SóProvas



Prova IBADE - 2019 - Prefeitura de Jaru - RO - Enfermeiro Obstetra


ID
3018418
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT

        A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).

        Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava. 

        Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia". 

        O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


        Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

         No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

        Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


        Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...) 

        Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

        Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.

https://gazetaweb.globo.com/

Em “Ele disse que provavelmente daria certo com Física ou Astronomia.”, o QUE tem o mesmo valor gramatical em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → “Ele disse que provavelmente daria certo com Física ou Astronomia.”

    → temos o "que" dando início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta, sendo uma conjunção integrante, equivalendo a ISSO → disse alguma coisa (ISSO), é o que procuramos:

    → A cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto. → temos o "que" dando início a uma oração subordinada substantiva objetiva direta, sendo uma conjunção integrante, equivalendo a ISSO → ESPERA alguma coisa (ISSO), nosso gabarito.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Espera isso

    #PartiuPosse!

  • Ele disse que : conjunção subordinada substantiva objetiva direta.

    A) A cientista espera que : conjunção subordinada substantiva objetiva direta.

    B) (...) o prêmio que lhe deram : pronome relativo retomando o prêmio "objeto direto".

    C) Que maravilha a descoberta : adverbio de intensidade.

    D)Os premiados tiveram que sair rápido : preposição acidental de.

  •  “Ele disse que provavelmente daria certo com Física ou Astronomia.”

    Ele disse ISSO....

    A cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto.

    A cientista espera ISSO...

  • agora bem aiiiiiiiii..........................vou ficar boa nesta matéria.....................eu vou.

  • A) A cientista espera que mais mulheres concorram a esse posto. (= isso / conjunção integrante - introduz oração subordinada substantiva objetiva direta)

    B) O empresário entregou o prêmio que lhe deram equivocadamente. ( = o qual / pronome relativo)

    C) Que maravilha a descoberta do buraco negro previsto por Einstein! ( = quanta ou quantas / pronome indefinido - refere-se ao substantivo "maravilha")

    D) Os premiados tiveram que sair rápido, devido ao assédio dos jornalistas. ( = de / preposição)

    E) Quase que o Brasil perde a chance de participar desse grandioso evento. ( = partícula de realce/ expletiva - pode ser facilmente retirada sem alterar o sentido e sem causar prejuízo gramatical)

  • a)Espera isso; Ele disse isso → Conjunção Integrante; Introduz uma oração subordinativa substantiva objetiva direta!

    b) Basta trocar por “o qual” →  pronome relativo

    c) Advérbio de intensidade, não confunda com pronome indefinido ! Intensifica o adjetivo maravilha !

    d) Preposição acidental com sentido da expressão “de”.

    e)De Realce ou Expletiva;  pode facilmente, sem perda de semântica na frase, ser retirada da oração.

    A LUTA DE HOJE SERÁ A GLÓRIA DE AMANHÃ, FORÇA GUERREIROS, DESISTIR JAMAIS !!!!

  • Toda hora esqueço essa preposição acidental.

    Ter/haver + infinitivo

    Terei de/que avaliar o caso.

    O governo tem que/de fazer certas escolhas.


ID
3018439
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática

Numa edição em Word, se quisermos nos referir a um 5º elemento, na forma numérica, como utilizada nesta questão, podemos digitar o número 50, selecionar o zero e formatá-lo para: 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Sobrescrito - aquele caractere pequenininho acima do número.

  • CTRL SHIFT +

  • GABARITO: LETRA D


ID
3018460
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O nepotismo na nomeação de funcionários em órgãos públicos é prática ilícita, tema já pacificado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Pode-se dizer que a proibição de tal prática decorre diretamente dos princípios contidos no Art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):

Alternativas
Comentários
  • O STF ao apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidades 12/2006- ADC 12 DF, em que se discutia do CNJ, a qual vedava a nomeação de parentes dentro do Poder Judiciário , entendeu que o nepotismo é uma afronta aos princípios da Administração Pública constantes do art.37 da CF/1988, principalmente aos princípios da IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, EFICIÊNCIA E IGUALDADE.

    Com base no princípio da eficiência, da moralidade e em outros fundamentos constitucionais, o STF, por meio da Súmula Vinculante 13, entendeu que viola a a Constituição a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta , colateral ou por finalidade até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção , chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou ainda de função gratificada na administração pública direta e indireta.

  • Complementando o colega:

    Caso não conhecêssemos a ADC 12 DF poderíamos partir do seguinte pressuposto;

    existe uma correlação entre os princípios.

    quando se nomeia um cônjuge nos casos de nepotismo além de ser impessoal estamos, sem dúvidas, sendo imorais.

    Cumpre lembrar também:

     não existe hierarquia entre os princípios.

    A aplicação de um princípio leva em conta a ponderação:

    Cada um tem sua importância sua importância e não se diz que um prevalece sobre o outro.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito''C''.

    >O STF=>pode-se dizer que a proibição de tal prática decorre diretamente dos princípios contidos no Art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):impessoalidade, eficiência e moralidade.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Alguém pode explicar de que forma o princípio da eficiência é violado?

  • gabarito C

    o princípio da eficiência no caso será violado porque em vez de nomearem alguém capaz para aquele cargo, alguém que fará suas atividades com maior rapidez e celeridade por ter realmente conhecimento sobre aquilo, vão nomear alguém incapaz, muitas vezes só pelo parentesco ou pela amizade, tipo alguém que frita hambúrguer pra ser embaixador, só um exemplo, jamais isso aconteceria de verdade.

  • Não consigo entender como o nepotismo, por si só, viola o principio da eficiência. Uma coisa não enseja, necessariamente, a outra... Questões assim que me dão muito medo... se você aprende a interpretar a lei e o direito, ao invés de simplesmente decorar a jurisprudência, você erra...

  • sabendo os princípios contidos no Art. 37, vc responde facilmente por eliminação, sem dramas.

  • nao acho que viola o principio da eficiencia, porque o tal parente pode sim ser bastante eficiente

  • Eu concordo com vocês a respeito da violação do principio da Eficiência, contudo tive o seguinte raciocínio, na maioria das vezes, quando contratamos parentes não estamos levando em consideração a competência técnica dele e sim que é parente está precisando de ajuda e entre outros argumentos. A competência que ele possui seria uma exceção.

  • GABARITO:C

     

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:               (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) [GABARITO]

     

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;              (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;                (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    III - o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;

     

    IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

  • Usar o qc para viés político é muita babaquisse

  • GABA c) impessoalidade, eficiência e moralidade.

    O nepotismo afeta o princípio da eficiência, pois indicações meramente políticas, sem

    análise de competências e qualificações, são desarrazoáveis e incompatíveis com o propósito

    da administração pública.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ainda bem que a Daniela não é debochada, kkjjjj

  • o princípio da eficiência no caso será violado porque em vez de nomearem alguém capaz para aquele cargo, alguém que fará suas atividades com maior rapidez e celeridade por ter realmente conhecimento sobre aquilo, vão nomear alguém incapaz, muitas vezes só pelo parentesco ou pela amizade, 

  • O princípio da eficiência é violado quando, ao invés de contratarem alguém com repertório técnico suficiente para dar conta das complexidades do cargo, contratam um babaquara qualquer apenas por ter um sobrenome importante, ou por conhecer alguém que conhece alguém que conhece alguém.

  • Gab. C

    Ao invés de colocar uma pessoa qualificada, o prefeito coloca um tungao qualquer porque votou nele. Isso não fere o P. da eficiência?

    Sim senhor, fere sim.

  • Moralidade ADMS

    A Lei 9784/99, atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa fé.

    O principio deve ser observado não apenas pelo administrador, mas também pelo particular que se relaciona com a ADM PÚBLICA.

    Impessoalidade  = esta relacionado com a finalidade pública. Os atos e provimentos administrativos são imputáveis o órgão ou entidade administrativa da ADM PÚBLICA.

    EFICIÊNCIA

    Definindo – o como o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de  seus membros.

    GABARITO C 

     

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Lesividade, impessoalidade e moralidade. Erro em negrito.

    B. ERRADO. Igualdade, contraditório e economicidade. Erros em negrito.

    C. CERTO. Impessoalidade, eficiência e moralidade.

    D. ERRADO. Legalidade, non bis in idem e eficiência. Erro em negrito.

    E. ERRADO. Igualdade, publicidade e legalidade. Erro em negrito.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Gabarito:"C"

    STF, Sum.Vinc.13. A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

  • princípios contidos no caput do art. 37 da CF, logo só sobram as alternativas C e E..

    Entre as duas, sabemos que o princípio da publicidade não tem nada a ver com a questão, logo, alternativa C!

  • Assertiva C

    os princípios contidos no art. 37, caput, da CF/1988, particularmente dos princípios do(a):impessoalidade, eficiência e moralidade.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Lesividade, impessoalidade e moralidade. Erro em negrito.

    B. ERRADO. Igualdade, contraditório e economicidade. Erros em negrito.

    C. CERTO. Impessoalidade, eficiência e moralidade.

    D. ERRADO. Legalidade, non bis in idem e eficiência. Erro em negrito.

    E. ERRADO. Igualdade, publicidade e legalidade. Erro em negrito.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • Principio da Lesividade , também chamado de Ofensividade, vem do Direito penal, significa que não há crime sem lesão, ou seja,  exige - se que do fato praticado ocorra lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado

  • STF, Sum.Vinc.13:

    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.


ID
4840216
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei nº 9.782/1999, define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. De acordo com esta lei, fica criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde. Em relação a ANVISA a lei afirma que esta agência:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7 º   Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo:

    II - fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;

  • gab e

    sobre a, b = Art. 9º A Agência será dirigida por uma Diretoria Colegiada, devendo contar, também, com um Procurador, um Corregedor e um Ouvidor, além de unidades especializadas incumbidas de diferentes funções.

