SóProvas


ID
4860481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação da PRF
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de direitos humanos, segurança pública e polícia comunitária.

De acordo com Marcelo Rezende Guimarães, a terceira dimensão da cultura da paz refere-se ao aspecto abrangência, pois a paz compreende todas as áreas da vida, incluindo-se o aspecto social, o político e o econômico, assim como as pequenas ações do cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • Uma das questões mais "brisadas" que já fiz. Talvez no CFP da PRF tenha tido algum contato com o autor em destaque.

  • Pensei no conceito de paz como algo macro, que não estabelecesse relações cotidianas.

  • Ave maria, viu
  • ERRADO

    PRIMEIRA DIMENSÃO: DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS - LIBERDADE

    SEGUNDA DIMENSÃO: DIR. SOCIAIS, ECONÔMICOS E CULTURAIS - IGUALDADE

    TERCEIRA DIMENSÃO: DIR. DIFUSOS E COLETIVOS - FRATERNIDADE

    (03ª - TRANSINDIVIDUAIS; SOLIDARIEDADE; PAZ)

  • A visão holística é a que traz uma visão integral sobre paz, esclarecendo que esta é a plenitude criada por relações corretas consigo mesmo (paz interior), com os outros (paz social) e com o ambiente (paz ambiental).

    A holística revela, dessa forma, que os direitos humanos têm um papel fundamental na construção de uma cultura da paz. Sendo tais direitos costumeiramente classificáveis em três gerações ou dimensões (correspondendo, simplificadamente, a direitos individuais, direitos sociais e direitos ambientais), conclui-se que estes servem como tijolos de construção para a paz interior, social e ambiental, respectivamente.

    Fonte: Os direitos humanos na construção de uma cultura da paz: meios de construção ou de demolição? (por Clésio Ibiapina Tapety)

  • Quem errou, acertou

  • Qc, pelo amor de deus, filtre essas questões aí meu camarada. Tá tacando tudo do CFP para cá, pera lá meu bacana

  • Meta uma questão dessas como um comentário de professor bem elaborado. Não me faça perder tempo solicitando comentário.

  • 3. CULTURA DA PAZ

    Para falarmos de violência e não-violência, em um mundo cheio de conflitos e atos de violência e agressões, precisamos definir alguns conceitos e definir de onde estamos falando. Vamos falar um pouco da “cultura da paz”, um conceito que surgiu na ONU (Organização das Nações Unidas), e que nos ajuda a separar o jeito violento do não violento de enfrentar os conflitos.

    De modo resumido, podemos identificar três dimensões da cultura da paz, de acordo com o professor Marcelo Rezende Guimarães:

    1. A primeira dimensão da cultura da paz destaca que a paz “POSSUI A MARCA DO HUMANO”. Quer dizer, a paz, assim como a violência, SE CONSTRÓI E SE APRENDE pelos seres humanos. As agressões ou guerras são ações humanas. Não fazem parte da natureza, mas da cultura.

    2. A segunda dimensão da cultura da paz destaca sua enorme abrangência, uma vez que COMPREENDE TODAS AS ÁREAS DA VIDA, desde o social, o político e o econômico, até as pequenas ações do cotidiano. Um bom exemplo é a educação: o diálogo e a não violência são importantes para mudar o jeito como a escola trata a diversidade cultural e étnica.

    3. Por fim, a cultura da paz não é uma situação já dada, nem atingida por decreto. Ela É UM PROCESSO, UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. Nesse processo de construir uma cultura da paz, os movimentos sociais reforçam um protagonismo especial: as mulheres, as minorias étnicas, a classe trabalhadora, os pobres de todo mundo, ou seja, grupos que sofrem violações de direitos humanos e que lutam contra elas são os construtores do avanço da cultura da paz.

    Há muitas pessoas que falam de violência como se fosse uma força presente na natureza, como se crimes e agressões fossem fenômenos naturais ou parte natural da vida. Da mesma forma que a paz, a violência também é uma criação do homem. Sem nenhuma regra fixa, a violência apresenta-se na sociedade de acordo com a arrumação social.

    GUIMARÃES, Marcelo Rezende. “Desafios para a construção de uma cultura de paz”. In: I Seminário Direitos Humanos e Educação para a Paz. Brasília, 8 e 9 de Dezembro de 2005, p. 2-5. 

    Fonte: http://www.dhnet.org.br/dados/cursos/mediar_conflitos/curso_m_conflitos_modulos_1_10.pdf

  • GABARITO: ERRADO.

  • Errado.

     

    #PMAL2021

  • Parem de chorar e leiam o comentário do camarada André Nascimento !!!!

    É uma questão que tem potencial para ser cobrada em provas objetivas e discursivas .

