-
Gab. C
Conforme o MCASP, as ações são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Incluem-se também no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições e financiamentos, dentre outros.
As ações, conforme suas características podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais.
_________________________________
ATIVIDADE: contínuo e permanente. (2-4-6-8)
PROJETO: limitado no tempo. (1-3-5-7)
OPERAÇÃO ESPECIAL: não contribuem para manutenção. (0)
-
Resposta: letra C
Para nós, leigos em AFO, convém lembrar que os conceitos de Programa e Ações Orçamentárias são complementares e que as Ações Orçamentárias são classificadas em Atividades, Projetos e Operações Especiais.
1) Programa: instrumento de organização governamental que articula um conjunto de ações que concorrem para a concretização de um objetivo comum preestabelecido;
2) Ações Orçamentárias: são operações das quais resultam produtos (bens ou serviços), que contribuem para atender ao objetivo de um programa. Podem ser classificadas em:
2.1) Atividade: conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente;
2.2) Projeto: conjunto de operações limitadas no tempo;
2.3) Operação Especial: despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de governo.
-
Esqueminha pros dígitos das Ações
Ativid4de→ 4, par, logo (2,4,6,8)
Proj3to → 3, ímpar, logo (1, 3, 5, 7)
0peração Especial → 0
-
Já que a questão mencionou o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), vou respondê-la com base nesse mesmo manual, na sua 8ª edição:“As ações, conforme suas características podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais.a. Atividade (...)b. Projeto (...)c. Operação Especial."
Fonte: imagem cedida pelo professor.
Gabarito do Professor: Letra C.