    Parágrafo único. A Agência contará, ainda, com um Conselho Consultivo, que deverá ter, no mínimo, representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, dos produtores, dos comerciantes, da comunidade científica e dos usuários, na forma do regulamento.    (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.190-34, de 2001)

    sobre c = Art. 13.  Aos dirigentes da Agência é vedado o exercício de qualquer outra atividade profissional, empresarial, sindical ou de direção político-partidária.

    sobre d = art 7º § 3º As atividades de vigilância epidemiológica e de controle de vetores relativas a portos, aeroportos e fronteiras, serão executadas pela Agência, sob orientação técnica e normativa do Ministério da Saúde.

    sobre e = Art. 7 º  Compete à Agência proceder à implementação e à execução do disposto nos incisos II a VII do art. 2º desta Lei, devendo: II - fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições;


ID
4840231
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional de Assistência a Saúde / NOAS-SUS 01/2001, no que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deverá ser elaborado na perspectiva de garantir por exemplo a definição dos seguintes conceitos-chaves para a organização da assistência no âmbito estadual, que deverão ser observados no Plano Diretor de Regionalização. Um desses conceitos é o de Município polo, considerado:

Alternativas

ID
4840243
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com as definições contidas na Portaria MS nº 1.010/2012, a Central de Regulação das Urgências é considerada o(a):

Alternativas

ID
4840300
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Atenção Básica (AB) possui um sistema de financiamento que deve ser tripartite e com detalhamento apresentado pelo Plano Municipal de Saúde garantido nos instrumentos especificados nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de gestão do SUS. Os repasses dos recursos da AB aos municípios são efetuados em conta aberta especificamente para este fim, de acordo com a normatização geral de transferências de recursos fundo a fundo do Ministério da Saúde, cujo objetivo é facilitar o acompanhamento pelos Conselhos de Saúde no âmbito dos municípios, dos estados e do Distrito Federal. Uma das composições para o financiamento federal das ações de Atenção Básica é o recurso per capita que será transferido mensalmente, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos:

Alternativas

ID
4840315
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução COFEN 564/2017, recorrer ao Conselho Regional de Enfermagem, de forma fundamentada, quando impedido de cumprir o presente Código, a Legislação do Exercício Profissional e as Resoluções, Decisões e Pareceres Normativos emanados pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, é um (a):

Alternativas

ID
4861318
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

A ideia principal do texto lido é:

Alternativas
Comentários
  • Meu Calcanhar de Aquiles , a Bendita ( Compreensão e Interpretação de Textos )

  • GABARITO D

    Essa parte final do parágrafo engana, fazendo com que muitos marcassem a A.

    "O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista."

    No entanto, repare que o foco da importância da mulher parte da perspectiva da entrevistada, no caso, a pesquisadora Lia. O texto, pelo contrário, ressalta o feito de Lia como uma cientista brasileira, apenas, não focando ou mencionando a importância dela ser mulher, etc.


ID
4861321
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Quanto ao sentido da linguagem predominante no texto, todas as alternativas se apresentam corretas, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Não se percebe uso de expressões ou palavras na forma conotativa. Temos uma entrevista na qual a entrevistada conta experiências que viveu e vive na sua vida profissional.

    Gabarito letra B!

  • Concurseiro raiz nem precisou ler o texto kkk


ID
4861324
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Em “Fiquei ESPECIALMENTE maravilhada pelos buracos negros.”, a palavra destacada foi formada pelo mesmo processo que:

Alternativas
Comentários
  • Estudante reza estudar

  • Gabarito: A

  • GABARITO: LETRA A

    Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL.

    Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade, teísmo.

    ESPECIALMENTE --> SUFIXAL

    ESTUDANTE --> SUFIXAL

    PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS

    Há dois processos mais fortes (presentes) na formação de palavras em Língua Portuguesa: a composição e a derivação. Vejamos suas principais características.

    Composição: é muito mais uma criação de vocábulo. Pode ocorrer por:

    *Justaposição (sem perda de elementos):

    Guarda-chuva, girassol, arranha-céu, passatempo, guarda-noturno, flor-de-lis.

    *Aglutinação (com perda de elementos):

    Embora (em + boa + hora) | Fidalgo (filho de algo) | Aguardente (agua + ardente).

    Hibridismo: consiste na união de radicais oriundos de línguas distintas:

    Alcoômetro – Álcool (árabe) + metro (grego) | Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego).

    Derivação: é muito mais uma transformação no vocábulo, não se trata necessariamente da criação de uma palavra nova. Ela pode ocorrer das seguintes maneiras:

    Pelo acréscimo de um prefixo (antes da raiz da palavra). Chamaremos de derivação PREFIXAL.

    Reforma, anfiteatro, desfazer, reescrever, ateu, infeliz.

    Pelo acréscimo de um sufixo (após a raiz da palavra). Chamaremos de derivação SUFIXAL.

    Formalmente, fazimento, felizmente, mocidade, teísmo.

    Pelo acréscimo de um sufixo e de um prefixo ao mesmo tempo (com possibilidade de remoção).

    Chamaremos de derivação PREFIXAL E SUFIXAL.

    Infelizmenteateísmodesordenamento.

    Pelo acréscimo simultâneo e irremovível de prefixo e sufixo. É o que se convencionou chamar de PARASSÍNTESE ou DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA.

    Avermelhadoanoiteceremudeceramanhecer.

    Pela regressão de uma forma verbal. É o que chamaremos de derivação regressiva ou deverbal: advinda de um verbo. Essa derivação usualmente dá origem a substantivos abstratos.

    Abalo (proveniente do verbo “abalar”) | Agito (proveniente do verbo “agitar”).

    Luta (proveniente do verbo “lutar”) | Fuga (proveniente do verbo “fugir”).

    Pelo processo de alteração classe gramatical. Convencionalmente chamada de CONVERSÃO OU “DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA”.

    jantar – “jantar” é um verbo, mas aqui foi transformado em substantivo.

    Um não – “não” é um advérbio, mas foi transformado em substantivo.

    O seu sim – “sim” é um advérbio, mas foi transformado em substantivo.

    Estrangeirismo:

    Pode-se entender como um tipo de empréstimo linguístico. Ele pode ocorrer de duas maneiras:

    *Com aportuguesamento: abajur (do francês "abat-jour"), algodão (do árabe "al-qutun"), lanche (do inglês "lunch") etc.

    *Sem aportuguesamento: networking, software, pizza, show, shopping etc.

    RESUMO RETIRADO DE AULA DO PROFº PABLO JAMILK.

  • GABARITO A

    A) estudante.( Derivação sufixal )

    _____________

    B) ambidestro. ( Derivação prefixal )

    ambi ( Radical ) + destro.

    ( https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/radicais-prefixos-latinos.htm)

    ____________

    C) malmequer.

    Quando os seus elementos estão simplesmente justapostos, conservando a sua integridade, diz-se que há justaposição. É o que acontece em: malmequer, beija-flor, segunda-feira, passatempo, peixe-espada.

    (https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/aglutinacao-e-justaposicao/3218#:~:text=1)%20Quando%20os%20seus%20elementos,

    %2C%20passatempo%2C%20peixe%2Despada.)

    ______________

    D) incapacidade.

    incapacidade” deriva de um processo de formação prefixal e sufixal, já que existem ambas as formas “incapaz” e “capacidade”.

    ______________

    E) encadernar.

    parassintética

    ______________

    Bons estudos!

  • Gab - A

    Observe :

    Especial + mente= sufixo típico de advérbio.

    Estud +ante = Sufixo

  • Especialmente = Especial + mente = sufixo

    A.     Estudante = Estudar +nte = sufixo

    B.     Ambidestro = Ambi + destro = prefixo

    C.     Malmequer = composição justacomposição

    D.     Incapacidade = In + capaz+ dade = se tirar um prefixo ou sufixo a palavra existe então derivação prefixal e sufixal

    E.      Encadernar = En + caderno + ar = se tirar um prefixo ou sufixo não faz sentido então é derivação parassíntese.


ID
4861327
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

No trecho (§ 2 da entrevista) “...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”, considerando-se as palavras destacadas, pode-se afirmar que:


I. QUE é um pronome relativo com função predicativa.


II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição.


III. DESCREVER é um verbo transitivo direto.


IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios.


V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES.


Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição / Troquei pelo "e"

    III. DESCREVER é um verbo transitivo direto. Verbo transito direto

    IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios. adverbio de inclusão => inclusive, também, além disso...

  • GABARITO B

    I)  “...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”

    I. QUE é um pronome relativo com função predicativa. ( ERRADO )

    Quem não é capaz ?

    A matemática ...

    O que no caso está funcionando como Sujeito.

    _________________________________________

    II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição. ( CORRETA )

    NÃO SÓ ... MAS TAMBÉM = ADIÇÃO

    não é capaz de DESCREVER o universo, MAS TAMBÉM pode inclusive

    ________________________________________

    III. DESCREVER é um verbo transitivo direto. ( CORRETA )

    DESCREVER / ALGO = o universo ( OBJETO DIRETO )

    _________________________________________-

    IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios. ( CORRETA )

    MAS pode inclusive ser usada..

    É advérbio !

    _____________________________________

    V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES.

    O plural é CIDADÃOS

  • Cidadâos(Plural) e cidadão ( Singular ).

    Gab- B

  • esse DESCREVER da lll não seria um complemento nominal? se alguém puder esclarecer,eu agradeço.

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    Segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), o inclusive é palavra denotativa, não advérbio.

  • ENUNCIADO: No trecho (§ 2 da entrevista) “...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”, considerando-se as palavras destacadas, pode-se afirmar que:

    I. QUE é um pronome relativo com função predicativa.

    A oração adjetiva tem valor de adjunto adnominal.

