-
GABARITO: LETRA D
O que é o Linux?
Linux é um sistema operacional que utiliza o núcleo (kernel) criado por Linus Torvalds. Portanto, o Linux é uma alternativa para outros sistemas operacionais (como o Windows). É preciso ter em mente que linux não é um programa como um editor de texto e não é um conjunto de programas. Linux é a interface entre o hardware e o software.
Componentes Básicos:
Kernel (parte mais importante de qualquer sistema operacional)
Shell (interface entre o usuário e o sistema operacional. O mais comum no Linux é conhecido como bash – Bourne Again Shell )
Aplicativos
Características gerais:
É livre
Multitarefa
Multiusuário
Pouco vulnerável a vírus
Consome poucos recursos da máquina
FONTE: https://www.tecconcursos.com.br/blog/o-que-voce-precisa-saber-sobre-linux-parte-i/
-
Gab : D
Programas de código aberto são softwares que qualquer programador pode fuçar, mexer, revirar. Quando são programas populares – o sistema operacional Linux é o exemplo mais evidente –, existem muitos programadores trabalhando e checando uns os trabalhos dos outros o tempo todo.
-
GABARITO D
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso. Esse tipo de software disponibiliza para seus usuários e desenvolvedores o livre acesso ao código-fonte para que possam realizar alterações da maneira que desejarem.
Bons estudos!
-
LINUX- derivado do UNIX.
- Software livre (código fonte aberto/ não significa que é grátis).
- Licença GNU-GPL: código fonte aberto para estudar, redistribuir cópias, melhorar e disponibilizar- copyleft: todos podem pegar.
-
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
- A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
- A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html