SóProvas


ID
4864465
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Tício é funcionário público municipal e recebeu para si, diretamente, em razão de sua função, vantagem indevida, consistente em dinheiro em espécie no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), para que concedesse com rapidez um alvará para um empreendimento irregular no município. Nesse caso, pode-se dizer que Tício praticou o crime:

Alternativas
Comentários
  • B

    Corrupção passiva Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

  • GABARITO ( B )

    Trata-se do tipo 317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

    CUIDADO!

    Nas modalidade > Aceitar e Solicita , segundo a doutrina é CRIME FORMAL OU DE CONSUMAÇÃO ANTECIPADA.

    Na modalidade RECEBER é crime MATERIAL.

    Caso retarde ou deixa de praticar ato de ofício = Majorado de 1/ 3.

     § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

  • Gabarito: Letra B!

    Corrupção Passiva

    Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

    § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional. (MAJORADA)

    § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem: (Corrupção Passiva Privilegiada)

           Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

  • Mas também é enriquecimento ilícito

  • GABARITO B

    Funcionário público...solicitou ou recebeu: corrupção passiva.

    Particular somente oferece ou promete (corrupção ativa).

    * Para haver o crime de corrupção ativa, não necessariamente precisa haver o de corrupção passiva e vice-versa. Exemplo: particular que promete vantagem indevida a funcionário público, mas este recusa. O crime praticado pelo particular contra a administração em geral já está configurado, pois é crime formal.

  • Realmente, a questão não informa se Tício solicitou ou exigiu tal quantia em dinheiro para fazer tal ato. Entretanto, ao analisar bem o enunciado vimos que: `...recebeu para si, diretamente, em razão de sua função, vantagem indevida,... `, o que deixa claro que está falando de corrupção, nesse caso passiva.

  • CORRUPÇÃO ATIVA OU PASSIVA = CORRUPÇÃO

    NÃO TEM ENROLAÇÃO

  • Dica, quando forem responder questoes, não olhem o titulo, pq as respostas podem estar lá

  • GABARITO LETRA "B"

    Corrupção passiva

    CP: Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • A fim de responder à questão, faz-se necessária a análise da conduta descrita no enunciado da questão com fito de verificar qual dos itens faz menção ao crime correspondente.
    Item (A) - Não existe em nosso ordenamento jurídico-penal o crime denominado de enriquecimento ilícito. Logo, a presente alternativa é, com toda a evidência, falsa.
    Item (B) - Há dois crimes em nosso Código Penal que tem em sua denominação o termo "corrupção". O crime de corrupção passiva e o de corrupção ativa.
    O crime de corrupção passiva encontra-se tipificado no artigo 317 do Código Penal, que tem a seguinte redação, senão vejamos: "solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem". 
    O crime de corrupção ativa encontra-se tipificado no artigo 333 do Código Penal, que tem a seguinte redação, senão vejamos: "oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício". 
    A conduta descrita no enunciado da questão corresponde de modo perfeito ao crime de corrupção passiva, sendo a alternativa contida neste item, com toda a evidência, verdadeira.
    Item (C) - O crime de condescendência criminosa está previsto no artigo 320 do Código Penal, que assim dispõe: "deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente". A conduta descrita no enunciado da questão, portanto, não se enquadra no tipo penal do crime mencionado neste item, sendo a presente alternativa incorreta.
    Item (D) - O crime de peculato está tipificado no artigo 312 do Código Penal, que assim dispõe: "apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". A conduta descrita no enunciado da questão, portanto, não se enquadra no tipo penal do crime mencionado neste item, sendo a presente alternativa incorreta.
    Item (E) - O crime de roubo está tipificado no artigo 157 do Código Penal, que tem a seguinte redação: "subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência". A conduta descrita no enunciado da questão, portanto, não se enquadra no tipo penal do crime mencionado neste item, sendo a presente alternativa incorreta.
    Diante das considerações atinentes a cada um dos itens, pode-se aferir que a alternativa correta é a constante do item (B).
    Gabarito do professor: (B)
  • GABARITO ( B )

    o crime de corrupção PASSIVA funcionário público C/ ADM. PÚBLICA:

    É UMA SRA(SENHORA)

    SRA = SOLICITAR, RECEBER OU ACEITAR

    317. Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.