    II. a conjunção, MAS, nesse caso, possui valor semântico de adição.

    Atentem-se à correlação: "...a matemática, QUE não é só capaz de DESCREVER o universo, MAS pode inclusive ser usada para fazer PREVISÕES.”

    III. DESCREVER é um verbo transitivo direto.

    IV. INCLUSIVE pertence à classe gramatical dos advérbios.

    V. a palavra CIDADÃO faz o seu plural como a forma PREVISÕES.

    O plural de cidadão é em -ãos, assim como cristão, afegão, pagão, irmão, demão, desvão, sacristão(ou sacristães).


ID
4861330
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

No § 4, em “...embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo...”, o termo EMBORA tem o valor semântico de:

Alternativas
Comentários
  • Conjunções Concessivas:  introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto.

    FONTE:

    Recomendo estudar Orações Subordinadas Adverbiais, se seu foco é IBADE (assim como eu) esse conteúdo chove nas provas.

    Abraços e Bons Estudos ~

  • GABARITO: LETRA C

    “...embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo...”

    → temos, em destaque, uma conjunção coordenativa concessiva, outros conjunções com esse mesmo valor: mesmo que, conquanto, ainda que, apesar de que...

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Concessivas

    Exprimem contrariedade, ressalva, oposição a a uma ideia sem invalidá-la.

    Embora, malgrado, conquanto, ainda que/quando, mesmo que, em que (pese), se bem que, posto que, nem que, apesar de que, por (mais, menos, melhor, pior, maior, menor, muito), que (indica grau).

    gab.C

  • Letra C

  • É incrível como todas as bancas adoram as concessivas.

    #obrigadoPai #vaidarTempo #NÃOdesista #vaidarCerto #JesusTeAma #DeusCuida

  • Causal: Causa e efeito, sendo que o termo aparece na causa

    Consecutivas: consequência intensificada, sendo que o termo aparece no efeito

    Concessão: efeito é contrário a causa, sendo que o termo aparece na causa.


ID
4861333
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Com relação à pontuação, segundo a norma culta, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Havia cientistas americanos, japoneses, ingleses e franceses envolvidos naquele projeto. → correto, vírgulas separando termos com a mesma função sintática.

    B)Todos ficaram muito felizes com os resultados do evento; a família dela, muito mais. → correto, aqui temos a vírgula marcando a zeugma do verbo "ficar" → a família dela ficou muito mais.

    C) Lia Medeiros, o povo brasileiro ficou muito orgulhoso de você. → correto, vírgula separando o vocativo, uso obrigatório.

    D) Logo pela manhã, a notícia do buraco negro já se espalhava por toda sociedade científica. → vírgula separando adjunto adverbial de longa extensão deslocado (de acordo com a ABL, uso obrigatório, há divergências entre bancas e gramáticos).

    E) Muitos cientistas estrangeiros que participaram do projeto, não compareceram à festa. → incorreto, separou o sujeito do verbo, o correto seria colocar mais uma vírgula após "estrangeiros", marcando uma adjetiva explicativa, assim estaria correto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻

  • Muitos cientistas estrangeiros que participaram do projeto, não compareceram à festa.

    Não é possível utilizar virgulas entre Sujeito e verbo .

  • letra E (não se usa virgula entre o verbo e seu sujeito)

  • pqp. cai na casca. salame!!!!!!!

    ATENÇÃÃÃÃO.

  • Muitos cientistas estrangeiros, que participaram do projeto, não compareceram à festa.

    A vírgula é explicativa, a ausência da vírgula após estrangeiro acarretou erro.

  • GABARITO: E

    A regra básica: não se separa o sujeito do verbo.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Fui na B achando que a pontuação era (:) e não (;)


ID
4861339
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Em “Os participantes do projeto EHT morriam de medo de que ele não fosse bem-sucedido.”, a figura de linguagem presente é:

Alternativas
Comentários
  • exagero

  • Gabarito: E

    A hipérbole é utilizada em expressões exageradas, é observado isso ao ler que os participantes "morriam de medo", afinal ninguém morre literalmente de medo!

  • Hipérbole.

    Ex: Flamengo é o maior time do Brasil

  • gab. E.

    metáfora: comparação implícita; sem uso de conectivo/conjunção; normalmente no sentido figurado(conotativo).

    perífrase: é quando algo é mais conhecido pelo seu apelido. ex: O rei do futebol. (Pelé)

    eufemismo: suavizar/amenizar alguma ideia. ex: seu filho foi morar no céu. (MORREU).

    sinestesia: Mistura dos SENTIDOS: olfato, paladar, visão, tato... Ex: No silêncio escuro ela dormia.

    hipérbole: exagero em alguma ideia. ex: estou morrendo de fome.

  • Hipérbole é a figura de linguagem do Exagero.

    " Os participantes do projeto EHT morriam de medo "

    exagero, a pessoa não MORRE, literalmente, de medo

    PMCE 2021


ID
4861342
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Em “...e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.”, o termo SE introduz uma oração subordinada de valor adverbial:

Alternativas
Comentários
  • Qual a CONDIÇÃO para elas não estarem sozinhas?

    SE optarem por uma carreira cientifica.

    Gab: D

  • GABARITO D

    Faça uma troca rápida >

    (...) e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica...

    Caso optem por uma carreira científica.

  • Orações adverbiais exercem o papel de adjuntos adverbiais e podem ser arroladas nas seguintes classes:

    → Causais (exprimem causa). Ex.: "Maximiano temera que o coronel o agredisse, de tão violento que ficara." (Jorge Amado)

    → Comparativas (exprimem comparação). Ex.:"A preguiça gasta a vida como a ferrugem consome o ferro." (Marquês de Maricá);

    → Concessivas (exprimem um fato que se concede, permite-se). Ex.: "Nem que a gente quisesse, conseguiria esquecer." (Otto Lara Resende)

    → Condicionais (exprimem condição). Ex.: "Que diria o pai se soubesse disso?" (Carlos Drummond de Andrade)

    → Conformativas (exprimem acordo ou conformidade). Ex.: "Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi narrar anos depois." (Machado de Assis)

    → Consecutivas (exprimem consequência, efeito ou resultado). Ex.: "A fumaça era tanta que eu mal podia abrir os olhos." (José J. Viega)

    → Finais (exprimem finalidade, objetivo). Ex.: "O futuro se nos oculta para que nós o imaginemos." (Marquês de Maricá)

    → Proporcionais (denotam proporcionalidade). Ex.: À medida que se vive, mais se aprende.

    → Temporais (indicam o tempo em que se realiza o fato expresso na oração principal). Ex.: “Quando os tiranos caem, os povos se levantam.” (Marquês de Maricá)

    Inspecionemos o trecho oferecido:

    “...e que elas não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.”

    A partícula "se", as mais das vezes, quando encabeçam orações, estas serão condicionais. Tal conjunção equivale a caso, desde que, contanto que, etc.

    Letra D

  • GABARITO: LETRA D

    1. Oração subordinada adverbial causal

    As orações subordinadas adverbiais causais exprimem causa ou o motivo.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: porque, que, como, pois que, porquanto, visto que, uma vez que, já que, desde que, etc.

    Exemplo: Não fomos à festa, pois estava chovendo muito.

    2. Oração subordinada adverbial comparativa

    As orações subordinadas adverbiais comparativas exprimem comparação.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: como, assim como, tal como, tanto como, tanto quanto, como se, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais).

    Exemplo: Paula é estudiosa tanto quanto seu irmão.

    3. Oração subordinada adverbial concessiva

    As orações subordinadas adverbiais concessivas exprimem permissão.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: embora, conquanto, por mais que, posto que, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, em que pese, etc.

    Exemplo: Luciana gosta muito de dançar embora esteja com o pé quebrado.

    4. Oração subordinada adverbial condicional

    As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem condição.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

    Exemplo: Iremos à festa desde que não chova.

    5. Oração subordinada adverbial conformativa

    As orações subordinadas adverbiais conformativas exprimem conformidade.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: conforme, segundo, como, consoante, de acordo, etc.

    Exemplos: Consoante às regras de conduta, Antenor preferiu alertar seus colegas de trabalho.

    6. Oração subordinada adverbial consecutiva

    As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem consequência.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: de modo que, de sorte que, sem que, de forma que, de jeito que, etc.

    Exemplos: O palestrante falou tão baixo, de forma que não conseguimos ouvir a apresentação.

    7. Oração subordinada adverbial final

    As orações subordinadas adverbiais finais exprimem finalidade.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: a fim de que, para que, que, porque, etc.

    Exemplos: Estamos aqui para trabalhar.

    8. Oração subordinada adverbial temporal

    As orações subordinadas adverbiais temporais exprimem circunstância de tempo.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: enquanto, quando, desde que, sempre que, assim que, agora que, antes que, depois que, logo que, etc.

    Exemplos: Enquanto eles se divertem, nós trabalhamos.

    9. Oração subordinada adverbial proporcional

    As orações subordinadas adverbiais proporcionais exprimem proporção.

    As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: à proporção que, à medida que, ao passo que, tanto mais, tanto menos, quanto mais, quanto menos, etc.

    Exemplos: À medida que o tempo passa, estamos mais distantes.

    TODA MATÉRIA.


ID
4861345
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

BRASIL NO PROJETO EHT


    A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).
    Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava.
    Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia".
    O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia? 


    Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.
    No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.
    Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas.


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


    Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...)
    Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.
    Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica. 

https://gazetaweb.globo.com/portal/

Todas as alternativas abaixo apresentam a concordância verbal de acordo com a norma culta da língua, EXCETO em:

Alternativas
Comentários
  • Aplausos ERAM OUVIDOS, portanto OUVIAM-SE.

  • Sem entrar em pormenores, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo (em número e pessoa) a fim de concordar com o sujeito. Esporadicamente, no entanto, foge-se à regra geral e faz-se a concordância de modo distinto: em determinados casos, concorda-se com o predicado. 

