SóProvas


ID
4867066
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Dois Córregos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

O que é ser jovem até o fim

    O que significa envelhecer? Ouso me perguntar o significado deste verbo que a modernidade ocidental baniria da língua se pudesse. No primeiro sentido do dicionário, envelhecer é se tornar velho. A frase me remete a um amigo de infância, Francisco, precocemente envelhecido. Continuo, no entanto, sem resposta.
    Volto ao dicionário. No segundo sentido, envelhecer é tomar aspecto de velho. Olho a foto de Jacques Lacan, psicanalista francês com o qual trabalhei, e vejo seus cabelos brancos. Só que ele não é velho pelas suas cãs*. A intensidade do olhar evidencia a juventude do homem, que era jovem aos setenta e quatro anos, quando o conheci.
    Nos outros sentidos que o dicionário dá, eu também não encontro resposta. No caso dos humanos, não se pode dizer que envelhecer é perder o viço. O homem não é um fruto. Tampouco se pode dizer que é estar em desuso. O homem não é um objeto.
    A busca de um esclarecimento, através da língua, se mostra infrutífera. Olho de novo para a foto e me digo que o envelhecimento físico não é suficiente para caracterizar o velho. Me pergunto então por que Lacan não o era com mais de setenta anos, enquanto Francisco envelheceu aos sessenta.
    Comparando-se a Picasso, Lacan dizia que não procurava as suas ideias, simplesmente achava. Um belo dia, declarou no seminário: “Eu agora procuro e não acho”. Com esta frase, anunciou que a sua vida começava a acabar.
    A juventude de Lacan, como a de Picasso, estava ligada à capacidade de se renovar através do trabalho. Duas vezes por mês, se apresentava em público, diante de mil pessoas, com ideias novas, e, para isso, muito se esforçava.
    Lacan foi um exemplo de vida por nunca ter parado de começar. Embora fosse um intelectual, Francisco, ao contrário, considerou, a partir dos sessenta, que já não podia começar nada de novo e não parou de se repetir. Não quis abrir mão de nenhum hábito da juventude. Lamentava o tempo que passa, porém não aceitava este fato e não se detinha nas mudanças do corpo para encontrar soluções de vida.
    Só sabia dizer: “Na minha idade é assim”. Foi vítima de uma fantasia arcaica sobre a idade e viveu à contramão do tempo, fazendo de conta que o tempo não passa. Morreu precocemente por não ter sido capaz de entender que, depois de ser natural, a juventude é uma conquista.
(Betty Milan. Veja, 15.06.2011. Adaptado)


*cãs: cabelos brancos

A alternativa que melhor exemplifica o terceiro significado da palavra “velho” encontrado pela autora no dicionário é:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D " Nível Hard 3"

    Usaremos para o molho primeiramente os tomates mais velhos.

    Nos outros sentidos que o dicionário dá, eu também não encontro resposta. No caso dos humanos, não se pode dizer que envelhecer é perder o viço. O homem não é um fruto. Tampouco se pode dizer que é estar em desuso. O homem não é um objeto.

  • Errei, porém, entendi.

    Usaremos para o molho primeiramente os tomates mais velhos.

    "No caso dos humanos, não se pode dizer que envelhecer é perder o viço."

    Esses dois trechos da questão tem relação, pois dizem que o homem não é um ser que pode ser colocado em desuso e mesmo velho ainda tem sua funcionalidade.

  • viço

    mesmo não conhecendo essa palavra da pra entender quando ela fala de fruto no texto

  • A questão pede o 3º significado dicionarizado de envelhecer encontrado pela autora.

    1º significado: tornar-se velho;

    2º significado: tomar aspecto de velho;

    3º significado: a autora não revela explicitamente qual seria o terceiro, mas, ao dizer sobre os outros significados encontrados, cita primeiramente aquele que seria o de perder o viço, que segundo ela só caberia às frutas. Pela lógica da enumeração e contiguidade, este seria o 3º significado.

    Conforme a lógica da questão, a uníca alternativa que apresenta uma fruta (o tomate é uma fruta), e que poderia perder o viço, é a alternativa D.

    Reescrevendo a frase ficaria assim: "Usaremos para o molho primeiramente os tomates que perderam o viço".

  • Eu entendi que, para um bom molho, tomates mais velhos, ou seja, mais maduros, são os melhores.

  • Na verdade, essa prova de fiscal de tributos é nível hard.

  • interpretei viço no sentido figurado como vigor, então interpretei que o prédio, apesar de antigo, mantém-se incrível.

  • Senhor...

  • Bela questão . Errei aprendendo

  • Eu entendi que usar os tomates mais velhos primeiro , pois apodrecerão mais rápido

  • Tombei no "desuso", embora tenha ficado entre a alternativa D. Associei o "velho sistema de cabos de aço" como sendo algo que por ter ficado obsoleto precisaria ser trocado. Mas o "fruto" trazido pelo texto entregou o gabarito da questão.

  •  ''Nos outros sentidos que o dicionário dá, eu também não encontro resposta. No caso dos humanos, não se pode dizer que envelhecer é perder o viço. O homem não é um fruto.''

    Conforme a lógica da questão, o que pode perder o viço é uma fruta, no caso o tomate.

    GABARITO: D

  • E vc aí preocupado com Raciocínio Lógico...

  • Quem não sabia que tomate é uma fruta se lascou...Unica alternativa que havia, como exemplo, uma fruta.

  • QUESTÃO SEM PÉ NEM CABEÇA.....NO MOMENTO DA PROVA MUITOS VÃO ERRAR, POIS ALÉM DE LER O TEXTO É NECESSÁRIO PENSAR, REFLETIR, PENSAR E REFLETIR....E AÍ O RESTANTE DA PROVA JÁ ERA !!! QUESTÃO PARA DERRUBAR MUITOS !!!

  • A alternativa que melhor exemplifica o terceiro significado da palavra “velho” encontrado pela autora no dicionário é:

    D) Usaremos para o molho primeiramente os tomates mais velhos. [Gabarito]

    No caso dos humanos, não se pode dizer que envelhecer é perder o viço.

    viço = energia vital; força, vigor.

    não se pode dizer que envelhecer é se tornar inútil.

    O homem não é um fruto, que quando se torna velho na maioria dos casos perdem sua qualidade e utilidade.

    Agora te pergunto: - Quando vc vai utilizar uma fruta pra algo vc vai escolher a "melhor" ou a pior?

    No caso do molho de tomate os "melhores" tomates para se preparar um bom molho são os mais velhos.

    Obs: Depois de ter errado a questão e visto a explicação da professora foi isso que interpretei. :)

  • Acertei sem querer. Penso que ENVELHECER É UM VERBO, ASPECTO VELHO, UM ADJETIVO. Então a palavra velho, não poderia ser nem verbo, nem um adjetivo. E o significado de MAIS VELHO para mim indica intensidade (advérbio de intensidade). Se mudar a frase para "Usaremos para o molho primeiramente OS TOMATES VELHOS" (da a impressão de tomates estragados), mas se adicionar MAIS a velhos, dá a impressão de que os tomates apenas, são mais velhos, não estragados. Analisando pelo ponto de vista das outras respostas, também quer dizer velho, porém não estragado, sem viço. Viajei na questão......hahahahahaha.