SóProvas


ID
4864297
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A área de recursos humanos, também conhecida ou nomeada como gestão de pessoas, é um dos campos da administração de empresas que mais se modificaram em abordagem a partir de mudanças sociais ocorridas no último século. Dividindo e agrupando essas mudanças em três grandes eras, de acordo com Chiavenato (2014), tem-se a era da ‘industrialização clássica’, a da ‘industrialização neoclássica’ e a ‘era da informação’. Sobre esses aglomerados temporais, pensando a interação entre as pessoas e organizações, marque a alternativa incorreta que associa a era descrita às mudanças vivenciadas.

CHIAVENATO, Idaiberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica o erro da C?

  • Gabarito - Letra C: Era da industrialização neoclássica - a eficiência era a preocupação básica e, para alcançá-ia, eram necessárias medidas de padronização, simplificação e especialização da mão de obra para permitir escalas de produção maiores e custos menores. O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da lógica do sistema fechado. (O correto é industrialização clássica)

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre as eras da industrialização e sus implicações, segundo Chiavenato. Vejamos dentre as alternativas qual á incorreta.

    A - CORRETA. Era da industrialização clássica - a maior característica foi a intensificação da industrialização em amplitude mundial e o surgimento dos países desenvolvidos ou industrializados. Nesse longo período de crises e prosperidade, as empresas passaram a adotar a estrutura organizacional burocrática, caracterizada pelo formato piramidal e centralizador, com ênfase na departamentalização funcional, na centralização das decisões no topo da hierarquia e no estabelecimento de regras e regulamentos internos para disciplinar e padronizar o comportamento das pessoas. 

    B - CORRETA. Era da industrialização clássica - as pessoas eram consideradas recursos de produção, juntamente a outros recursos organizacionais, como máquinas, equipamentos e capital, na conjunção típica dos três fatores tradicionais de produção: natureza, capital e trabalho.

    C - INCORRETA. Era da industrialização clássica - a eficiência era a preocupação básica e, para alcançá-la, eram necessárias medidas de padronização, simplificação e especialização da mão de obra para permitir escalas de produção maiores e custos menores. O modelo organizacional baseava-se em um desenho mecanístico típico da lógica do sistema fechado.

    D - CORRETA. Era da industrialização clássica - a visão sistêmica e multidisciplinar (holística) e o relativismo tomam conta da teoria administrativa. O velho modelo burocrático e funcional, centralizador e piramidal, utilizado para formatar as estruturas organizacionais, tornou-se rígido e vagaroso demais para acompanhar as mudanças e as transformações do ambiente.

    E - CORRETA. Era da informação - o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de serviços, o trabalho manual foi substituído pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da pós-industrialização baseada no conhecimento e no setor terciário.

    Após analisar as alternativas, podemos concluir que a que atende ao comando da questão é vista na letra "C". As demais alternativas e suas definições são foram retiradas diretamente do livro citado, de modo que não quis fazer alterações nas definições do autor para que elas possam ser usadas como parâmetro para outras provas, já que os ensinamentos de Idalberto Chiavenato são os mais exigidos em provas desta carreira.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

  • segundo Idalberto Chiavenato, podemos considerar três eras das organizações no século 20 e 21:

    A Era da Industrialização Clássica (1900 / 1950): representou o período da industrialização brasileira; ou seja, a nossa “Revolução Industrial”. Nesse período as principais características das nossa empresas foram (a) Formato Piramidal e Centralizador; (b) Departamentalização Funcional; (c) Criação do Modelo Burocrático; (d) Centralização das decisões no “topo” da pirâmide organizacional. Nessa época as pessoas eram consideradas “recursos de produção”, juntamente com outros recursos organizacionais (materiais, logísticos e etc.) e o homem era considerado um apêndice da máquina.

    A Era da Industrialização Neoclássica (1950 / 1990): Período iniciado após a Segunda Guerra Mundial onde o velho modelo burocrático, centralizador e piramidal se tornou inflexível e vagaroso demais para acompanhar as mudanças que ocorriam no ambiente. Adicionou-se às organizações um esquema de departamentalização por produtos e serviços, a fim de agilizar o funcionamento e proporcionar inovação, dinamismo e maior competitividade. As relações industriais foram substituídas por Administração de Recursos Humanos e se passou a enxergar as pessoas como recursos vivos, inteligentes e não mais como um fator inerte de produção. Na verdade, durante a década de 1980 o mundo continuava mudando e essas mudanças já eram velozes e extremamente rápidas

    Era da Informação (a partir de 1990): A tecnologia da informação provocou o surgimento da globalização da economia. A competitividade se tornou mais intensa entre as empresas. Após o advento da internet a informação passou a cruzar o planeta em questão de segundos. O capital deixou de ser o recurso mais importante e deu lugar ao conhecimento. A cultura organizacional sofreu forte impacto e passamos a privilegiar a mudança e a inovação voltadas para o futuro. As mudanças passaram a ser rápidas, velozes e sem continuidade com o passado. Isso trouxe um contexto ambiental de turbulência e de imprevisibilidade.