    Inspecionemos os itens:

    a) Fomos nós quem avisou ao diretor o horário do evento.

    Correto. Em construções análogas à de estrutura acima, o verbo concorda com o pronome "nós" (nós quem avisamos) ou com o pronome "quem" (nós quem avisou);

    b) Os Estados Unidos valorizam, em seu país, o estudo científico.

    Correto. De acordo com Antonio Sacconi e Pasquale Cipro Neto, o topônimo "Estados Unidos" deve sempre ser precedido de artigo "os". A despeito de comum seu uso sem o artigo, tal prática fere o padrão normativo do idioma;

    c) Do lado de fora do espetáculo ouvia-se os aplausos da multidão.

    Incorreto. Há voz passiva pronominal (verbo mais a partícula "se"). Faz-se a concordância normalmente com o sujeito "os aplausos da multidão". Correção: "(...) ouviam-se os aplausos da multidão";

    d) Um ou outro cientista ganhará o prêmio tão esperado.

    Correto. Se a expressão "um ou outro" indicar exclusão, o verbo deve flexionar-se na terceira pessoa do singular;

    e) Mais de um pesquisador representou o Brasil naquele acontecimento.

    Correto. Quando o sujeito é constituído da expressão "mais de", o verbo concorda com o numeral que se lhe segue. No caso em tela, concorda com o numeral "um".

    Letra C

  • Alguém pode explicar a alternativa A ?

  • Referente a letra A de acordo com Fernando Pestana "A gramática para Concursos Públicos", por via de regra, o verbo fica na 3° pessoa do singular concordando com o quem.

    Fomos nos quem resolveu a questão

    Se no lugar do pronome reto vier outra palavra, o verbo vai concordar obrigatoriamente com o quem, podendo também concordar com o pronome reto que o antecede

    Foram os rapazes da Jovem Guarda quem fez sucesso

    Fomos nos quem resolvemos a questão

  • Escreva uma redação desse jeito que o IBADE acha certo e veja o zero gigantesco que você vai ganhar.

  • alguém pode explicar a letra B ?

  • Explicando a letra A

     De acordo com Fernando Pestana "A gramática para Concursos Públicos", por via de regra, o verbo fica na 3° pessoa do singular concordando com o quem.

    EX: Fomos nos quem resolveu a questão

    Se no lugar do pronome reto vier outra palavra, o verbo vai concordar obrigatoriamente com o quem, podendo também concordar com o pronome reto que o antecede

    EX: Foram os rapazes da Jovem Guarda quem fez sucesso

    EX: Fomos nos quem resolvemos a questão

  • GABARITO - C

    A) Fomos nós quem avisou ao diretor o horário do evento.

    Na concordância com o " quem " = Verbo toma a 3ª pessoa do singular.

    Ex: Fomos nós quem pagou a conta.

    ----------------------------------------------------------------

    B) Os Estados Unidos valorizam, em seu país, o estudo científico.

    Concordância com nome plural =

    Sem determinante : Singular

    Com determinante : Plural

    ex: Estados Unidos são campeões de basquete ( errado )

    Os Estados Unidos são campeões de basquete ( correto )

    ------------------------------------------------------------------

    C) Do lado de fora do espetáculo ouvia-se os aplausos da multidão.

    VTD + SE = Partícula apassivadora. Mantém concordância com o termo seguinte.

    Ouviam-se os aplausos.

    ---------------------------------------------------------------------

    D) Um ou outro cientista ganhará o prêmio tão esperado.

    Um ou outro : Ideia de exclusão = Singular = João ou Marcos casará com Maria..

    Ideia de Inclusão = Plural = Bebida ou fumo fazem mal à saúde.

    ----------------------------------------------------------------------

    E) Mais de um pesquisador representou o Brasil naquele acontecimento.

    Mais de, menos de , cerca de seguidas de numeral e substantivo = verbo concorda com o substantivo.

    Mais de um tenista representou o Brasil.

    Bons estudos!

  • Explicação sobre a A: "[...] o verbo deve ficar no singular, qualquer que seja a pessoa e o número do sujeito da oração principal: "Somos nós quem paga" (= Somos nós aquele que paga) [...]" (Napoleão Mendes de Almeida, Gramática Metódica, 46ª edição, § 718).


ID
4861351
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão

  • LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências.

    Art. 5º É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    .

    Art. 8º É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

    .

    Seção III Da Proteção e do Controle de Informações Sigilosas

    Art. 25. É dever do Estado controlar o acesso e a divulgação de informações sigilosas produzidas por seus órgãos e entidades, assegurando a sua proteção. (Regulamento)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    .

    ***Atenção:

    A lei supra possui um regulamento - DECRETO Nº 7.724, DE 16 DE MAIO DE 2012 -, inclusive sofreu 29 alterações no ano de 2019, com o advento do Decreto nº 9.690, de 2019.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Decreto/D7724.htm

    DIREITO = DESASSOSSEGO ETERNO!

  • GABARITO LETRA A

    É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    Art. 28. Os prazos máximos de classificação de sigilo são os seguintes:

    I - grau ultrassecreto: vinte e cinco anos;

    II - grau secreto: quinze anos; e

    III - grau reservado: cinco anos.

    Parágrafo único. Poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso a ocorrência de determinado evento, observados os prazos máximos de classificação.


ID
4861354
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Conforme dispõe o Estatuto do Servidor Público do Município de Jaru, ao ato de investidura em cargo público dá-se o nome de:

Alternativas

ID
4861357
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

“Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas”. Essa premissa traduz, segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994), um(a):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Seção I

    DAS REGRAS DEONTOLÓGICAS

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Gabarito: D

    A seção I fala das regras deontológicas ou princípios.

    - “Acho que faz sentido, mas alguma coisa cá no fundo me diz que não faz sentido nenhum.”

  • Uma dica: Vedação e deveres do servidor público são regidos por verbo no infinitivo, na maioria das vezes.


ID
4861360
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

“Adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público”. A citada conduta representa, de acordo com a Lei nº 8.429/92, ato de improbidade administrativa que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    VII - adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público;

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • GABARITO: LETRA B

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    (...)

    VII - adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público;

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • Não cai assim nos concursos q ja fiz kk

  • A questão exige o conhecimento dos atos de improbidade administrativa, que está intimamente ligada à moralidade no exercício da função administrativa, de forma ampla. Além disso, os atos de improbidade correspondem a uma ação ou omissão, praticada no exercício da função pública, sendo um ilícito de natureza civil e administrativa.

    Os atos ímprobos são divididos em quatro categorias: atos que importam enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, atos decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário e atos que atentam contra os princípios da Administração Pública.

    O ponto central da questão busca saber qual a tipificação de “adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público”. Vamos à lei nº 8.429/92:

    Art. 9º, VII, lei nº 8.429/92: constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta lei, e notadamente: adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.

    Conforme se observa da redação desse dispositivo, a única alternativa correta é a letra B: importa em enriquecimento ilícito. As demais são, portanto, incorretas.

    GABARITO: B

  • GABARITO B

    No enriquecimento ilícito > Agente Aufere alguma vantagem

    No prejuízo ao erário > Agente facilita o enriquecimento de alguém

    Bons estudos!

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.429 de 1992. 


    A situação narrada representa ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito, nos termos do artigo 9º, Inciso VII, da Lei nº 8.429 de 1992.

    A) ERRADO. Os atos de improbidade administrativa que causam prejuízo ao erário encontram-se dispostos no artigo 10 e Incisos, da Lei nº 8.429 de 1992. É caracterizado como ato de improbidade que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que cause perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades dispostas no artigo 1º, da lei. 

    B) CERTO, com base no artigo 9º, Inciso VII, da Lei nº 8.429 de 1992, é considerado ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito: adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza, que não seja desproporcional à evolução do patrimônio ou da renda do agente público. 

    C) ERRADO. Os atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública estão dispostos no artigo 11, da Lei nº 8.429 de 1992 e são caracterizados como qualquer ação ou omissão que desrespeite os deveres de honestidade, de imparcialidade, de legalidade e de lealdade às instituições. 
    D) ERRADO. Com base no artigo 10-A, da Lei nº 8.429 de 1992, os atos de improbidade administrativa que decorrem de concessão ou de aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário contrário ao indicado no caput e o § 1º, do artigo 8º-A, da Lei Complementar nº 116 de 2003. 

    E) ERRADO. A situação indicada no enunciado trata-se de ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito, nos termos do artigo 9º, Inciso VII, da Lei nº 8.429 de 1992. 

    Gabarito do Professor: B) 

ID
4861363
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A um equipamento composto de diversos discos rígidos, administrado por um software próprio, que armazena dados para um ou mais servidores chamamos:

Alternativas
Comentários
  • Disk Storage = Disco de armazenamento.

    Gab: D de Doritos

  • sim, as vezes é preciso saber inglês

    Storage = armazenamento em português

    GABA; D

  • https://www.youtube.com/watch?v=8Scc8QbwYrI&feature=emb_logo

  • Esse fui no chute por causa do Storage

  • essa eu acetei mas foi no chute

  • GABARITO D.

    Traduzido de inglês- O armazenamento em disco é uma categoria geral de mecanismos de armazenamento em que os dados são registrados por várias alterações eletrônicas, magnéticas, ópticas ou mecânicas em uma camada superficial de um ou mais discos rotativos.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

    DISPONIBILIZO MEUS RESUMOS GRATUITAMENTE SÓ MANDAR MENSAGEM NO DIRECT.

  • melhor chute que ja dei chute certeiro

  • GAB. D)

    Disk Storage.

