SóProvas


ID
4856587
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

V.M., sexo feminino, 50 anos de idade, diabética, IMC 26 kg/m2 , glicemia em jejum igual a 96mg/dL e hemoglobina glicada igual a 7,8% passa em consulta de enfermagem. A enfermeira sabe que, na prática, é importante priorizar alguns diagnósticos de enfermagem, uma vez que eles devem compor a base das intervenções. Considerando as informações disponíveis de V.M. para compor o plano de assistência, ela deve priorizar o diagnóstico de enfermagem:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre diabetes mellitus. Para o caso apresentado:

    A) Incorreto. A paciente já esta no sobrepeso (IMC 26 kg/m2). Não é um diagnostico de risco.

    B) Correto. Risco de glicemia instável. Paciente apresenta glicemia em jejum igual a 96mg/dL (normal) e hemoglobina glicada igual a 7,8% (elevada), mostrando descontrole.

    C) Incorreto. Não há informações que mostre risco de desequilíbrio eletrolítico. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    D) Incorreto. Não há informações que mostre risco de infecção. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética e tem risco de lesões e infecções, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    E) Incorreto. Não há informações que mostre  risco de integridade tissular prejudicada. Mesmo sabendo que é uma paciente diabética e tem risco de lesões e infecções, não podemos supor pois estamos procurando a prioridade do momento.

    Resposta do Professor: B.


  • Pacientes sem diabetes:

    • 4,0 a 5,6% → Resultado normal. Valor esperado para pessoas não diabéticas.
    • Entre 5,7 e 6,4% → Resultado anormal, que indica pré-diabetes, ou seja, elevado risco do paciente desenvolver diabetes a curto prazo.
    • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sem diagnóstico de diabetes → Resultado anormal, que indica diabetes.

    Pacientes com diabetes:

    • Entre de 6,5 e 7,0% em pacientes sabidamente diabéticos e em tratamento → resultado desejado, que indica controle adequado da glicemia.
    • Entre de 7,0% e 7,9% → Resultado anormal para adultos diabéticos, mas que pode ser tolerado em pacientes idosos ou crianças, pois esses fazem parte de um grupo que tem maior risco de desenvolver episódios de hipoglicemia com a medicação para o diabetes.
    • Acima de 8,0% → Resultado anormal, que indica diabetes mal controlado.