SóProvas


ID
4861312
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Império Romano, o espetáculo dos gladiadores, assistido, nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Nesse contexto, esse espetáculo:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A luta de gladiadores representava muito no Império Romano, era a grande atração para o povo. Por esse motivo os imperadores investiam tanto nesses espetáculos, já que assim conseguiam conquistar a amizade do povo. Essa era uma política chamada de “Pão e Circo”, os governantes distribuíam pão durante as lutas e assim conseguiam manipular as massas, oferecendo o que mais lhes interessava.

  • A existência de gladiadores, que eram tão característicos da sociedade romana da Antiguidade, estava muito além de simples diversão para o povo, ademais, nem sempre esses confrontos terminavam em morte. Entre outros aspectos importantes do mundo romano, tais lutas envolviam o princípio da soberania popular, que se evidenciava, na arena, de forma incisiva e direta.

    O espetáculo dos gladiadores, que acontecia nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Esse espetáculo também homenageava o Imperador, associando-o à honra e à coragem do gladiador.

    Os Gladiadores eram escravos que eram forçados a lutar por suas vidas. O termo gladiador é proveniente de uma espada que utilizavam em combate, o gládio. Os primeiros registros existentes sobre lutas de gladiadores em Roma são datados de 286 a.C.. Este esporte, porém, foi inventado pelos etruscos.

    Resposta: A