  • Abraço Wizard

  • Disk Storage

    espaços alugados para armazenar objetos.

     equipamento voltado para armazenar os dados de servidores, da rede local de empresas e residências ou mesmo de um celular. Traduzido do inglês, o termo significa armazenamento e também se aplica a hard disks, pendrives, memórias, caixas e espaços alugados para armazenar objetos.

    SSD

    unidades de estado sólido, têm esse nome por não contarem com partes móveis.

    O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional;

     – Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso as memórias Flash, não é possível escutar nenhum som vindo dele;

     – Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD dificilmente sofrerá algum dano ou perda por conta de ser movimentado. Além disto, ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por interferências magnéticas;

    – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional.

    Bons estudos!


ID
4861366
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Existem vários sistemas operacionais baseados na plataforma Unix. Aquele que não se baseia nesta plataforma é:

Alternativas
Comentários
  • GAB : E

    Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um consorcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google.

  • Android é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido por um consorcio de desenvolvedores conhecido como Open Handset Alliance, sendo o principal colaborador o Google

  • PRA QUE COPIAR E POSTAR A MESMA RESPOSTA

  • Não vou brigar com a questão, mas no meu entendimento a letra D não é um sistema operacional. A Redhat é uma empresa que possui um produto, este sim um SO, chamado Red Hat Enterprise Linux (RHEL). Portanto, não seria correto considera-la como um SO.

  • Para quem ficou em dúvida a Red Hat Linux foi uma distribuição de Linux, criada e mantida pela Red Hat até ser descontinuada em 2004.

  • GABARITO LETRA E

    Obs: fiquei em dúvida entre a B e E, pois não conhecia o HP-UX.

    HP-UX é um sistema operacional lançado em 1986 pela empresa Hewlett-Packard. O HP-UX é uma variação do sistema Unix baseado no System V.

  • Excelente questão, a plataforma Android é baseado no Linux, mas tem seus desenvolvedores diferentes.

  • Achei que pelo Android ser baseado no Linux, e o Linux ser baseado no Unix, não seria tal alternativa.

    Mas como o amigo acima comentou, seus desenvolvedores são diferentes o que faz mais sentido agora.

    Gab E

  • Android É Linux, mas NÂO É GNU/Linux

  • Android se baseia no linux e o linux no Unix.

  • Essa questão merece recurso, pois o Linux pelo que eu saiba é Unix, e o android é baseado no Linux, logo o Android é um sistema operacional baseado na plataforma Unix.

  • A - Solaris é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela antiga Sun Microsystems, hoje subsidiária da Oracle.

    B- HP-UX é um sistema operacional lançado em 1986 pela empresa Hewlett-Packard. O HP-UX é uma variação do sistema Unix baseado no System V.

  • Android ---> Linux

    Windows --> Msdos

    Linux --> Unix

  • Android ---> Linux

    Windows --> Msdos

    Linux --> Unix


ID
4861369
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual o valor de uma célula em uma planilha Excel que contem a fórmula =(PAR(35))/2

Alternativas
Comentários
  • O único número que tinha par nas respostas era 18. Por conseguinte, o gabarito é B.

  • Gab B

    Na função PAR, você arredonda o valor dado para o maior valor par acima. O valor par acima de 35 é 36. 36/2 = 18

  • GABARITO B

    =(PAR(35))/2

    35 / 2 = 17, 5

    Arredonde para cima - 18

  • Gabarito: B

    A função "PAR" arredonda o número ímpar, para o número par subsequente.

  • A função PAR retorna o próximo número par.

  • Segundo material do estratégia concursos:

    Se o número for positivo: arredonda para próximo inteiro par SUPERIOR

    Se o número for negativo: arredonda para o próximo inteiro par INFERIOR

    Ou seja:

    Resultado 17,5, arredonda para 18

    Resultado -17,5, arredonda pra 16

    No caso da questão, o número é positivo, então gabarito B.

  • A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade e estrutura da função “PAR”, bem como da ordem de execução dos operadores matemáticos.

     

    Antes de analisarmos a expressão apresentada, vale destacar a funcionalidade da função “PAR” e a ordem de execução dos operadores matemáticos.

     

    A função “PAR” tem como função arredondar um número para o próximo número par. Porém, vale destacar que, caso o número selecionado já seja par, a função não realizará nenhuma alteração.

     

    Já a ordem de execução dos operadores matemáticos é a seguinte:        

    1º - Calculam-se os termos em parênteses. 

    2º - Calculam-se os expoentes.     

    3º - Calculam-se as multiplicações e divisões.      

    4º - Calculam-se as somas e subtrações.  

            

    Agora basta analisar a fórmula trazida pelo enunciado, aplicar os valores às células e seguir a ordem de execução dos operadores matemáticos, começando pelo termo em parênteses:

    =(PAR(35))/2 = 36/2.

    Para finalizar, basta calcular a divisão:

    36/2 = 18.

     

    Gabarito – Alternativa B.


ID
4861375
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O item da Barra de Ferramentas do MS Word em que existe a possibilidade de traduzir um texto selecionado para outro idioma é:

Alternativas
Comentários
  • GAB : D

    TRADUÇÃO = GUIA REVISÃO

  • TRADUÇÃO = GUIA REVISÃO

  • Aba Revisão>bloco Idioma> opção traduzir. Atenção: para que seja possível a tradução é preciso estar conectado à internet, já que esta é feita pela ferramenta da "Tradução Online Microsoft".

  • revIsão= Idioma

  • na parte referente a IDIOMAS é NO GUIA : REVISÃO !! FOCO DISCIPLINA

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word, mais especificamente quanto à localização do comando “Traduzir”.

     

    A)      Incorreta – A guia “Início” possui comandos relacionados à alteração da fonte e do parágrafo, como, por exemplo, mudança no estilo da fonte, cor da fonte, efeitos do texto, alinhamento, aplicação de estilos etc. 

    B)      Incorreta - A guia “Layout da página” possui comandos relacionados à alteração da estrutura do documento, como, por exemplo, orientação do documento, tamanho da folha, inserção de margens e colunas, alteração no parágrafo, aplicação de quebras de página, seções, colunas etc.

    C)      Incorreta – A guia “Referências” possui comandos relacionados à adição de informações complementares ao documento, como, por exemplo, legendas, citações, bibliografia, notas de rodapé, sumário etc.

    D)      Correta – O comando “Traduzir” permite que o usuário realize a tradução de um trecho selecionado ou criar uma cópia do documento, mas em outro idioma. Para acessar esse comando, basta ir à guia “Revisão” e clicar no comando “Traduzir”, localizado no grupo “Idioma”.

    E)      Incorreta – A guia “Exibição” possui comandos relacionados à visualização do documento. Através dessa guia, é possível alterar o modo de exibição, nível de zoom, exibir a régua, linhas de grade e guias etc.

     

    Gabarito – Alternativa D.


ID
4861378
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), que norteia as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todo o sistema de saúde brasileiro, tem como esfera de intervenção tanto a consciência subjetiva do cidadão e o exercício do controle social, quanto o atendimento às complexas estratégias de decisão do gestor público de saúde, de desenvolvimento tecnocientífico e de articulação da saúde com as demais políticas sociais e econômicas do país. Dentre os princípios da PNIIS, temos o(a):

Alternativas
Comentários
  • A questão trata da Portaria no. 589 de 20 de Maio de 2015.

    Nela, temos o disposto na letra A como gabarito.

    Dos Princípios Gerais da PNIIS

    Art. 4º Constituem princípios gerais da PNIIS:

    I - informação em saúde direcionada à ação de atenção à saúde de cada indivíduo e da coletividade;

    II - produção da informação em saúde abarcando a totalidade das ações de controle e participação social, coletiva e individual, das ações da atenção à saúde e das ações de gestão;

    III - gestão da informação em saúde integrada e capaz de gerar conhecimento;

    IV - democratização da informação em saúde como um dever das entidades públicas e privadas de saúde no âmbito do SUS e entidades vinculadas ao Ministério da Saúde;

    V - informação em saúde como elemento estruturante para a universalidade, a integralidade e a equidade social na atenção à saúde;

    VI - acesso gratuito à informação em saúde como direito de todo indivíduo;

    VII- descentralização dos processos de produção e disseminação da informação em saúde para atender às necessidades de compartilhamento de dados nacional e internacional e às especificidades regionais e locais;

    VIII - preservação da autenticidade e da integridade da informação em saúde; e

    IX - confidencialidade, sigilo e privacidade da informação de saúde pessoal como direito de todo indivíduo.

    Bons estudos!!!


ID
4861381
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8080/1990, um dos objetivos do Sistema Único de Saúde - SUS é:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


ID
4861384
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a Lei nº 8142/1990, julgue as afirmações a seguir:


I. Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta.


II. O Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, com as instâncias colegiadas Conselho de Saúde e Conferência de Saúde.


III. O Conselho de Saúde, em caráter provisório e deliberativo, é órgão colegiado composto por representantes do governo e prestadores de serviço em empresas e hospitais privados.


IV. A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.


Das afirmações acima, estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • O conselho de saúde tem caráter permanente e deliberativo
  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo MA?

  • I - CORRETO - Art. 2°,  I - Literalidade da lei.

    II - CORRETO - Art. 1°, I e II - Literalidade da lei.

    III - CORRETO - Art. 1°, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários...

    IV- CORRETO - Art. 1°, § 4° - Literalidade da lei.

    Alternativa correta: Letra C

    Fonte: Lei 8.142/1990

  •  1° A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    § 3° O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) terão representação no Conselho Nacional de Saúde.

    § 4° A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

    § 5° As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.


ID
4861387
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Política Nacional de Medicamentos teve elaboração que envolveu ampla discussão e coleta de sugestões, sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério. Foi aprovada pela Comissão Intergestores e pelo Conselho Nacional de Saúde. Sobre essa Política, “o seu propósito precípuo é o de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população àqueles considerados essenciais”. Esta redação se refere à(ao):

Alternativas

ID
4861393
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica de 1996 (NOB96), julgue as afirmações a seguir:


I. A atenção à saúde compreende três grandes campos, a saber: o da assistência, o das intervenções ambientais e o das políticas externas ao setor saúde.


