SóProvas


ID
4862662
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Cada verbo exige um tipo de construção para manifestar o seu sentido, ou seja, cada verbo precisa ter um tipo de construção na frase para que se empregue corretamente o sentido exigido.”

A descrição acima corresponde à regra de:

Alternativas
Comentários
  • A regência verbal trata da transitividade de verbo, que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). E a regência nominal, como sugere, diz respeito à relação entre termos regentes (adjetivo, substantivo e advérbio) e regidos (complementos).

    Por seu turno, a concordância verbal diz respeito à correta flexão do verbo a fim de concordar com o sujeito, ao passo que a concordância nominal se refere à adequada flexão dos adjuntos adnominais em relação ao substantivo ou pronome em matéria de gênero (masculino e feminino) e/ou número (plural e singular). 

    Inspecionemos o fragmento:

    “Cada verbo exige um tipo de construção para manifestar o seu sentido, ou seja, cada verbo precisa ter um tipo de construção na frase para que se empregue corretamente o sentido exigido.”

    Observe o termo destacado: "verbo". Ao se falar em verbo, elimina-se de pronto as alternativas em que consta "nominal", pois essa palavra se refere a nome. Em seguida, observe o segundo elemento destacado (um tipo de construção). Isso se refere como o complemento verbal é introduzido (por preposição ou não). Tendo em vista a breve lição acima, infere-se que a redação trazida pelo enunciado é atinente à regência de verbo.

    Letra D

  • Concordância verbal quem determina é o plural ou singular do Sujeito.

    E não serve para dar sentido ao verbo.

    Descrição de Regência Verbal

    GABARITO D)

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Assertiva D

    “Cada verbo exige um tipo de construção para manifestar o seu sentido, ou seja, cada verbo precisa ter um tipo de construção na frase para que se empregue corretamente o sentido exigido.” Regência verbal.

  • GABARITO D

    Regência verbal é a parte da língua que se ocupa da relação entre os verbos e os termos que se seguem a eles e completam o seu sentido. 

  • Formulação altamente questionável. O examinador não é graduado na área.

    A tal descrição no enunciado se aplica mais à A do que à D, pois fala apenas em verbo. Ora, naquelas frases de sujeito ambíguo, quem tira a ambiguidade do sujeito é a terminação verbal mediante a concordância, é corretíssimo dizer que a concordância verbal é uma regra para manifestar o sentido exigido. Por outro lado, na regência verbal não é a construção do verbo em si que muda o sentido, mas sim a do complemento do verbo. Questão passível de recurso.

  • Orlando Guimarães vem aqui falar que o examinador não é graduado na área mas afirma que a regência é do complemento e não do termo regente. Ai, ai, autoestima é tudo...