SóProvas


ID
4859989
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assim, a explicação de que é a “ideia” da Independência que constitui a força propulsora da renovação que se operava no seio da colônia parece pelo menos arriscada.

(Caio Prado Jr. A formação do Brasil contemporâneo. 23. edição. São Paulo: Brasiliense, 1994)

Considerando a obra e o fragmento do texto, podemos afirmar que a Independência

Alternativas
Comentários
  • foi um processo no qual várias concepções de separação coexistiram, uma vez que não existia um projeto de unidade em torno da Independência do país, diante de interesses e disputas conflitantes no período.

  • Meu deus QC, parem de repetir questões, eu aqui tentando estudar mas de 30 questões que eu vi, teve apenas umas 6 que são diferentes uma das outras... O resto é tudo repetido!!!!

  • lembre-se que muitas das revoltas separatistas ocorreram após a independência( balaiada; cabanagem; sabinada; malês; farroupilha etc)

  • As alternativas A, B e C falam de uma participação popular, ou ainda de um processo que beneficiou a população brasileira, o que não foi verdade haja vista que a independência foi um processo articulado pelas elites rurais e pelos que desejam manter a estrutura portuguesa no Brasil ( a considerar que o próprio Dom João VI recomendou seu filho a fazer a independência antes que um popular a fizesse) , por isso a alternativa E está errada também, pois a elite era rural e não industrial, visto que a indústria brasileira era muito rudimentar à época.

    GAB letra D (os movimentos de independência local como conjuração baiana e mineira são considerados como o início da contestação dos laços entre colônia e metrópole).

  • GABA-D

    Com a programação da independência não houve grandes transformações,uma vez que a ordem escravista e monárquica foi mantida.

  • Para muitos membros da elite letrada da época, a antecipação da maioridade de D. Pedro II, na época com 14 anos de idade, era a única solução para pacificar as revoltas que assolavam o território brasileiro durante os governos regenciais. 

  • Foi um processo no qual várias concepções de separação coexistiram, uma vez que não existia um projeto de unidade em torno da Independência do país, diante de interesses e disputas conflitantes no período.

    GABARITO = LETRA D