II. A presente NOB tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.


III. Esta NOB redefine os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção única.


IV. Nos três campos, da assistência, intervenções ambientais e políticas externas ao setor de saúde, enquadram-se, então, todo o espectro de ações compreendidas nos chamados níveis de atenção à saúde.


Das afirmações acima, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    I. A atenção à saúde compreende três grandes campos, a saber: o da assistência, o das intervenções ambientais e o das políticas externas ao setor saúde.

    II. A presente NOB tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes.

    III. Esta NOB redefine os papéis de cada esfera de governo e, em especial, no tocante à direção única.

    IV. Nos três campos, da assistência, intervenções ambientais e políticas externas ao setor de saúde, enquadram-se, então, todo o espectro de ações compreendidas nos chamados níveis de atenção à saúde.

    ___PANDA___


ID
4861396
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Portaria MS nº 1.820/2009, vem trazendo as disposições sobre os direitos e deveres dos usuários da saúde nos termos da legislação vigente. De acordo com a referida portaria, toda pessoa tem o direito a:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    A) Direito ao acesso na atenção primária, secundária e terciária. Sem preferências e, sim, de acordo com a necessidade do usuário.

    C) não inferior a duas horas...

    D) é facultativo o acesso ao prontuário.

    E) mesmo após a morte, salvo nos casos de risco à saúde.


ID
4861399
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da Portaria MS nº 1.010/2012, que redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências, julgue as afirmações a seguir:


I. Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 (três) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem e um enfermeiro.


II. A motolância é conduzida por um profissional de nível técnico ou superior em enfermagem com treinamento para condução de motolância.


III. A regionalização é pré-requisito para análise do componente SAMU 192 do Plano de Ação Regional.


IV. O número geral de ocorrências atendidas no período é um dos indicadores do SAMU 192.


Das afirmações acima mencionadas, estão corretas:

Alternativas

ID
4861402
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB), segundo a Portaria MS nº 2.436/2017:

Alternativas
Comentários
  • Os NASFfoi criado para ampliar as ações e a resolubilidade na saúde local. Fazem parte da Atenção Básica e devem atuar de forma integrada nas RAS. Sabendo que ela se refere a atenção primária, mataria a questão.

    GAB D


ID
4861408
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada em uma região onde vem ocorrendo um surto de cólera, um cliente é atendido pelo profissional enfermeiro na triagem da unidade apresentando sintomas claramente relacionados à doença cólera, tais como irritabilidade, letargia, olhos encovados, boca seca, sede excessiva, pele seca e enrugada, pouca ou nenhuma produção de urina, pressão arterial baixa, entre outros. Ao atender esse paciente e encaminhá-lo para o atendimento médico, o profissional deverá seguir as orientações da Portaria MS nº 204/2016 para notificação compulsória, que orienta a periodicidade de notificação e para quais órgãos devem ser notificados a doença. No caso apresentado, a conduta do enfermeiro, de acordo com a portaria em relação à periodicidade, será de realizar uma notificação:

Alternativas
Comentários
  • Osso ter que decorar a tabela, porém como a questão aborda um caso de surto local eu descartei a letra A por não mencionar a Secretaria Municipal e as letras B e C, pois a notificação deve ser imediata. É um surto, pode se agravar em nível Nacional. Temos o exemplo da Covid. A letra E descarta, pois a notificação imediata são nas primeiras 24 horas.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0264_19_02_2020.html

    GAB D

  • Ótima colocação Fabianna Brandão


ID
4861411
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O “Pacto pela Vida” é constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. De acordo com a Portaria MS nº 399 de 22 de fevereiro de 2006, uma das prioridades do “PACTO PELA VIDA” e seus objetivos para 2006 foi:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto pela Vida é o conjunto de ações sanitárias. É uma ação prioritária que defini e pactua as metas locais (Letra E se refere a Atenção Básica de Saúde, uma de suas prioridades).

    GAB E

  • erro da A: infantil por doença diarreica e pneumonica.

ID
4861414
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Lei n. º 9.961/2000, cria a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS e dá outras providências. Em relação a estrutura organizacional da ANS, julgue as afirmações a seguir:


I. A gestão da ANS será exercida pela Diretoria colegiada, composta por até 7 Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente.


II. O Diretor-Presidente da ANS será designado pelo Presidente da República, dentre os membros da Diretoria Colegiada, e investido na função por três anos, ou pelo prazo restante de seu mandato, admitida uma única recondução por três anos.


III. Os Diretores indicados e nomeados pelo Presidente da República após aprovação prévia pela Câmara Legislativa.


IV. A ANS será dirigida por uma Diretoria Colegiada, devendo contar, também, com um Procurador e um Corregedor, além de unidades especializadas incumbidas de diferentes funções, de acordo com o regimento interno.


Das afirmações acima, está (estão) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • Pontos importantes sobre a ANS

    Art. 2   Caberá ao Poder Executivo instalar a ANS, devendo o seu regulamento, aprovado por decreto do Presidente da República, fixar-lhe a estrutura organizacional básica.;

    Art. 5   A ANS será dirigida por uma Diretoria Colegiada, devendo contar, também, com um Procurador, um Corregedor e um Ouvidor (...) - gab IV. Incompleta, porém correta

    Art. 6º A gestão da ANS será exercida por Diretoria Colegiada composta de 5 (cinco) Diretores, sendo um deles o seu Diretor-Presidente - Descarta a I

    Parágrafo único. Os membros da Diretoria Colegiada serão brasileiros, indicados pelo Presidente da República e por ele nomeados, após aprovação prévia pelo Senado Federal, (...) para cumprimento de mandato de 5 (cinco) anos, vedada a recondução - Descarta a II e III

    Não entendi o GABARITO.


ID
4861420
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Decreto nº 1.651/1995 regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito do SNA, pode-se dizer que este sistema:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A -   CORRETA   Art. 1º O Sistema Nacional de Auditoria - SNA, previsto no , e no , é organizado na forma deste Decreto, junto à direção do Sistema Único de Saúde - SUS. em todos os níveis de governo, sem prejuízo da fiscalização  exercida pelos órgãos de controle interno e externo.

     IBADE-2019

    LETRA B - INCORRETA - item III Art 2      III - auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial.

    LETRA C - No plano federal, o SNA irá FISCALIZAR:      Art. 5° .... por intermédio dos órgãos que o integram:

           I - no plano federal

            a) a aplicação dos recursos transferidos aos Estados e Municípios mediante análise dos relatórios de gestão de que tratam o , e o 

            b) as ações e serviços de saúde de abrangência nacional em conformidade com a política nacional de saúde;

            c) os serviços de saúde sob sua gestão;

           d) os sistemas estaduais de saúde;

           e) as ações, métodos e instrumentos  implementados pelo órgão estadual de controle, avaliação e auditoria;

     2019 IBADE

    LETRA D - INCORRETA - Comissão Tripartite

    LETRA E - INCORRETA - sob a supervisão da DIRECAO DO SUS Art 4.


ID
4861423
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentro do rol das Políticas Públicas de Saúde para as gestantes temos o Programa Nacional de Imunização que tem avançado ano a ano para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla todos os indivíduos desde as crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. De acordo com o calendário nacional de vacinação, uma das vacinas que deverá ser tomada pela gestante é a dTpa, e essa deve ser administrada sempre no esquema de:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o: https://www.saude.go.gov.br/, deve ser realizada uma dose da vacina dTpa (adulto) -(difiteria, tétano e coqueluche) a cada gestação à partir da 20ª semana de gestação, até 45 dias após o parto.

  • Questão desatualizada, segue o baile.

  • RECOMENDAÇÃO ANTIGA.

    ATUAL - À PARTIR DA 20 SEMANAS DE GESTÇÃO ATE 45 DIAS POS PARTO,

    LEMBRANDO QUE A CADA NOVA GESTAÇÃO É NECESSÁRIO FAZER UMA NOVA DOSE DE dtpa INDEPENDENTE DA ANTERIOR


ID
4861426
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer de mama, assim como outras neoplasias malignas, resulta de uma proliferação incontrolável de células anormais, que surgem em função de alterações genéticas, sejam elas hereditárias ou adquiridas por exposição a fatores ambientais ou fisiológicos. De acordo com o Caderno de Atenção Básica, Controle dos Cânceres do Colo do Útero e da Mama segunda edição, são considerados fatores de risco para o câncer de mama:


I. Idade.

II. Menarca precoce.

III. Menopausa tardia.

IV. Primeira gravidez após os 20 anos.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • GRAVIDES APÓS OS 30!

  • Fatores de Risco: • Idade • Menarca precoce • Menopausa tardia • Primeira gravidez após os 30 anos • Nuliparidade • Exposição à radiação • Terapia de reposição hormonal • Obesidade • Ingestão regular de álcool • Sedentarismo • História familiar

    A idade constitui o mais importante fator de risco para câncer de mama.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_canceres_colo_utero_2013.pdf


ID
4861429
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a atenção pré-natal, um método muito utilizado e realizado pelo enfermeiro durante a consulta de enfermagem, para identificar a posição fetal, é a Manobra de Leopold, realizada através da palpação abdominal. A manobra que serve para determinar a atitude fetal ou a proeminência máxima da cabeça fetal sobre a borda pélvica da gestante é a:

Alternativas

ID
4861432
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Várias são as complicações que podem acometer a mulher no pós-parto, tais como as infecções do trato genital e do endométrio que pode permanecer localizada ou estenderse para várias regiões do corpo, como o tecido conjuntivo, por meio da disseminação linfática tendo como principal via para a disseminação da infecção, o ligamento uterino. É importante que o profissional enfermeiro conheça as caraterísticas das patologias que podem acometer a gestante no pós-parto e assim prestar a assistência mais bem direcionada. Uma dessas infecções que podem acometer a gestante no pós-parto é a chamada parametrite que consiste na infecção:

Alternativas
Comentários
  • Endometrite puerperal é a infecção uterina causada por bactérias que ascendem do trato genital inferior ou do trato gastrintestinal. Os sintomas são: sensibilidade uterina, dor abdominal ou pélvica, febre, mal-estar e, às vezes, secreção vaginal. O diagnóstico é clínico, raramente auxiliado por cultura. O tratamento é feito com antibióticos de amplo espectro (p. ex., clindamicina com gentamicina).

