A questão versou sobre o tema Motivação e pediu para identificarmos de qual teoria o enunciado estava tratando.
Dica do enunciado: As necessidades dos funcionários são adquiridas ao longo do tempo em função (...). Com esse trecho, já é possível acertar a questão.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:
A) INCORRETA. "ERC, de Alderfer".
➡ ERC vem de Existência, Relacionamento e Crescimento. É uma adaptação mais flexível da pirâmide de Maslow (veja comentário do item "b"). O nível existencial equivale ao nível das necessidades E= fisiológicas + segurança. O relacionamento pega o nível social + a parte externa da estima. O crescimento equivale à autorrealização + Estima interna. Não tem relação com necessidades adquiridas, mas com necessidades existentes a serem satisfeitas inclusive de forma simultânea (o que é possível na teoria hierárquica de Maslow).
B) INCORRETA. "Hierarquia das necessidades, de Maslow".
➡ Na Teoria da Hierarquia das Necessidades, Maslow indica que há uma gradação entre as necessidades humanas de acordo com a seguinte ordem (da mais básica para a mais altas). "Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. " (Fonte: Chiavenato)
Mnemônico da primeira necessidade até a última: “FIZ, SEGURA SÓ ESTA”: 1-Fisiológica; 2- Segurança; 3- Sociais; 4- Estima; 5-Autorrealização.
C) INCORRETA. "Dois fatores, de Herzberg".
➡ Nessa teoria bifatorial, Herzberg categoriza os fatores em higiênicos (H) (vem de fora) e em motivacionais (M) (vem de dentro da pessoa).
Com isso, o autor afirma o seguinte:
______.PRESENTE ..._______________....AUSENTE
H....Não gera insatisfação...____.GGera insatisfação
M ...Gera insatisfação..___________Nulo. Gera não satisfação ( ≠ insatisfação)
D) CORRETA. "Necessidades adquiridas, de McClelland".
➡ O que essa teoria afirma? Todas as pessoas têm três tipos de necessidades psicológicas adquiridas em diferentes nível e há sempre uma dominância de uma delas em cada indivíduo.
Quais são essas necessidades da teoria do McClelland?
REALIZAÇÃO .______...AFILIAÇÃO.._____.. PODER
Mnemônico: "Mc toca um R.A.P"
Realização: sucesso, excelência, atingir um alto padrão.
Afiliação: visa relacionamentos, ser aceito, contato humano.
Poder: necessidade de controlar, ensinar, treinar e influenciar pessoas.
E) INCORRETA. "Equidade, de Stacy Adams".
➡ tem relação com o esforço e recompensa de uma pessoa em relação a um trabalho comparando esses aos outros que executam o mesmo trabalho. A pessoa se coloca como padrão de comparação. Quanto mais "justo" na visão do trabalhador for essa relação mais motivado ele estará. Essa comparação pode se dar em 3 níveis: trabalhador X trabalho; trabalhador X seu grupo; trabalhador X mercado de trabalho.
Fontes: DURAN, CRISTIANA. “Gestão de Pessoas”. 2ª ed. Juspodium. 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D
A teoria das necessidades de McClelland, também conhecida como a teoria das três necessidades, teoria das necessidades adquiridas, teoria das necessidades motivacionais e ainda teoria das necessidades aprendidas, é um modelo motivacional que tenta explicar como as necessidades de sucesso, poder e pertencimento afetam as ações das pessoas no contexto da gestão empresarial.
McClelland identificou três motivadores que ele acreditava estarem presentes em todas as pessoas: a necessidade de conquista, a necessidade de pertencimento e a necessidade de poder.
As pessoas teriam diferentes características dependendo do seu motivador dominante. Segundo a teoria das necessidades de McClelland, esses motivadores são aprendidos. Essa é a razão pela qual essa teoria muitas vezes é denominada teoria das necessidades aprendidas.
Fonte: amenteemaravilhosa .com .br
Gabarito : D.
A - ERC, de Alderfer. Errado: Alderfer trabalha com a revisão da Teoria de Maslow, dessa forma, defende que há três grupos de necessidades com hierarquia, mas não rígida: Existência (Fisiológica e Segurança), Relacionamento ( Social e Estima) e Crescimentos (Auto-realização). Alderfer não aborda o estilo de perfil de cada funcionário, mas sim, uma meta de evolução/crescimento do desempenho do indivíduo no trabalho.
B - Hierarquia das necessidades, de Maslow.Errado: Maslow define motivação como a busca pela satisfação de necessidades escalonadas em uma pirâmide rígida de necessidades. O indivíduo somente passa de um nível para o outro após a satisfação do nível anterior (rigidez).
C - Dois fatores, de Herzberg. Errado: Herzberg defende que a motivação é produto de dois fatores: higiênicos ou extrínsecos e motivadores ou intrínsecos. Para o autor, motivação é sinônimo de satisfação. Nessa teoria, o contrário de satisfação não é a insatisfação, mas sim a neutralidade. Herzberg não define o perfil de cada funcionário, mas sim, os fatores que levam a Satisfação e a Insatisfação no trabalho.
D- Necessidades adquiridas, de McClelland. Correto: Conforme o enunciado da questão, as necessidades dos funcionários são adquiridas ao longo do tempo em função da experiência de vida. Isso exige que os administradores aprendam a identificá-las e a criar ambientes de trabalho que sejam responsivos aos respectivos perfis das necessidades.
- Necessidade de realização (sucesso) : desejo de alcançar algo difícil; exige um padrão de sucesso, domínio de tarefas complexas e superação de outras – assumir responsabilidades; correr riscos calculados; retorno concreto sobre desempenho; não são motivados por dinheiro em si. → Prazer/desafio
- Necessidade de poder: desejo de influenciar ou controlar outros, ser responsável por outros e ter autoridade sobre outros; necessidade de dominar, influenciar ou controlar pessoas (procuram por posições de liderança); uma elevada tendência para o poder está associada a atividades competitivas.→ Influência
- Necessidade de Associação (Afiliação): desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, de evitar conflito e estabelecer fortes amizades; é uma necessidade social, de companheirismo e apoio, para desenvolvimento de relacionamentos significativos com pessoas (motivados por cargos que exigem interação frequente com colegas), tem dificuldade em avaliar os subordinados de forma objetiva.→ Afiliação
E - Equidade, de Stacy Adams. Errado: Na teoria da Equidada os funcionários comparam suas contribuições (entradas/input) com as contribuições de outros funcionários. Se perceberem que há diferença injusta, poderão ficar desmotivados.