e desenvolvida pelo ser humano, por isso é preciso considerar a definição dos cientistas sociais e políticos acerca da complexidade do conceito de Estado. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


A sociologia weberiana de Estado considerou, em seus estudos, a existência de um governo soberano, que detém tanto o monopólio do uso da força física quanto à subordinação da sociedade que nele vive.

Alternativas
Comentários
  • Weber entende o Estado como um elemento que parte de um princípio parecido com o princípio visto pelos contratualistas, ou seja, como um elemento comum que subordina as pessoas à sua autoridade legal para o bem delas mesmas. O Estado, para Weber, é uma instituição que detém o monopólio da força e da violência mediante a legalidade para evitar que indivíduos exerçam a força e a violência. Para o sociólogo, se os indivíduos não fossem violentos, o Estado seria desnecessário.

    Fonte:

    https://www.google.com.br/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/sociologia/dominacao-para-max-weber.htm

  • A definição que Max Weber traz é que ¹“o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território.” Em outras palavras, o Estado é a única entidade que possui o poder genuíno de lançar mão do uso da força como forma de intervenção, caso se verifique a necessidade, nas ações dos sujeitos que estão submetidos à sua jurisdição.
  • Subordinação pode ser entendido como "dominação", uma palavra que está presente no léxico weberiano.