    Letra C


ID
4861435
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco reconhecidos e o seu rastreamento com o exame de mamografia. Esse rastreamento é uma estratégia de saúde pública que tem sido adotada em contextos onde a incidência e a mortalidade por câncer de mama são elevadas. De acordo com o manual do Ministério da Saúde (MS) de 2013, os métodos preconizados para o rastreamento de câncer de mama na rotina de atenção integral à saúde da mulher na população-alvo de 40 a 49 anos deve ser através do exame clínico da mama (ECM) com periodicidade:

Alternativas
Comentários
  • anual e, se alterado, mamografia

  • 40-49 ECM ANUAL, SE ALTERADO MAMOG

    50-69 ECM ANUAL, MAMOG CADA 2 ANOS

    MAIOR OU IGUAL A 35 (ELEVADO RISCO) -ECM/ MAMOG ANUAL

  • O auto-exame das mamas (mensal) , o exame clínico (anual, a partir dos 20 anos) e a mamografia (anual, a partir dos 40) compõem o tripé da prevenção secundária do carcinoma mamário no Brasil. A Lei Nº 11.695, de 12 de junho de 2008, instituiu o "Dia Nacional da Mamografia". Mamografia é prevençao secundária e não primária como enuncia a questão.


ID
4861438
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio do HPV. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico, que pode ser realizado pelo profissional enfermeiro e que, de acordo com o manual do MS de 2013, em mulheres que já iniciaram a atividade sexual, é recomendado iniciar a coleta aos:

Alternativas
Comentários
  • RASTREAMENTO:

    25-64 COM VIDA SEXUAL ATIVA


ID
4861441
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A cesariana é uma via de nascimento de bebês indicada quando há algum risco ou problema com a realização de um parto normal. Uma boa avaliação de enfermagem, antes da cesariana, diminui os riscos de complicações, e essa pode ser realizada com alguns passos, tais como:


I. monitorar sinais vitais maternos e fetais.

II. determinar tipo sanguíneo e o Rh maternos.

III. identificar as alergias apenas a medicamentos.

IV. determinar o último horário em que a paciente se alimentou ou ingeriu líquido.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4861444
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome anafilática na gestação, anteriormente conhecida como embolia por líquido amniótico (ELA), consiste na saída do líquido amniótico que contém resíduos para dentro da circulação materna, resultando, em geral, na deposição de líquidos ou resíduos nas arteríolas pulmonares e levando, com rapidez, à angustia respiratória, choque, podendo muitas vezes ser fatal, apesar de ser rara. Alguns cuidados iniciais devem ser realizados o mais rápido possível pela equipe de enfermagem, quando a paciente apresentar esse tipo de quadro clínico, tais como:

Alternativas
Comentários
  • embolia por líquido amniótico ocorre quando um pouco do líquido amniótico (o líquido que envolve o feto dentro do útero) que contém células e tecido do feto entra na corrente sanguínea da mãe e causa uma reação grave na mulher. Esta reação pode causar danos aos pulmões e coração e causar sangramento excessivo.


ID
4861447
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gestação múltipla ou gestação multifetal resulta quando dois ou mais fetos estão presentes no útero ao mesmo tempo. Comumente acontecem as fecundações de gemelares e esta pode ser, por exemplo, do tipo dizigótico, que ocorre quando:

Alternativas
Comentários
  • Os gêmeos idênticos são chamados de monozigóticos (por resultarem da fertilização de apenas um óvulo). Enquanto os gêmeos diferentes são conhecidos como dizigóticos (resultam da fertilização de dois óvulos por dois espermatozóides distintos com carga genética distinta.


ID
4861450
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. De acordo com o MS a Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. A portaria que institui o programa não faz alusão ao período (tempo) de puerpério. Ate porque, segundo o MS o puerpério estende-se até 42 dias.

  • Pessoal, quem encontrar a referência sobre os 28 dias de atendimento do componente puerpério posta aí

  • SEGUE LETRA DA LEI :

    III - Componente PUERPÉRIO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA rede cegonha PORTARIA 1459: 

    a) promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável; 

    b) acompanhamento da puérpera e da criança na atenção básica com visita domiciliar na primeira semana após a realização do parto e nascimento; 

    c) busca ativa de crianças vulneráveis; 

    d) implementação de estratégias de comunicação social e programas educativos relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva; 

    e) prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites; e 

    f) orientação e oferta de métodos contraceptivos.

  • puerperio não se prolonga até 45 dias por parto não?

  • Rede Cegonha é estruturada a partir de quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e sistema logístico que refere-se ao transporte sanitário e regulação.

  • A Rede Cegonha é um pacote de ações para garanti r o atendimento de qualidade, seguro e humanizada para todas as mulheres. O trabalho busca oferecer assistência desde o planejamento familiar, passa pelos momentos da confi rmação da gravidez, do pré-natal, pelo parto, pelos 28 dias pós-parto (puerpério), cobrindo até os dois primeiros anos de vida da criança. Tudo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/rede_cegonha.pdf


ID
4861453
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a legislação sobre atenção obstétrica e prénatal, toda mulher tem direito ao atendimento na gravidez, no parto e após o parto e pode contar com a Rede Cegonha, uma ação de saúde do SUS que fortalece esses direitos. Para melhor conhecimento dessas usuárias, o MS possui a Caderneta da Gestante contendo todos os direitos que são pertinentes e devem ser garantidos. Em relação aos direitos trabalhistas da gestante, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4861456
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escala de APGAR, também conhecida como índice de APGAR, é um teste feito no recém-nascido logo após o nascimento que avalia o seu estado geral e vitalidade, ajudando a identificar se é necessário, qualquer tipo de tratamento ou cuidado médico extra depois do nascimento. A avaliação pode ser feita pelo enfermeiro e deverá ser iniciada 1 (um) minuto após o nascimento e repetida em 5 (cinco) minutos após o nascimento cada vez, classificando seus indicadores vitais numa escala de 0 a 2. Os indicadores utilizados na escala de APGARr são:

Alternativas
Comentários
  • frequência cardíaca, esforço respiratório, tonicidade muscular, reflexo a estímulos e cor da pele.


ID
4861459
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das complicações que ocorrem na gravidez se dá pela implantação do embrião fora da cavidade uterina, em 98% dos casos aproximadamente, por implantação na tuba uterina e 2% no ovário, colo, cavidade abdominal ou interstício uterino. Nesse tipo de situação, o embrião em crescimento, distende excessivamente a tuba, provocando necrose e, eventualmente, ruptura. A extrusão do embrião para o interior da cavidade peritoneal resulta em hemorragia que pode levar ao choque e morte se não houver intervenção cirúrgica. O texto se refere à(ao):

Alternativas

ID
4861462
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As consultas de pré-natal são realizadas tanto por médicos(as) quanto por enfermeiros(as). Já os grupos de gestantes podem ser realizados por qualquer profissional de saúde. É importante que todos os profissionais façam parte do cuidado durante o pré-natal, como agente comunitário de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, dentista e, se necessário, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros. De acordo com o cronograma contido na caderneta da gestante do Ministério da Saúde (MS), as consultas de pré-natal devem ser realizadas até a:

Alternativas
Comentários
  • afff vergonha alheia em

  • Essa galera concurseira é chata eim. Deixa o cara em paz na inocência dele. Quanta arrogância!

  • qualquer atrasado mental que estudou constitucional sabe

  • Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devem ser realizadas no mínimo 6 consultas (mensais até a 28ª semana, quinzenais entre 28 e 36 semanas e semanais no termo). Com atenção especial às grávidas com maiores riscos.


ID
4861465
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É importante ressaltar que as atribuições dos profissionais da saúde são de grande valia durante todo o período do pré-natal, desde a territorialização, mapeamento da área de atuação da equipe, identificação das gestantes, atualização contínua de informações e a realização do cuidado em saúde prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, do domicílio e dos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros). De acordo com o Manual da Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco do MS de 2013, é competência do enfermeiro como membro da equipe de atenção:


I. orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação.


II. prescrever medicamentos padronizados para o programa de pré-natal.


III. realizar a consulta de pré-natal de gestação de baixo risco intercalada com a presença do(a) médico(a).


IV. solicitar exames complementares de acordo com o protocolo local de pré-natal.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • com a presença do médico??? que?

  • intercalada com a consulta médica, não na presença deste


ID
4861468
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) veio com inflexões importantes, principalmente no modelo de atenção e na gestão do trabalho em saúde nos municípios ocorrendo de modo articulado à introdução dos mecanismos de financiamento que desempenharam papel indutor na sua adoção como eixo estruturante da organização das ações e serviços de saúde. A respeito da PNAB julgue as afirmações a seguir:


I. É de responsabilidade comum a todas as esferas de governo contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas nesta portaria.


