SóProvas


ID
4868434
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Sananduva - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A respeito do conflito Estados Unidos X Irã que ganhou novos contornos nos primeiros dias de 2020 com o assassinato do general iraniano Soleimani pelos Estados Unidos, são feitas as seguintes considerações:

I. O general Soleimani foi assassinado na cidade de Bagdá, no Iraque.
II. Os Estados Unidos culpam Soleimani pela morte de americanos e defendem que o assassinato ao general foi uma estratégia para conter o terrorismo.
III. Durante o governo de Obama, os dois países elaboraram um acordo, em que o Irã se comprometia em interromper seu programa de enriquecimento de urânio a fim de produzir bombas atômicas, em troca, os norte-americanos retirariam o embargo econômico sobre o país. Com o governo Trump, essa tentativa de acordo foi abandonada.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Um ataque aéreo dos  ao aeroporto de Bagdá, no , matou no início desta sexta-feira o general iraniano Qasem Soleimani, um dos homens mais poderosos do país persa.

    Soleimani, de 62 anos, liderou as operações militares iranianas no Oriente Médio como comandante da Força Quds, unidade de elite da Guarda Revolucionária do .

  • Resposta: I, II e III.

    Para quem quiser aprofundar sobre o tópico III, recomenda-se a leitura da seguinte notícia (antiga, mas que explica como o acordo ocorreu):

    https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/04/o-que-representa-o-acordo-nuclear-com-o-ira.html

  • (E)

    Outra também de 2020 com o mesmo assunto:

    Ano: 2020 Banca: FAUEL  Prova: Advogado

    Considere a análise a seguir, a respeito de um recente fato que gerou repercussões nas relações internacionais, e marque a alternativa que indica o nome do país que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

    “Naquele que talvez tenha sido o ataque mais significativo dos Estados Unidos no Oriente Médio em décadas, a ordem do presidente Donald Trump de bombardear o veículo em que viajava o general Qasem Soleimani pegou todos de surpresa. Embora as consequências do ataque ainda sejam incertas, essa ação pode facilmente desencadear um conflito militar na região, visto que aquele general estava, de fato, no comando da política externa do _________, e era uma personalidade política popular tanto no país dele quanto no exterior”.

    (BBC Mundo, 07/01/2020, com adaptações).

    (A)Irã

    (B)Egito

    (C)Marrocos

    (D)Afeganistão

  • As relações diplomática entre os EUA e o Irã estão congeladas desde a década de 80 e uma sequência de sanções econômicas e embargos diversos põe ambos os países em estado permanente tensão até os dias atuais. A participação d o Irã no conflito sírio e a saída norte-americana do acordo nuclear assinado com o Irã ajudaram as relações diplomáticas a chegarem ao pior nível em décadas. O texto de apoio aborda o mais recente episódio envolvendo as relações EUA x Irã e o enunciado pede para julgar as afirmativas corretas. 

    I - Sim foi na capital iraquiana o que enfureceu as autoridade iraquianas já que o atentado ocorreu em área urbana de grande densidade populacional. Afirmativa correta.

    II - As afirmações norte-americanas de que o Irã é um Estado que apoia o terrorismo são antigas apesar da ausência da apresentação de provas que comprovem a ligação. Afirmativa correta.

    III - O acordo envolvia também a União Europeia que foi contra a saída norte-americana do acordo e chancelou a as ações afirmativas iranianas em cumprir com sua parte nas obrigações assumidas. Afirmativa correta.



    Gabarito do professor: E)I, II e III. 
  • Pessoal, eu uso mnemônico para tudo, então aí vai um super mnemônico kkk:

    Como decorar se Qasem Soleimani era iraquiano ou iraniano?

    Se liga:

    S-o-l-e-i-m-a-n-i

    _______i-r-a-n-i-a-n-o

    _______i-r-a-q-u-i-a-n-o

    Sacou a parada?

    Siga-me no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCg3LDCDbPLIws_xrIqx9xRw

  • Todos os itens estão corretos. Ótima questão para fazermos uma revisão do conteúdo.

    Em maio de 2018, Donald Trump anunciou que decidiu abandonar o acordo nuclear firmado com o Irã em 2015, o que acarretou na retomada de sanções contra o país asiático. Este é o ponto inicial da escalada de tensão entre os dois países que culminaria na morte do general iraniano Soleimani, em 03 de janeiro de 2020.

    No dia 3 de janeiro, o general IRANIANO Soleimani foi assassinado no aeroporto de Bagdá, no Iraque, em um ataque ordenado diretamente por Donald Trump. O líder paramilitar IRAQUIANO Abu Mehdi al-Muhandis também morreu no local.

    Resposta: B