SóProvas


ID
4858942
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Laje do Muriaé - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 9.847, de 25 de julho de 2019, assinale a definição INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • XIII - registros precários - dados referentes ao estoque de armas de fogo, acessórios e

    munições das empresas autorizadas a comercializá-los; e

  • A questão requer conhecimento do Decreto 9847/2019, que regulamenta a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento), para dispor sobre a aquisição, o cadastro, o registro, o porte e a comercialização de armas de fogo e de munição e sobre o Sistema Nacional de Armas e o Sistema de Gerenciamento Militar de Armas.

    Passemos às alternativas (lembrando que é pedida a INCORRETA).

    Letra A: correta. É a definição de “arma de fogo portátil”, como consta no art. 2º, VIII, do Decreto 9847/2019.

    Letra B: correta. É a definição de “cadastro de arma de fogo”, como consta no art. 2º, XI, do Decreto 9847/2019.

    Letra C: correta. É a definição de “munição”, como consta no art. 2º, X, do Decreto 9847/2019.

    Letra D: incorreta. A alternativa trouxe a definição de “registros precários”, e não de “registros próprios”, como mostra o art. 2º, XIII, do Decreto 9847/2019. A definição de “registros próprios” consta no art. 2º XIV, do mesmo Decreto, vejamos: “Art. 2º (...) XIV - registros próprios - aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente”.

    Gabarito: Letra D.

  • Reforçando o comentário do colega Cleydson

     Decreto 9847/2019

    XIII - registros precários - dados referentes ao estoque de armas de fogo, acessórios e munições das empresas autorizadas a comercializá-los; e

    XIV - registros próprios - aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente.

  • Nessa eu não caiu mais!!

  • A fim de responder corretamente à questão, faz-se necessária a análise das assertivas contidas em cada um dos itens para verificar qual delas é a verdadeira.
    Item (A) - Nos termos do inciso VII do artigo 2º do Decreto nº 9.847/2019, configuram armas de fogo portáteis "as armas de fogo que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, podem ser transportada por uma pessoa, tais como fuzil, carabina e espingarda". Com efeito, a assertiva contida neste item é verdadeira.
    Item (B) -  Nos termos do inciso XI do artigo 2º do Decreto nº 9.847/2019, o cadastro de arma de fogo  configura-se pela "inclusão da arma de fogo de produção nacional ou importada em banco de dados, com a descrição de suas características". Com efeito, a assertiva contida neste item está correta.
    Item (C) - Nos termos do inciso X do artigo 2º do Decreto nº 9.847/2019, configura munição o "cartucho completo ou seus componentes, incluídos o estojo, a espoleta, a carga propulsora, o projétil e a bucha utilizados em armas de fogo". Com efeito, a assertiva contida neste item está correta.
    Item (D) - Nos termos do inciso XIV do artigo 2º do Decreto nº 9.847/2019XIV configuram-se registros próprios "aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente". A assertiva contida neste item corresponde à definição dos registros precários, previsto no inciso XIII do dispositivo mencionado. Com efeito, a assertiva contida neste item está incorreta.
    Diante das considerações acima realizadas, a alternativa apropriada é a constante do item (D).

    Gabarito do professor: (D)



  • "Nessa eu não CAIO mais"

  • Por eliminação rsrs

  • Se atentar aos trocadilhos que geralmente as bancas fazem com palavras-chave, no caso acima foi a alteração da palavra ‘precários’ por ‘próprios’, o que tornou a alternativa incorreta pela definição equivocada do conceito.

  • Gab: D

    a) correta - VIII - arma de fogo portátil - as armas de fogo que, devido às suas dimensões ou ao seu peso, podem ser transportada por uma pessoa, tais como fuzil, carabina e espingarda;

    b) correta – XI - cadastro de arma de fogo - inclusão da arma de fogo de produção nacional ou importada em banco de dados, com a descrição de suas características;

    c) correta - X - munição - cartucho completo ou seus componentes, incluídos o estojo, a espoleta, a carga propulsora, o projétil e a bucha utilizados em armas de fogo;

    d) incorreta - a letra da lei diz: XIV - registros próprios - aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente

  • Gabarito D, o nome desse registro é Precário e não Próprio.

    Questão difícil.

    Em frente, 2021 será o ano da vitória.

  • GABARITO: D

    Artigo 2 -

    XIV - registros próprios - aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente.

  • Caí feito pato, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Marquei (A)

    GABARITO: D

  • Quando cobrar a incorreta

    comece pela última opção ou se ficar na dúvida entre as opções opte por ela

    na maioria das vezes é a última

    ADSUMUS

  • GABARITO D

    Os registros próprios são "aqueles realizados por órgãos, instituições e corporações em documentos oficiais de caráter permanente".

  • Eu só não entendi onde que um Fuzil é arma de Uso Portátil

  • A mais errada, é nítido o equivoco da banca na letra (a), mas vamos á luta meus guerreiros.

  • Acho que essa questão podia ter anulação

  • Não confundam porte de arma com arma portátil, o enunciado da A está correto, faz referência a arma portátil.

  • Tá achando que questões de guarda municipal é fácil? kkkkkkk

  • o registro tem ligação com a identificação do respectivo proprietário no banco de dados (decreto 9845 art.2 inc. XII).

  • obrigada Isa pela explicacao, simples e direta.
  • ACERTEI POR EXCLUSÃO !

  • GABARITO LETRA D

    a questão trouxe a definição de REGISTROS PRECÁRIOS

    dados referentes ao estoque de armas de fogo, acessórios e munições das empresas autorizadas a comercializá-los.

  • Gabarito D, o nome desse registro é Precário e não Próprio.

    Questão difícil.

    Em frente, 2022 será o ano da vitória.