-
GABARITO: LETRA C
(1) Exoneração
(2) Demissão
(3) Promoção
(4) Readaptação
(5) Aposentadoria
3 - (A) Passagem de um cargo de classe inferior para um cargo de classe superior da mesma natureza de trabalho.
4 - (B) Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental.
5 - (C) Provimento efetivo na condição de inativo, assegurando-lhe a percepção vitalícia de proventos em valor determinado.
2 - (D) Pena aplicada ao servidor que comete ato ilícito.
1 - (E) Quando, ao tomar posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.
-
GAB: letra C
Quando, ao tomar posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido. Exoneração
Pena aplicada ao servidor que comete ato ilícito. Demissão
Provimento efetivo na condição de inativo, assegurando-lhe a percepção vitalícia de proventos em valor determinado. Aposentadoria
Investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental. Readaptação
Passagem de um cargo de classe inferior para um cargo de classe superior da mesma natureza de trabalho. Promoção
-
A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.
Antes de responder a questão, vamos recordar as hipóteses de vacância do cargo público:
• Vacância:
A vacância pode ser entendida como as situações em que o cargo público é desocupado. O termo é utilizado para descrever cargo público válido. A Lei nº 8.112 de 1990, mais precisamente, o artigo 33, prevê sete hipóteses: a exoneração, a demissão, a promoção, a readaptação, a aposentadoria, a posse em outro cargo inacumulável e o falecimento.
- Exoneração: significa o fim do vínculo com o poder público, que ocorre sem caráter de penalidade. A exoneração encontra-se prevista nos artigos 34 e 35, da Lei nº 8.112 de 1990.
- Demissão: é cabível sempre que o servidor cometer infração funcional, que tiver previsão na lei e for punível com a perda do cargo público. A demissão ocorre sempre que o servidor cometer alguma das infrações dispostas no artigo 132, da Lei nº 8.112 de 1990.
- Promoção: acontece sempre que o servidor público assume cargo mais elevado do que ingressou na carreira. A promoção está disposta no artigo 10, parágrafo único, da Lei nº 8.112 de 1990.
- Readaptação: pode ser entendida como uma espécie de provimento derivado, em que o servidor é investido em um cargo compatível com a limitação que tenha sofrido. A readaptação está prevista no artigo 24, da Lei nº 8.112 de 1990.
- Aposentadoria: acontece quando o servidor passa para a inatividade.
- Posse em outro cargo inacumulável: acontece quando o servidor for empossado em cargo ou emprego público de nova carreira, por intermédio de aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, contanto que o cargo não seja acumulável com o primeiro.
- Falecimento: fato administrativo alheio ao interesse do servidor ou da Administração Pública.
Nesta questão, foram cobradas cinco hipóteses de vacância de cargo.
Assim, com base na exposição, pode-se dizer que a única alternativa correta é a letra C), com a sequência 1 E, 2 D, 3 A, 4 B e 5 C.
Gabarito do Professor: C)
-
parece prova de do ensino médio. pedindo para ligar.
Jesus, cadê a criatividade.
Vou tomar café q é melhor viu.