Gabarito E)
São eles...
Informe: é o conhecimento resultante de juízo(s) formulado(s), que expressa o estado de certeza, opinião ou de dúvida frente à verdade, sobre fato ou situação passado e/ou presente. Resulta da avaliação de situação ou fato passado ou presente quanto à idoneidade de sua fonte e à veracidade de seu conteúdo.
Informação: É o conhecimento resultante de raciocínio(s) e que expressa a certeza do analista frente à verdade, sobre fato ou situação passados e/ou presentes. A informação vai além da simples narração de fatos ou situações, contemplando a interpretação dos mesmos. Na produção do conhecimento de inteligência “informação” serão utilizados apenas dados A1, ou seja, dados oriundos de fontes idôneas cujo conteúdo tenha sido confirmado também por outras fontes.
Apreciação: É o conhecimento resultante de raciocínio(s), que expressa o estado de opinião do analista frente à verdade, sobre fato ou situação passados e/ou presentes. O conhecimento Apreciação admite ainda a realização de projeções que resultam tão somente da percepção do analista acerca dos prováveis desdobramentos ou conseqüências do assunto analisado dentro de um horizonte temporal máximo de 01 ano (futuro imediato).
Estimativa: É o conhecimento, elaborado por uma equipe de analistas, que expressa o estado de opinião do grupo sobre a evolução futura de fato ou situação. Exige dos analistas o completo domínio das técnicas e métodos utilizados para a elaboração e acompanhamento de cenários prospectivos.
A atividade de Inteligência exige o emprego de meios sigilosos, como forma de preservar sua ação, seus métodos e processos, seus profissionais e suas fontes. Desenvolve ações de caráter sigiloso destinadas à obtenção de dados indispensáveis ao processo decisório, indisponíveis para coleta ordinária em razão do acesso negado por seus detentores. Nesses casos, a atividade de Inteligência executa operações de Inteligência - realizadas sob estrito amparo legal -, que buscam, por meio do emprego de técnicas especializadas, a obtenção do dado negado.