II. É de responsabilidade de a União definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.


III. Os Estados e o Distrito Federal são corresponsáveis pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios.


IV. Estimular a participação popular e o controle social é de total responsabilidade apenas do poder executivo.



Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I. É de responsabilidade comum a todas as esferas de governo contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas nesta portaria. CORRETA

    II. É de responsabilidade de a União definir e rever periodicamente, de forma pactuada, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica. CORRETA

    III. Os Estados e o Distrito Federal são corresponsáveis pelo monitoramento das ações de Atenção Básica nos municípios. CORRETA

    IV. Estimular a participação popular e o controle social é de total responsabilidade apenas do poder executivo. ERRADA -> Art. 7º São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: XV - estimular a participação popular e o controle social;

  • Art. 7º São responsabilidades comuns a todas as esferas de governo: I - contribuir para a reorientação do modelo de atenção e de gestão com base nos princípios e nas diretrizes contidas nesta portaria; II - apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família - ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica; III - garantir a infraestrutura adequada e com boas condições para o funcionamento das UBS, garantindo espaço, mobiliário e equipamentos, além de acessibilidade de pessoas com deficiência, de acordo com as normas vigentes;
  • IV - contribuir com o financiamento tripartite para fortalecimento da Atenção Básica; V - assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores; VI - estabelecer, nos respectivos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, prioridades, estratégias e metas para a organização da Atenção Básica; VII -desenvolver mecanismos técnicos e estratégias organizacionais de qualificação da força de trabalho para gestão e atenção à saúde, estimular e viabilizar a formação, educação permanente e continuada dos profissionais, garantir direitos trabalhistas e previdenciários, qualificar os vínculos de trabalho e implantar carreiras que associem desenvolvimento do trabalhador com qualificação dos serviços ofertados às pessoas; VIII - garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo; IX - desenvolver, disponibilizar e implantar os Sistemas de Informação da Atenção Básica vigentes, garantindo mecanismos que assegurem o uso qualificado dessas ferramentas nas UBS, de acordo com suas responsabilidades; X - garantir, de forma tripartite, dispositivos para transporte em saúde, compreendendo as equipes, pessoas para realização de procedimentos eletivos, exames, dentre outros, buscando assegurar a resolutividade e a integralidade do cuidado na RAS, conforme necessidade do território e planejamento de saúde; XI - planejar, apoiar, monitorar e avaliar as ações da Atenção Básica nos territórios; XII - estabelecer mecanismos de autoavaliação, controle, regulação e acompanhamento sistemático dos resultados alcançados pelas ações da Atenção Básica, como parte do processo de planejamento e programação; XIII - divulgar as informações e os resultados alcançados pelas equipes que atuam na Atenção Básica, estimulando a utilização dos dados para o planejamento das ações;
  • XIV - promover o intercâmbio de experiências entre gestores e entre trabalhadores, por meio de cooperação horizontal, e estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas que busquem o aperfeiçoamento e a disseminação de tecnologias e conhecimentos voltados à Atenção Básica; XV - estimular a participação popular e o controle social; XVI - garantir espaços físicos e ambientes adequados para a formação de estudantes e trabalhadores de saúde, para a formação em serviço e para a educação permanente e continuada nas Unidades Básicas de Saúde; XVII - desenvolver as ações de assistência farmacêutica e do uso racional de medicamentos, garantindo a disponibilidade e acesso a medicamentos e insumos em conformidade com a RENAME, os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, e com a relação específica complementar estadual, municipal, da união, ou do distrito federal de medicamentos nos pontos de atenção, visando a integralidade do cuidado; XVIII - adotar estratégias para garantir um amplo escopo de ações e serviços a serem ofertados na Atenção Básica, compatíveis com as necessidades de saúde de cada localidade; XIX - estabelecer mecanismos regulares de auto avaliação para as equipes que atuam na Atenção Básica, a fim de fomentar as práticas de monitoramento, avaliação e planejamento em saúde; e

ID
4861471
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

X compreende todos os mecanismos de deliberação e de gestão compartilhados, com ênfase no controle social, valorizando e fortalecendo os mecanismos instituídos para controle social no SUS, incluindo os Conselhos e as Conferências de Saúde, instrumentos essenciais na formulação da Política Estadual e Municipal de Saúde, e firmar pactos com as demais esferas de governo. X se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • ''com ênfase no controle social...incluindo os Conselhos e as Conferências de Saúde'' a gente mata a questão. GAB E

    Fundação Nacional de Saúde: promove saneamento

    Sistema de Auditoria do SUS:  análise dos resultados das ações e dos serviços públicos de saúde

    Conselho Regional de Saúde: propor e aprovar diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde.

    Conferência Federativa de Saúde: debates sobre a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado


ID
4861477
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Dentro da ESF, temos os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) criados pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços. De acordo com o MS as modalidades de NASF hoje são:


(A) NASF 1
(B) NASF 2
(C) NASF 3


Cada um destes possui o número de equipes vinculadas que podem ser:


( ) 1 a 2 eSF e/ou eAB para populações específicas.
( ) 3 a 4 eSF e/ou eAB para populações específicas.
( ) 5 a 9 eSF e/ou eAB para populações específicas.


A sequência correta, de cima para baixo, para o tipo de NASF e o número de equipes vinculadas é:

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Com a publicação da , o Ministério da Saúde criou uma terceira modalidade de conformação de equipe: o NASF 3, abrindo a possibilidade de qualquer município do Brasil aderir à implantação de equipes NASF, desde que tenha ao menos uma (01) equipe de Saúde da Família.

    NASF 1: 5 a 9 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF); Mínimo 200 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 80h de carga horária semanal;

    NASF 2: 3 a 4 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF); Mínimo 120 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal;

    NASF 3: 1 a 2 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, eSFR e eSFF); Mínimo 80 horas semanais; Cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal;


ID
4861480
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde (MS), recomenda que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária mínima de 40 horas/semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando um melhor acesso a toda população. Há possibilidade de horários alternativos de funcionamento desde que pactuados através das instâncias de participação social, de modo que atendam expressamente a necessidade da população, observando, sempre que possível, a carga horária mínima descrita acima. Como forma de garantir a coordenação do cuidado, ampliando o acesso e resolutividade das equipes que atuam na Atenção Básica, recomenda-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) seja de:

Alternativas

ID
4861483
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das formas de controle social no SUS é realizada através do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). O Denasus é a unidade do Ministério da Saúde competente para realizar atividade de auditoria para verificar a adequação das ações e serviços públicos de saúde e a sua regularidade quanto aos aspectos técnico-científicos, contábeis, financeiros e patrimoniais da aplicação dos recursos do SUS, sendo o órgão central do Sistema Nacional de Auditoria (SNA). No plano federal, compete ao SNA:

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1651/95 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/d1651.htm

    A CF/88 estabelece como relevância pública as ações e os serviços de saúde, cabendo ao poder público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle; e, a Lei n° 8.080 estabelece, para efetivar esse controle, o SNA, que deverá ser organizado de forma descentralizada, por meio dos órgãos estaduais, municipais e do Ministério da Saúde com representação em cada estado da Federação, expressando assim a sua dimensão técnica e política. 

    A questão pede a competência em nível Nacional - GAB D

    A; B; C são planos Estaduais

    E é plano Municipal


ID
4861486
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao exercício profissional de enfermagem, julgue as afirmativas a seguir:


I. Enfermeiro e técnico de enfermagem poderão como membros da equipe participar do planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem.


II. Cabe ao técnico de enfermagem especialmente participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar.


III. O auxiliar de enfermagem pode exercer as atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão.


IV. É de competência privativa do enfermeiro consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Ø Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:

    v I - privativamente:

    a) direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    b) organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    c) planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    i) consulta de enfermagem;

    j) prescrição da assistência de enfermagem;

    l) cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    m) cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

    v

    II - como integrante da equipe de saúde:

    a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;

    d) participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;

    e) prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;

    f) prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de enfermagem;

    g) assistência de enfermagem à gestante, parturiente e puérpera;

    h) acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;

    i) execução do parto sem distocia;

    j) educação visando à melhoria de saúde da população.

    Ø Art. 12 - Técnico de Enfermagem - exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro;

    c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;

    d) participar da equipe de saúde.

    Ø Art. 13. - Auxiliar de Enfermagem - exerce atividades de nível médio, de natureza repetitiva, envolvendo serviços auxiliares de enfermagem sob supervisão, bem como a participação em nível de execução simples, em processos de tratamento, cabendo-lhe especialmente:

    a) observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas;

    b) executar ações de tratamento simples;

    c) prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente;

    d) participar da equipe de saúde.


ID
4861492
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em situações que o profissional de enfermagem deva ser penalizado por alguma ação, omissão ou conivência que implique em desobediência e/ou inobservância às disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, poderá, de acordo com a infração cometida, aplicar advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional. Em casos que o profissional de enfermagem seja penalizado por suspensão, ele sofrerá a pena de proibição do seu exercício profissional por um período de até:

Alternativas
Comentários
  • Suspensão até 90 dias

    cassação até 30 anos


ID
4861495
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Jaru - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A informação é fundamental para o desenvolvimento da vigilância, daí a clássica expressão “informação para ação”. Por sua vez, um bom sistema de informações depende da periodicidade do fluxo de fornecimento dos dados e do criterioso preenchimento dos instrumentos de coleta. A coleta de dados ocorre em todos os níveis (municipal, estadual e federal) de atuação do sistema de saúde. A força e valor da informação depende da qualidade e fidedignidade com que a mesma é gerada. De acordo com o manual do MS sobre doenças infecciosas e parasitárias, os tipos de dados que são utilizados para a vigilância epidemiológica e realização da investigação epidemiológica, são:


I. morbidade.

II. dados demográficos e ambientais.

III. notificações de surtos.

IV. natalidade.


Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Natalidade não entra. Como estamos falando de infecções e parasitas, um dado como a Declaração de Nascimento não vai me ajudar. Já a de óbito sim, pois pode ter sido, por exemplo, a causa da morte.

    GAB C