    Nas modalidade > Aceitar e Solicitar , segundo a doutrina é CRIME FORMAL OU DE CONSUMAÇÃO ANTECIPADA.

    Na modalidade RECEBER é crime MATERIAL.

    Caso retarde ou deixa de praticar ato de ofício = Majorado de 1/ 3.

     § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

     o crime de corrupção ATIVA é cometido por PARTICULAR C/ ADM.PÚBLICA:

    corrupção ATIVA É ( PROMETER OU OFERECER)

    Art. 333. Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determina-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.

  • ESPÉCIES DE CORRUPÇÃO PASSIVA

    Corrupção passiva "próprio" (o funcionário negocia um ato ILÍCITO)

    EX: PRF solicita 100 reais para não multar motorista sem carteira de habilitação

    Corrupção passiva "imprópria"( o funcionário negocia um ato LÍCITO)

    Ex:juiz de direito recebe dinheiro de autor de ação judicial para agilizar os trâmites do processo

  • Por que não coloca o nome completo? CORRUPÇÃO PASSIVA!

  • Corrupção passiva

    Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.   

    § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

    Corrupção passiva privilegiada       

    § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:

    Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

  • corrupção passiva, porém é passível de recurso, pois a maldita banca não especificou o tipo da corrupção

  • Solicitar ou Receber = Corrupção Passiva

  • A galera gosta de complicar viu? kk mds!

    Tem gente dizendo que é passível de anulação pq a banca n especificou o tipo da corrupção. Pra que minha gente? Se só tem uma afirmativa com o nome de corrupção! Parem de procurar pelo em ovo.

    Por fim, só p ressaltar, aos q ficaram em dúvida, enriquecimento ilícito n é crime e sim ato de improbidade.

    Tmj!

  • Tício pratica corrupção passiva!

  • A - enriquecimento ilícito. ISTO É UMA INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, E NÃO CRIME.

    B - corrupção. GAB.

    C - condescendência criminosa. POR INDULGENCIA DEIXAR DE RESPONSABILIZAR SUBORDINADO OU SUPERIOR

    D - peculato. APROPRIAR-SE, OU DEIXAR Q APROPRIEM-SE MESMO Q CULPOSAMENTE

    E - roubo.

  • A FCC adora esse Tício... Isso quando não é uma Mélvio.
  • SE LIGA NO VERBO DA QUESTÃO.

  • Gab B

    Recebeu: Corrupção passiva

    Se ele tivesse Apropriado: peculato

    OBS: Também caracteriza Improbidade administrativa no que tange a enriquecimento ilícito.

  • Verbos a serem praticados para incidir nos crimes

    Corrupção passiva: solicitar ou receber. 

    Concussão: exigir.

    Corrupção ativa: oferecer ou prometer.

    Condescendência criminosa: deixar subordinado praticar infração sem punir ou comunicar autoridade que o faça.

    Prevaricação: retardar ou deixar de praticar ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal

    Peculato: se apropriar de dinheiro ou bem, ou o desvia.

  • Corrupção passiva

    Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem

    Gab. Letra B

  • corrupção passsiva!
  • A CRIATURA RESPONDE TAMBÉM POR ENRIQUECIMENTO ILÍCITO (INFRAÇÃO DE NATUREZA ADMINISTRATIVA/PATRIMONIAL - IMPROBIDADE ADM.). MAS, COMO A QUESTÃO PEDE O CRIME, CORRUPÇÃO PASSIVA.

    Bizu: CORRUPÇÃO PASSIVA - SSERVIDOR: SOLICITAR; RECEBER; ACEITAR VANTAGEM OU PROMESSA DE VANTAGEM.

    .

    .

    .

    GABARITO ''B''