SóProvas


ID
4861450
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. De acordo com o MS a Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. A portaria que institui o programa não faz alusão ao período (tempo) de puerpério. Ate porque, segundo o MS o puerpério estende-se até 42 dias.

  • Pessoal, quem encontrar a referência sobre os 28 dias de atendimento do componente puerpério posta aí

  • SEGUE LETRA DA LEI :

    III - Componente PUERPÉRIO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA rede cegonha PORTARIA 1459: 

    a) promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável; 

    b) acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento; 

    c) busca ativa de crianças vulneráveis; 

    d) implementação de estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva; 

    e) prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites; e 

    f) orientação e oferta de métodos contraceptivos.

  • puerperio não se prolonga até 45 dias por parto não?

  • Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.

  • A Rede Cegonha é um pacote de ações para garanti r o atendimento de qualidade, seguro e humanizada para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confi rmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/rede_cegonha.pdf