A segmentação psicográfica organiza seu mercado com base em atitudes, interesses, personalidade, valores, opiniões e estilo de vida do consumidor. Permite que você crie e comercialize melhor seus produtos, pois haverá uma correspondência mais precisa entre o produto e as necessidades e desejos de cada segmento.
Gabarito ( C )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
1) Segmentação Geográfica
Agrupa as pessoas de acordo com a sua localização. Região do país em que vivem, cidade natal e até mesmo o bairro, em casos específicos de anúncios online, por exemplo.
2) Segmentação Demográfica
Esse é o tipo de segmentação de marketing mais comum. Separar um grupo seguindo quesitos demográficos inclui analisar: estado civil, renda, idade, número de pessoas na família, religião, profissão, nacionalidade, etc.
3) Segmentação Comportamental
O comportamento de uma pessoa em relação ao consumo de bens e serviço leva em consideração gostos pessoais, escolhas anteriores de soluções similares, preferências, etc.
Outra forma de segmentar é seguindo critérios mais resumidos como fiéis, neutros e defensores da marca.
Para cada um, a linguagem, principalmente, das propagandas terá um tom e um apelo diferentes que dialogam com a posição do cliente.
4) Segmentação psicográfica
Analisa a atitude, o estilo de vida e a personalidade das pessoas envolvidas.
São características subjetivas, mas ainda sim possíveis de serem identificadas. Muitas pessoas compartilham hábitos, atitudes e temperamentos em comum que constroem seu estilo de vida.
Por exemplo, se a sua empresa atende o mercado de luxo, exclusividade, qualidade e as marcas farão a diferença para o cliente.
Já se os seus clientes valorizam o custo-benefício das soluções, apresentar argumentos de vendas convincentes é importante, pois qualidade também faz a diferença.