SóProvas


ID
4866997
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sítios arqueológicos são definidos e protegidos por meio da legislação brasileira, sendo considerados bens patrimoniais da União. Os instrumentos de proteção do patrimônio material utilizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) visam garantir, legalmente, a preservação dos bens de interesse cultural para o Brasil.

O mais antigo instrumento de proteção em utilização pelo Iphan, que proíbe a destruição de bens culturais e os colocam sob vigilância do Instituto é o:

Alternativas
Comentários
  • O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Em âmbito federal, o tombamento foi instituído pelo , o primeiro instrumento legal de proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro e o primeiro das Américas, e cujos preceitos fundamentais se mantêm atuais e em uso até os nossos dias. 

    Fonte: Iphan

  • Gab: B

    TOMBAMENTO:

    - É a forma de intervenção na propriedade, em que o Poder Público protege o patrimônio cultural brasileiro, com a finalidade de preservar a memória nacional. Regulamentado pelo Decreto-Lei n. 25/1937;

    - Incide sobre bens móveis e imóveis;

    - Quanto à vontade o tombamento pode ser: a) voluntário: quando o proprietário consente o tombamento, seja este por meio de pedido que ele mesmo formula ou se concorda com a notificação que lhe é dirigida pelo Poder Público no sentido de tombamento do bem. b) compulsório: quando o Poder Público inscreve o bem como tombado, apesar da resistência e do inconformismo do proprietário. Quanto à eficácia: a) provisório: quando estiver em curso o processo administrativo, instaurado pela notificação. b) definitivo: depois de concluído o processo administrativo de inscrição no livro do tombo

    - É possível ser desfeito, mediante manifestação do Poder Público de ofício ou em razão de solicitação do proprietário ou de outro interessado;

    - Deve haver inscrição no registro de imóveis.

    – Proprietário deve conservar o bem tombado.

    – Em regra, não há indenização.

  • TOMBAMENTO

    •Forma de intervenção do estado na propriedade

    •Intervenção restritiva

    Proteção de patrimônio histórico, cultural e artístico

    •Em regra não tem indenização (salvo se houver dano)

    •Proprietário fica encarregado de conservar o bem

    •Recai sob bens móveis e imóveis

    •Caráter perpétuo

    •Parcial ou total

    •Obrigação de fazer / não fazer / suportar

  • A questão indicada está relacionada com a intervenção do estado na propriedade.

    • Intervenção do Estado na propriedade:

    - Intervenção supressiva:

    A intervenção supressiva pode ser entendida como a modalidade em que o Estado transfere para si a propriedade de terceiro, suprimindo o direito de propriedade existente anteriormente. A desapropriação é modalidade de intervenção supressiva. 

    - Intervenção restritiva:

    A intervenção repressiva se refere à modalidade em que o Estado impõe restrições e condicionamentos ao uso da propriedade pelo terceiro, sem lhe retirar o direito de propriedade. Exemplo: a servidão administrativa, a requisição administrativa, o tombamento e a ocupação temporária.

    A) ERRADO. O Plano Diretor é o instrumento que orienta o desenvolvimento e o crescimento da cidade. 


    B) CERTO. O Tombamento pode ser entendido como uma forma de intervenção do Estado na propriedade, com o objetivo de proteger o meio ambiente, no que se refere aos aspectos do patrimônio histórico, artístico e cultural. No procedimento de tombamento deve haver manifestação do IPHAN.

    C) ERRADO. O licenciamento pode estar relacionado com o meio ambiente. As etapas do licenciamento ambiental variam conforme o órgão ambiental licenciador, como a Licença Ambiental Prévia (LAP), a Licença Prévia (LP) e a Licença de Localização (LL). 

    D) ERRADO. O Diagnóstico arqueológico se refere às medidas adequadas a serem realizadas para preservar os bens arqueológicos que se encontram nas áreas que poderão ser afetadas pelo empreendimento. 


    Gabarito do Professor: B) 
  • tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.