  • 3. CULTURA DA PAZ

    1. A primeira dimensão da cultura da paz destaca que a paz “POSSUI A MARCA DO HUMANO

    2. A segunda dimensão da cultura da paz destaca sua enorme abrangência, uma vez que COMPREENDE TODAS AS ÁREAS DA VIDA, desde o social, o político e o econômico, até as pequenas ações do cotidiano

    3. . Ela É UM PROCESSO, UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 

  • Questão fela da mãe e ainda por cima sem um misero comentário de um professor.

    Qc tá caindo de nível e sendo negligente nesse sentido.

    Pagamos para usufruir de uma serviço de qualidade e não por algo medíocre e sem excelência como tem sido.

  • Gabarito Errado

    1ª Dimensão - Liberdades e Direitos Políticos;

    2ª Dimensão - Igualdade e Direitos Sociais;

    3ª Dimensão - Fraternidade e Direitos Ambientais;

    4ª Dimensão - Globalização e Desenvolvimento Tecnológico; e

    5ª Dimensão - Direito de Paz;

    Atualmente, parte da doutrina entende que existe a 6ª Geração, que se baseia no Direito de Acesso à água potável e Direito à felicidade. Mas em prova são 5.

    Bons Estudos!

  • Uma questão com mais de 70% de alunos errando, não tem um comentário sequer de um professor! Acorda aí, QC! Solicitei o comentário!

  • A PERGUNTA É... O QUE IMPEDE DE TÁ CERTA?

  • Para a CESP , o direito de paz é de terceira geração, como ela colocou que o político(1º), civil (social)(2º) e econômico(2º) estando com o de paz(3º) torna a questão errada.

  • QC tá de brincadeira. Por isso migrarei para o TEC concursos.

  • 1)    PRIMEIRA: direitos de liberdade: civis e políticos. Abstenção estatal. DIREITOS NEGATIVOS

    Marco histórico: 1- Rev. Gloriosa na Inglaterra (1688); 2- Independência dos EUA (1777), 3- Rev. Francesa (1789); Marco jurídico: Constituição do EUA (1787); Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789);

    2)    SEGUNDA: direitos de igualdade: direitos sociais, econômicos e culturais. Estado liberal para o social. Estado prestacional. DIREITOS POSITIVOS

    Marco histórico: Rev. Mexicana (1910); Rev. Russa (1917). Marco jurídico: Const. Mexicana (1917); Const. de Weimar (1919);

    3)    TERCEIRA: direitos de solidariedade/fraternidade: direitos difusos e coletivos. Envolvem direito à autodeterminação, meio ambiente, consumidor etc.

    Marco histórico: 2° Guerra Mundial e a ONU. Marco jurídico: Declaração Universal de Direitos Humanos (1948);

    4)    QUARTA: segundo BOBBIO, envolve direitos de pesquisa biológica e manipulação genética. Segundo BONAVIDES, envolve tutela da democracia, direito à informação e pluralismo político. 

    Marco histórico/Jurídico: Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005).

    5)       QUINTA: Segundo Paulo Bonavides: Direito a Paz e Segundo Wolkmer zimmerman- Inclusão digital e Cibernética.

  • De acordo com Marcelo Rezende Guimarães, a terceira dimensão da cultura da paz refere-se ao aspecto abrangência, pois a paz compreende todas as áreas da vida, incluindo-se o aspecto social, o político e o econômico, assim como as pequenas ações do cotidiano. ERRADO

    Podemos identificar três dimensões da cultura da paz, de acordo com o professor Marcelo Rezende Guimarães:

    1. A primeira dimensão da cultura da paz destaca que a paz “POSSUI A MARCA DO HUMANO”. Quer dizer, a paz, assim como a violência, SE CONSTRÓI E SE APRENDE pelos seres humanos. As agressões ou guerras são ações humanas. Não fazem parte da natureza, mas da cultura.

    2. A segunda dimensão da cultura da paz destaca sua enorme abrangência, uma vez que COMPREENDE TODAS AS ÁREAS DA VIDA, desde o social, o político e o econômico, até as pequenas ações do cotidiano. Um bom exemplo é a educação: o diálogo e a não-violência são importantes para mudar o jeito como a escola trata a diversidade cultural e étnica.

    3. Por fim, a cultura da paz não é uma situação já dada, nem atingida por decreto. Ela É UM PROCESSO, UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. Nesse processo de construir uma cultura da paz, os movimentos sociais reforçam um protagonismo especial: as mulheres, as minorias étnicas, a classe trabalhadora, os pobres de todo mundo, ou seja, grupos que sofrem violações de direitos humanos e que lutam contra elas são os construtores do avanço da cultura da paz.

  • Questões de curso ds formação NÃO são questões de concurso! Criem um filtro só para isso, po! Que chato...
  • Essas questões desse curso de formação eu não acertei nenhuma, que inferno bicho.