SóProvas


ID
4866724
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando um Município que, de acordo com o último censo demográfico, apresenta uma população de 42.871 habitantes. Desta forma o limite máximo de cadeiras no Poder Legislativo Municipal e o valor do subsídio máximo do Vereador, de acordo com o que dispõe a Constituição Federal, é de, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Excelente questão. Privilegia quem faz anotações.

    CF/88 - Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    [...]

    IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:

    [...]

    c) 13 (treze) Vereadores, nos Municípios com mais de 30.000 (trinta mil) habitantes e de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes

    [...]

    VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: 

    [...]

    b) em Municípios de dez mil e um a cinquenta mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a trinta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais; 

  • P A L H A Ç A D A !

  • Anotações você não pode levar pra prova. Infelizmente esse tipo de questão pode aparecer em algumas bancas.

    Algumas dicas que podem ajudar a eliminar alternativas:

    > O número de vereadores é ímpar e sobe de 2 em 2 (9, 11, 13, 15, ... 55)

    > O menor valor é 9 vereadores e está para até 15.000 hab

    > O maior valor é 55 vereadores e está para mais de 8.000.000 hab

    Os subsídios dos Vereadores e os gastos com Legislativo não tem jeito, é decorar. É melhor gastar energia com esses dois.

    até 10k hab - 20%

    até 50k hab - 30%

    até 100k hab - 40%

    até 300k hab - 50%

    até 500 hab - 60%

    + 500% - 75%

    O segredo é decorar a coluna da esquerda, pois a da direita é de 10 em 10, com exceção último que aumenta 15. A porcentagem é sobre o subsídio do Deputado Estadual.

    7% - até 100k hab

    6% - até 300k hab

    5% - até 500k hab

    4,5% - até 3.000k hab

    4% - até 5.000k hab

    3,5% - +5.000k hab

    O segredo é decorar a coluna da direita, pois a da esquerda diminui 1% e, da metade adiante, em 0,5%. A porcentagem é sobre receita tributária e transferências obrigatórias, incluindo os subsídio dos vereadores e excluídos dos inativos.

  • Ta de sacanagem...

  • A importancia da memorização.

    ate 50 - 30%

  • Gostei da questão, ajuda muito, ruim é para quem fez essa prova

  • Odeio quando cobram isso

  • A população da cidade da prova, https://pt.wikipedia.org/wiki/Campo_Verde

    Pelo menos decorar as porcentagens relativa à cidade que irá fazer a prova , o máximo e o mínimo

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre Poder Legislativo. 

    A– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    B– Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    C- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    D- Correta - É o que dispõe a Constituição em seu art. 29: "(...) IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de: (...) c) 13 (treze) Vereadores, nos Municípios com mais de 30.000 (trinta mil) habitantes e de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes; (...) VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subseqüente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos: (...) b) em Municípios de dez mil e um a cinqüenta mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a trinta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais; (...)"

    E- Incorreta - Não é o que dispõe a Constituição a respeito do tema.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa D.

  • O examinador é vergonha da profision!

  • A questão trata dos Municípios.

    O examinador menciona que o Município tem 42.871 habitantes. Nesse caso, a Constituição prevê que o mesmo deve ter 13 vereadores e que o valor do seu subsídio máximo é de 30% do valor do subsídio do Deputado Estadual. Veja:

    CF/88

    Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:

    (...)

    IV - para a composição das Câmaras Municipais, será observado o limite máximo de:

    (...)

    c) 13 (treze) Vereadores, nos Municípios com mais de 30.000 (trinta mil) habitantes e de até 50.000 (cinquenta mil) habitantes;

    VI - o subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe esta Constituição, observados os critérios estabelecidos na respectiva Lei Orgânica e os seguintes limites máximos:

    (...)

    b) em Municípios de dez mil e um a cinquenta mil habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a trinta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais;


    GABARITO DO PROFESSOR: Letra D.